Como calcular a margem de lucro de um produto no Excel?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 25 de maio de 2023
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2) Na segunda linha da coluna do Lucro, coloque a fórmula =B2-C2 e aperte o <enter>. Ele já dará o resultado automaticamente. 3) Na segunda linha da coluna da Margem de Lucro, coloque a fórmula =D2/B2 e aperte o <enter>. 4) Agora, mude o formato da célula E2 para porcentagem.

Basicamente, o lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho (a fórmula para calcular é: lucro bruto = receitas totais – custos).

Clique na planilha. Na guia Layout, em Configuração de Página,clique em Margens. Clique em Margens Personalizadase ajuste as margens conforme você deseja que elas apareçam. Para centralizar a planilha na página ao imprimir, em Central napágina, selecione Horizontal eVerticalmente.

5 passos para precificar um produto

  1. Calcule o custo por unidade. Quanto você gastou para produzir ou comprar cada unidade do produto? ...
  2. Contabilize as despesas. ...
  3. Respeite a margem. ...
  4. Entenda e conheça o markup e a margem de lucro. ...
  5. Estude o mercado.

Calcular porcentagens

  1. Clique em qualquer célula em branco.
  2. Digite =42/50 e pressione RETURN. O resultado será 0,84.
  3. Selecione a célula que contém o resultado da etapa 2.
  4. Na guia Página 1, clique em . O resultado é 84,00%, que é a porcentagem de respostas corretas no teste.

A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.

A fórmula do cálculo do lucro é bem simples: lucro = receita total – custos totais. Definição de lucro. Basta subtrair a quantia que foi ou será destinada para vender e produzir os produtos da quantidade total de dinheiro que entrou.

Receita total: R$ 10.000. Custos: R$ 2.500. Lucro: R$ 10.000 – R$ 2.500 = R$ 7.500. Margem de lucro: R$ 7.500 / R$ 10.000 = 0.75 x 100 = 75%

Aplicando a fórmula: Lucratividade = (lucro líquido/ receita total) x 100: Lucratividade = (R$ 20.880,00 / R$ 364.000,00) x 100 = 5,73% ao ano.

Divida as despesas pelas vendas e multiplique por 100. O resultado é o percentual que cada venda deve contribuir para abatimento das despesas fixas. Exemplo: Se nos últimos 12 meses você teve R$10.000,00 de despesas fixas e R$ 50.000,00 de vendas, o cálculo fica assim: 10.000,00/50.000,00×100=20%.

Por exemplo, se você quer calcular 35% de 500, multiplique 35 por 500. Fazendo isso você obtém o valor de 35 x 500 = 17500; Divida o resultado obtido por 100. No exemplo, teríamos 17500/100 = 175.

Para as fórmulas simples, basta digitar o sinal de igual seguido pelos valores numéricos que você deseja calcular e os operadores matemáticos que deseja usar: o sinal de adição (+) para adicionar, o sinal de subtração (-) para subtrair, o asterisco (*) para multiplicar e a barra (/) para dividir.

Após conhecer o custo total do pedido, aplicamos o markup de 50%, através do seguinte cálculo:

  1. Cálculo do Markup: R$ 33.000,00 x 50% = R$ 49.500,00.
  2. R$ 49.500,00/ R$ 33.000,00 = 1,5 ou simplesmente 50%
  3. =(A2*B2)
  4. =(A2+C2)

Experimente!

  1. Selecione uma célula dentro dos dados.
  2. Selecione Página Inicial > Formatar como Tabela.
  3. Escolha um estilo para a tabela.
  4. Na caixa de diálogo Formatar como Tabela, defina o intervalo de células.
  5. Marque a caixa de seleção se a tabela tiver cabeçalhos.
  6. Selecione OK.

Para ficar mais fácil de entender, vamos aos números. Imagine que um vendedor tenha fechado um total de R$ 50 mil em vendas e sua comissão é de 3%. Para fazer o cálculo de comissão, basta multiplicar o valor por 0,03: 50.000 x 0,03 = 1.500. Logo, sua comissão será de R$ 1.500.

Sobre o que estamos falando? A margem de lucro é um percentual e o markup é um indicador. Ambos ajudam o empreendedor a precificar produtos e/ou serviços de forma assertiva; Na prática, o markup indica a porcentagem que se deve aplicar ao preço de venda para manter a margem de lucro esperada.