Como calcular a intensidade do vetor do campo elétrico?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Seu valor é definido através do quociente da divisão entre o trabalho da força elétrica pela carga eletrizada.

|Q| = n . e

  1. |Q| quantidade de carga elétrica, medida em coulomb (C)
  2. n: número de portadores de carga.
  3. e: carga elétrica elementar, que é fixa (e = 1,6 . 10-19 C)

E em cada ponto onde esta carga é colocada, define-se um vetor campo elétrico. A intensidade no campo elétrico deste ponto, pode ser expresso através de uma equação: E = F / q. A unidade do campo elétrico é aferida pelo Sistema Internacional de Unidades, e é o Newton por Coulomb (N / C).

Vetor campo elétrico é a região ao redor de uma carga (positiva ou negativa), na qual, ao se colocar um corpo eletrizado, este fica sujeito a uma força elétrica.

Cálculo do módulo do Campo elétrico

  1. K é a constante eletrostática do méio. Normalmente, as questões utilizam o vácuo. O valor do K do vácuo é: K = 9 . 109 Nm²/C²
  2. Q é o valor da primeira carga. (lembre-se que esta em módulo).
  3. d é a distância entre a carga e o ponto onde deseja se calcular o valor do campo.

O campo elétrico é vetorial e sempre aponta para “fora” das fontes de cargas positivas e para “dentro” das fontes de cargas negativas. O campo elétrico é uma grandeza vetorial que mede o módulo da força elétrica por unidade de carga em cada ponto do espaço ao redor de uma carga elétrica.

A intensidade da força aplicada a um determinado objeto é o produto entre sua massa e sua aceleração. Podemos representar essa relação através da seguinte fórmula: Força = Massa x Aceleração.

A Intensidade da carga costuma ser relacionada ao aspecto qualitativo como o peso, a pausa e a velocidade. A Densidade é definida como a relação tempo de estímulo X tempo de pausa. Ou seja, para um mesmo modelo de estímulo, o menor tempo de pausa corresponde a maior densidade.

Portanto, o campo elétrico resultado pode ser calculado pela soma de vetores: Como os vetores têm a mesma direção e o mesmo sentido (ângulo é zero), basta desenharmos o campo resultante com a soma desses dois campos e calcular o módulo de ER.

Da expressão anterior podemos concluir que o campo elétrico criado por uma carga pontual é radial, decai com o quadrado da distância entre o ponto considerado e a carga criadora de campo, pelo que a sua intensidade é igual em todos os pontos à mesma distância da carga criadora de campo.

A lei de Coulomb é a lei da Física que nos permite calcular a força de interação entre cargas elétricas. De acordo com essa lei, a força elétrica é proporcional ao produto do módulo de duas cargas elétricas, bem como inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

A velocidade vetorial pode ser calculada pelo vetor deslocamento — diferença entre os vetores de posição final e inicial — dividido pelo intervalo de tempo em que se deu o movimento.

Campo elétrico: E = F/q; Força elétrica: F = k.

Resposta verificada por especialistas. Após análise da figura da questão, concluiu-se que o vetor 4 representa o campo elétrico produzido pela carga +Q e a resposta correta é o item D. A questão aborda sobre o assunto de Campo Elétrico, nesse caso ela se refere as linhas de campo.

Observação: a intensidade do vetor campo elétrico no interior de um condutor carregado de eletricidade e em equilíbrio eletrostático é sempre nulo.

O vetor campo elétrico apresenta as seguintes características: - módulo: o módulo do campo elétrico em um ponto P é dado pela equação acima. - direção: é a mesma da força elétrica . - sentido: é o mesmo da força elétrica se q > 0 e sentido contrário se q < 0.

ampère (A)

A corrente elétrica é uma grandeza escalar. Sua unidade de medida, segundo o Sistema Internacional de Unidades, é o ampère (A). Essa unidade mede o módulo da carga elétrica que atravessa a secção transversal de um condutor a cada segundo e, por isso, também pode ser escrita como coulombs por segundo (C/s).

A intensidade dos vetores campo elétrico é variável de acordo com a densidade das linhas de força em uma certa região. Assim, quanto maior for a densidade das linhas maior será a intensidade do vetor campo elétrico, o contrário também se aplica.