Como calcular a iniciativa?

Perguntado por: esales . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

O campo de iniciativa possui um valor diferente em cada situação de combate. Ele é preenchido com um número resultante de um “lance de destreza”. De forma prática, é rolado o dado d20 para cada personagem. Então, após o resultado, é adicionado o modificador de destreza.

Iniciativa significa que o tempo de resposta dos combatentes será testada e um combate iniciará. Role a Iniciativa – Ilustração de Shawn Cauchi. Ao rolar a iniciativa os jogadores comparam os resultados de seus dados para descobrir quem fará os suas ações primeiro.

– Com Armadura: Utilize o valor fornecido de CA para a armadura que você está utilizando (Livro do Jogador, pag. 145). Por exemplo, com um corselete de couro, você calcula a sua CA como 11 + o seu modificador de Destreza, e com uma cota de malha, a sua CA é, simplesmente, 16.

A pontuação passiva é calculada da seguinte forma: 10 + todos os modificadores que normalmente se aplicam a jogada. Um personagem de primeiro nível com Sabedoria 14 (+2) e que tenha proficiência em Percepção (+2), teria uma pontuação em Percepção Passiva de 14.

Existem três maneiras para determiná-los: Rolando 4d6 (quatro dados de seis faces) seis vezes, somando o valor dos três maiores resultados e descartando o menor valor. Após fazer isso seis vezes, distribua os valores obtidos entre os seis atributos; Você pode pegar os seguintes números: 15, 14, 13, 12, 10 e 8.

Para determinar seus PVs iniciais, o processo é simples, como explicado na pequena fórmula abaixo: Pontos de Vida Iniciais = Valor Máximo do Dado de Vida da Classe + Modificador de Constituição + Possíveis bônus, como a subraça Anão da Colina ou o talento Vigoroso.

Todas as perícias devem ter um valor preenchido (um modificador, geralmente entre -1 e +6). Esse modificador é o mesmo do valor do atributo associado, somado ao bônus de proficiência do nível do personagem quando a perícia for uma das proficiências da classe do personagem.

Como calcular pontos de vida no D&D? No D&D e em muitos RPG de Mesa em geral, os pontos de vida são calculados jogando-se os dados de vida. Cada classe possui um determinado dado de vida, seja d6, d8, d10 ou d12, joga-se esse dado e soma-se o bônus de constituição.

Ser um bom jogador de RPG as vezes envolve ser corajoso o suficiente para estar a frente do seu grupo e guiá-lo com um verdadeiro líder. Se você sentir que o seu grupo está disperso, sem saber o que fazer, não tenha dúvidas.

A média de um dado de 6 faces é 3,5. Ou seja, cada 3,5 de RD significa um dado a menos de dano. Ou para simplificar: a cada 7 pontos de RD, 2 dados a menos. Se sobrar mais 3 pontos de RD depois disso, arredonde para obter mais 1d.

Criar histórias mirabolantes, personagens complexos, momentos catárticos e reviravoltas inesperadas. Tudo isso faz parte do trabalho de criatividade dos jogadores e mestres de RPG, dentro e fora da mesa.

O valor de AC para um personagem sem armadura ou escudo é igual a 10 mais o modificador de Destreza, e portanto para personagens de nível 1 oscila tipicamente entre nove e 13. Um personagem de nível 1 pode ter AC 14 ou mesmo 15 sem armadura ou escudo, mas isso é bastante raro.

A Percepção Passiva é um valor passivo (duh -_-) que indica o quão bem o seu personagem consegue ouvir ou enxergar em situações em que seu personagem não está fazendo ações relacionadas a esses sentidos.

Para saber o resultado de uma Salvaguarda compara-se o valor da tabela do personagem (de acordo com classe e nível) ou do monstro ao resultado em uma rolagem de d20. Caso o resultado seja igual ou maior que o valor da tabela há um sucesso, mas se o valor for menor há então uma falha.

Depois que calcular o total de xp olhe o número de monstros envolvidos, vamos dizer que sejam três aranhas gigantes. São três monstros, então de acordo com a tabela, 3 monstros é x2. Então vamos multiplicar esse xp por 2. O resultado final é 1200 (eles não vão receber 1200xp, esse número é só pra calcular o desafio.

Então pra calcular se é um encontro fácil: 600 XP (soma dos monstros) x2 (porque são 3) = 1200 XP . Divide pela quantia de personagens = 300 XP. Por fim, compara com a tabela e vê que entre 250 e 375 XP por personagem é um encontro difícil.

Multiplique o torque pela velocidade do motor.
Você usará a fórmula (RPM × T) / 5.252 = HP, onde RPM representa a velocidade do motor, T representa o torque e 5.252 é o número expresso em radianos por segundo.

Primeiro, como calcular HP. Cada classe tem um dado de vida, no caso do guerreiro, é o d10. Para cada nível, a quantidade de pontos de vida que vc ganha (para calcular seu HP máximo) depende desse dado e do seu modificador de constituição. No 1o nível, vc recebe o dado "cheio" (d10 = 10, então).

A Classe de Dificuldade para um Teste de Sanidade é igual à Sanidade da personagem. Por conta disso, para suceder, o jogador deve rolar 1d20 e obter um resultado igual ou menor à pontuação de Sanidade - não igual ou maior, como em outros testes.