Como calcular a gravidez pelo dia da concepção?

Perguntado por: ucavalcante . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

Neste caso, é preciso pegar o dia da concepção, somar 280 e dividir por 7.

Em média, uma gravidez dura 280 dias – de 37 a 42 semanas. Ela deve ser contada a partir do primeiro dia da data da última menstruação – identificada pela sigla DUM – e não da concepção. Isso porque é um pouco difícil de definir o momento exato da fecundação.

O que é Concepção:
Segundo a medicina, consiste no conjunto de alterações que ocorrem no ovo e no organismo da progenitora no princípio da gravidez. Aquele que é considerado o momento exato da concepção ocorre quando o espermatozóide fecunda o óvulo, e dá início à gestação.

a cada 7 dias após sua DUM, você completa mais 1 semana de gestação; a cada 4 semanas após sua DUM, você completa mais 1 mês de gestação.

É importante lembrar que a partir da ovulação os gametas femininos permanecem viáveis por até 24h nas tubas uterinas, e os espermatozoides sobrevivem até 72h dentro do corpo da mulher. Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual.

A fecundação humana é o momento do encontro do espermatozoide com o óvulo. Em seguida o gameta feminino estará pronto para ser fertilizado pelo masculino e inicia-se o processo de formação do embrião. A fertilização e a implantação do embrião na parede do útero, que dá início à gravidez, constituem a concepção.

A concepção geralmente acontece de 11 a 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Assim, se a mulher souber qual foi o primeiro dia da última menstruação, consegue estimar um período de 10 dias no qual pode ter acontecido a concepção.

A primeira semana de gravidez é um dos momentos mais importantes para o desenvolvimento do feto, porque é o início do zero do seu desenvolvimento. Sabemos que, nesse período, algumas mudanças e sintomas começam a aparecer e alguns cuidados devem ser tomados.

Mas no geral, podemos dizer que passado o período fértil, a melhor data para começar a fazer os testes de gravidez é depois do 16º dia da ovulação e da relação sexual. Isso porque depende dos dias de fase lútea para que aconteça o atraso e todas as mulheres tem uma fase lútea fixa de aproximadamente 14 dias.

Demora cerca de 6-12 dias para o óvulo fecundado viajar até o útero e se prender na parede do útero no processo conhecido como implantação (1,8). O óvulo é empurrado em direção ao útero pelos cílios (1). O óvulo precisa se prender ao útero para designar uma gravidez de fato.

As relações sexuais ocorridas dentro das 48 horas antes da ovulação são aquelas com maior chance de gerar uma gravidez. Estudos mostram que as chances de engravidar consoante a data da relação sexual são as seguintes: Até cinco dias antes da ovulação: 4%. Até dois dias antes da ovulação: 25 a 28%.

Exame de DNA
Esse exame tem se popularizado cada dia mais e pode ser feito por meio do SUS, desde que se abra um processo investigativo de paternidade junto à justiça. Também é possível realizar o teste em clínicas particulares, sendo que o valor vai de R$500 a 1.000, dependendo do número de envolvidos no exame.

3 semanas de gravidez: entre 5 e 50 mIU/ml. 4 semanas de gravidez: entre 5 e 426 mIU/ml. 5 semanas de gravidez: entre 18 e 7.340 mIU/ml. 6 semanas de gravidez: entre 1.080 e 56.500 mIU/ml.

4 Sintomas da fecundação
Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil; Cansaço e sonolência excessiva; Seios inchados e doloridos.

Após quantos dias da nidação o teste de gravidez dá positivo? A nidação ocorre entre 5 e 7 dias após a ovulação e, após a implantação, os níveis do hormônio beta HCG, responsável pela continuidade da gestação ao estimular a produção de progesterona e impedir a menstruação, começam a aumentar progressivamente.

Não. O útero começa a se alterar na 4ª semana de gestação, mas é impossível que uma pessoa leiga seja capaz de identificar estas mudanças.

Cólica abdominal e inchaço – Aumento das mamas – Náuseas, enjoos e vômitos – Vontade frequente de urinar.

A menstruação acaba quando deixa de descer um fluxo vermelho vivo e, gradualmente, a secreção vaginal volta ao normal. Não existe utilidade em saber exatamente o dia em que a menstruação acaba, porque isso não influi no ciclo ou na ovulação.