Como calcular a frequência simples estatística?

Perguntado por: eteles8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Para calculá-la, basta dividir a frequência absoluta pelo total de dados obtidos, e para transformar esse resultado em porcentagem, multiplicamo-lo por 100. Para análise de dados estatísticos, é muito recorrente que se construa uma tabela com as frequências, e nela sempre se coloca a frequência relativa de cada dado.

Podemos definir frequência acumulada como sendo a frequência total de todos os valores inferiores ao limite superior de um dado intervalo de categoria. Por exemplo: com base na tabela apresentada acima, temos que a frequência acumulada até a categoria 40 é: 1+5+8=14.

Calculando frequência a partir do tempo ou período
Como tal, a fórmula para o cálculo da frequência quando o tempo é dado é escrita como: f = 1 / T. Nessa fórmula, f representa a frequência e T representa o período de tempo requerida para que se complete uma única oscilação de onda.

Como o período pode ser obtido pela divisão do tempo decorrido pelo número de ciclos completados nesse tempo, e a frequência pode ser obtida pela divisão do número de ciclos completados pelo tempo necessário para completar esses ciclos, então, o período nada mais é que o inverso da frequência, e vice-versa.

Os tipos de frequência são: absoluta, acumulada, relativa e em classes.

A frequência é definida como o número de voltas realizadas por um objeto em movimento circular em um intervalo de tempo determinado. Também pode ser definida como a quantidade de ondas geradas em um tempo específico. Uma unidade de medida muito comum para a frequência é a rotação por minuto (r.p.m).

Basicamente o que se faz é multiplicar cada valor da variável (ou ponto médio da classe) pela sua respectiva freqüência, somar os resultados destes produtos e dividir esta soma pelo número de observações.

A frequência do sinal, pode ser calculada como sendo o inverso do comprimento da onda. Se tratando de análise de vibração estrutural, a unidade da frequência é expressa em Hertz, porém pode ser expressa em rotações por minuto (RPM), rotações por segundo (RPS) e assim por diante.

Para calculá-la, basta dividir a frequência absoluta pelo total de dados obtidos, e para transformar esse resultado em porcentagem, multiplicamo-lo por 100.

Frequência e período são dois conceitos interligados da Física. Ambos tratam de fenômenos que se repetem com regularidade. Enquanto o período é o tempo para que uma repetição ocorra, a frequência é o número de vezes que um fenômeno ocorre a cada unidade de tempo.

– Frequência:
É o número de oscilações de onda, por um certo período de tempo. A unidade de frequência do Sistema Internacional (SI), é o hertz (Hz), que equivale a 1 segundo, e é representada pela letra f. Então, quando dizemos que uma onda vibra a 50Hz, significa que ela oscila 50 vezes por segundo.

hertz (Hz)

Essa unidade de medida é expressa como hertz (Hz), em homenagem ao físico alemão Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894).

T=1/f ou f=1/T período é o inverso da freqüência ou a freqüência é o inverso do período.

As principais frequências, medidas em hertz, são essas: Delta (1- 4 Hz), Teta (4 - 7 Hz), Alfa (7 - 13 Hz), Beta (13 - 40 Hz) e Gama (+ 40 Hz) e cada uma pode servir pra uma coisa, as quais vamos falar mais adiante.

Sugestão para cálculo da frequência escolar
Alunos(as) das séries iniciais do Ensino Fundamental (até a 4ª série/5º ano ou equivalente): número de dias frequentados multiplicado por 100 e dividido pelo total de dias letivos do mês.

Para calcular o valor da média aritmética simples, devemos realizar o somatório de todos os elementos do rol e dividir essa soma pela quantidade de elementos.

A média (Me) é calculada somando-se todos os valores de um conjunto de dados e dividindo-se pelo número de elementos deste conjunto.

A frequência relativa é a divisão entre o número de vezes que um dado específico se repete, pela quantidade total de dados. A frequência relativa compara a quantidade de respostas de um dado específico, com a quantidade total de respostas coletadas em uma pesquisa estatística.

A frequência absoluta é a quantidade de vezes que ocorre cada item de uma pesquisa estatística. Esse número representa quantas vezes uma variável foi respondida ou observada.

Tabelas de frequência. A frequência absoluta, ou apenas frequência, de um valor é o número de vezes que uma determinada variável assume esse valor. Ao conjunto das frequências dos diferentes valores da variável dá-se o nome de distribuição da frequência (ou apenas distribuição).