Como calcular a idade média dos estoques?

Perguntado por: lpadilha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

A fórmula para calcular a idade média do estoque em numero de dias é CME / Anualizado CPV x 365, onde CME é o custo médio do estoque em seu nível atual e CPV é o custo dos produtos vendidos anualizado, multiplicado pelo número de dias em um ano. Também pode ser referido como "dias de venda de estoques."

Um das fórmulas utilizadas para calcular PMRE é: PMRE = Estoques x 360 (*Período) = Dias para renovação de estoque.

Basicamente, o estoque médio é o número que representa o nível médio do estoque em determinado período ou categoria de produtos. Assim, é viável descobrir a média de armazenagem semanal, mensal, semestral e anual.

Para calcular o giro de estoque usando o Excel é bastante simples, porém algumas informações precisam ser conhecidas para que o cálculo funcione da melhor maneira. Para calcular giro de estoque, utilizamos a seguinte fórmula: Giro de Estoque = Total das vendas / Volume (médio) do estoque.

Para calcular, você pode seguir esta fórmula: CMV = estoque inicial + compras adicionais – estoque final.

De maneira bem resumida, o prazo médio de estocagem é o tempo médio em que a empresa fica com o estoque parado. Ele apresenta esse intervalo de armazenamento separado por dias, demonstrando quais mercadorias necessitam ser comercializadas com maior rapidez e em qual quantidade.

As fórmulas utilizadas são: estoque mínimo = consumo médio diário x tempo de reposição e consumo médio diário = consumo das mercadorias em um período ÷ pelos dias deste período.

Custo Médio Ponderado = Valor total dos estoques / Quantidade de itens armazenados

  1. 250 tênis de corrida por R$80 cada;
  2. 120 tênis de corrida por R$85 cada.

PMRE = (Estoques x 360) / Custo das Vendas
Os estoques constam diretamente do Balanço Patrimonial – BP.

Controlar a validade no varejo de alimentos e bebidas significa adotar ações que visem a venda dos produtos antes da perda do prazo indicado para consumo.

  1. manter o estoque atualizado;
  2. organizar frequentemente as prateleiras;
  3. o monitoramento das movimentações em loja.

Como fazer uma planilha de controle de estoque: passo a passo completo

  1. Abra o Excel em seu computador. ...
  2. Acesse a aba “Novo” para criar uma nova planilha.
  3. Na tela que vai se abrir você verá um campo de busca. ...
  4. Escolha a planilha de sua preferência. ...
  5. Vai surgir um descritivo da planilha, clique em “Criar”

Prazo médio de pagamento
Essa conta será feita de acordo com um determinado período, utilizando uma fórmula que soma custo das mercadorias vendidas (CMV) com o estoque final, menos o inicial. Seria mais ou menos assim: Valor médio = CMV + Estoque Final – Estoque inicial.

Estoque inicial = compras + custo das mercadorias vendidas.
São contas simples, basta substituir os nomes indicados pelos valores referentes a cada um deles.

Método PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai)
Nesse sentido, os produtos mais antigos serão os primeiros a serem vendidos, permitindo que o giro de estoque seja mais eficiente e evitando que produtos perecíveis, por exemplo, acabem se perdendo pela data de validade.

Clique em uma célula abaixo ou à direita dos números para os quais você deseja encontrar a média. Na guia Página Principal, no grupo Edição, clique na seta ao lado. AutoSum, clique em Médiae pressione Enter.