Como calcular a fração de uma fração?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

Dividir duas frações é o mesmo que multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda fração. O primeiro passo para dividir frações é encontrar o inverso (invertendo o numerador e o denominador) da segunda fração. Em seguida, multiplique os dois numeradores. Depois, multiplique os dois denominadores.

Na multiplicação de frações basta multiplicar um numerador pelo outro e, a seguir, um denominador pelo outro. A multiplicação é feita dessa forma independentemente do número de frações.

A simplificação de frações é uma maneira de escrever a mesma fração, mas de forma que os numeradores e denominadores sejam escritos com números menores. Quando simplificamos uma fração, encontramos uma fração equivalente, porém na forma reduzida.

Para realizar a simplificação basta dividir o numerador e o denominador pelo mesmo número natural, diferente de um, até chegar a uma fração que não mais seja divisível. para demonstrar como simplificar. Observe que realizando a divisão do numerador pelo denominador, o mesmo resultado é encontrado em todas as frações.

Nos casos de adição e subtração envolvendo frações com denominadores diferentes, devemos realizar a redução ao mesmo numerador. Para isso, devemos aplicar algumas técnicas como a utilização do MMC (mínimo múltiplo comum) entre os denominadores.

1º) denominadores iguais
Para somar frações com denominadores iguais, basta somar os numeradores e conservar o denominador. Para subtrair frações com denominadores iguais, basta subtrair os numeradores e conservar o denominador.

Soma de frações com denominadores iguais
Se as frações possuem o mesmo denominador, soma-se os numeradores (termos de cima) e conserva-se os denominadores (termos de baixo). Entenda nos exemplos: Exemplos com denominadores iguais. Uma fração deve ser simplificada até se tornar irredutível, a exemplo de 20/2 = 10/1.

A fração é a representação de uma divisão ou de partes de um todo. O número que fica em cima é conhecido como numerador da fração e representa quantas partes temos em relação ao todo. O número que fica embaixo é o denominador da fração e representa em quantas partes o todo foi dividido.

As frações são utilizadas para representar partes de algo inteiro. Além disso, elas são as representantes dos números racionais, logo possuem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão muito bem definidas. Esses números também podem ser escritos na forma de números decimais e porcentagem.

Tipos de fração

  • fração própria;
  • fração imprópria;
  • fração aparente;
  • fração irredutível;
  • fração mista.

Número misto ou fração mista é a representação de um número composta por uma parte inteira e uma parte fracionária. A representação por um número misto é feita para frações impróprias, pois ele possui uma parte inteira.

Para racionalizar uma fração, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Encontrar o conjugado do denominador. Como vimos, o conjugado deve ser tal que elimine a raiz do denominador.
  2. Multiplicar o conjugado em cima e embaixo da fração.
  3. Simplificar a fração equivalente encontrada.

Para encontrar essa fração irredutível, há dois métodos. Um deles é a realização de divisões sucessivas no numerador e no denominador. O outro é procurar o maior número que divide o numerador e o denominador ao mesmo tempo, ou seja, fazer o máximo divisor comum.

1)120: cento e vinte; 1/4: um quarto. 2) O número inteiro 120 indica a quantidade de elementos; a fração 1/4, uma porção de um número inteiro.

24: 1, 2, 3, 4, 6, 8, 12, 24. 32: 1, 2, 4, 8, 16, 32. O MDC (máximo divisor comum) para 24 e 32 é 8, pois esse é o valor mais alto que pode funcionar como divisor tanto para o 24 quanto para o 32.

Primeiro se resolvem as expressões dentro das chaves, depois colchetes e, em seguida, parênteses. Além disso, dentro dessas expressões, a seguinte ordem prevalece: expoentes, multiplicação, divisão, adição e subtração. Caso a expressão seja simplificada fora dessa ordem, a conta pode dar errado.

A simplificação de frações é feita dividindo o numerador e o denominador pelo mesmo número, isto seria o mesmo que eliminar todos os fatores comuns, obtendo uma fração mais simples e equivalente.

A multiplicação de frações é realizada multiplicando o numerador da primeira fração com o numerador da segunda fração e em seguida multiplicando o denominador da primeira com o denominador da segunda. A operação continua sucessivamente em casos em que a multiplicação envolvem mais de duas frações. Não pare agora...

Para subtrair frações com denominadores iguais, basta subtrair os numeradores e conservar o denominador. Para somar ou subtrair as frações com denominadores diferentes, uma solução é obter frações equivalentes de cada fração, de denominadores iguais.