Como calcular a incerteza de um volume?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Para se obter a incerteza relativa, você deve dividir a incerteza absoluta com um valor determinado e multiplicá-lo por 100 para obter o valor percentual. Por exemplo: (6 cm ± 0,2 cm) = (0,2 / 6) × 100 e acrescente o símbolo %. O resultado será 3,3%.

A incerteza de medição é um conceito usado internacionalmente para descrever a qualidade do valor da medição de um instrumento. Então, quando se realiza a calibração de um instrumento, a incerteza é um dos fatores determinantes dos resultados do certificado de calibração.

O cálculo do erro depende de conhecermos o valor verdadeiro daquilo que estamos medindo. Em contrapartida, o cálculo da incerteza não tem esse tipo de restrição. A incerteza pode (e deve) ser calculada mesmo quando não temos nenhuma ideia do valor verdadeiro em jogo.

A incerteza de medição representa um intervalo de valores, na qual se espera que o valor verdadeiro esteja contido. Esse intervalo é informado com uma dada probabilidade que representa o nível de confiança no resultado. Por exemplo: Peso = (1,750 ± 0,001) kg, com uma probabilidade de abrangência de 95%.

A incerteza-padrão de S é de ± 0,15 mm por metro medido e como temos esta informação pelos dados de cada dimensão, foi feito o cálculo arredondado o número de metros sempre para cima por conveniência.

Define-se como incerteza absoluta de uma medida, a amplitude de incertezas fixada pelo experimentador, com o sinal ±. A incerteza absoluta, depende da perícia do experimentador, de sua segurança, da facilidade de leitura da escala e do próprio instrumento utilizado na medição.

A régua milimetrada de aço, plástico ou madeira, é geralmente utilizada para medir comprimento não muito pequenos e quando a precisão desejada para a medida não é muito alta. Neste tipo de régua o l.e.i. fica entre ±0,2 mm para réguas de boa qualidade e ±0,5 mm para réguas mais ordinárias.

Como lidar com as incertezas da vida?

  1. Acolha o que você está sentindo. ...
  2. Concentre-se no que você pode controlar. ...
  3. Não se sinta culpado pelo o que não pode controlar. ...
  4. Invista em autocuidado. ...
  5. Entenda que a vida tem suas impermanências… ...
  6. … ...
  7. Busque apoio e terapia.

Nos casos em que a incerteza não é explicitada usando as formas acima, ela é indicada pelo número de algarismos usados, no qual o último dígito indicará uma incerteza unitária. Por exemplo, quando indicamos: Chamamos esses algarismos de algarismos significativos.

A incerteza de medição declarada na calibração representa a dúvida na determinação do resultado de calibração. O resultado de calibração deve sempre ser analisado em acordo com requisitos de medição definidos para garantir a adequação do instrumento de medição calibrado ao uso pretendido.

Como exemplo, imagine um conjunto de 10 dados, com desvio padrão igual a 2,9, nesse caso o desvio padrão da média é aproximadamente 0,92. Esse dado reflete a incerteza do Tipo A associada a essas medidas.

A incerteza da medida no equipamento é metade da menor divisão do tambor, ou seja, 0,005 mm. É recomendável que o instrumento permaneça em seu estojo quando não estiver sendo utilizado. Nunca forçar o micrômetro ao colocá-lo ou retirá-lo da peça de trabalho.

O fator de abrangência k é o número pelo qual uma. incerteza padrão combinada é multiplicada para se. obter uma incerteza de. medição expandida.

Na prática, a incerteza de medição caracteriza uma faixa inevitável de dúvida em torno do resultado, que não pode ser eliminada, apenas reduzida com uso de equipamentos, padrões e tecnologias melhores, e que deve ser considerada na avaliação do resultado da medição, levando em consideração sua maior influência sobre o ...