Como calcular a força aplicada?

Perguntado por: rbittencourt . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A Segunda Lei de Newton do Movimento é F=ma, ou força é igual a massa vezes aceleração.

São exemplos de forças aplicadas num sistema: o peso de um corpo, a força elástica, a força de atração e repulsão magnética, a força de atração e repulsão elétrica e a força exercida por um objeto sobre outro.

A Segunda lei de Newton explica que força resultante aplicada a um corpo, é igual ao produto da massa da matéria pela aceleração adquirida. Ou seja, a soma da força vetorial sobre um corpo produzirá uma aceleração desse corpo diretamente proporcional ao seu momento linear.

A força normal é calculada da mesma forma que o peso: massa vezes aceleração da gravidade (N=P=m.g).

O trabalho realizado por uma força sobre um objeto é igual ao produto do módulo da força pelo deslocamento sofrido pelo objeto na direção da força.

Em física, o trabalho, cujo símbolo é W, consiste numa grandeza física, de carácter aditivo, definida como o produto da força pela distância de que se deslocou o seu ponto de aplicação na direção e sentido da força.

O trabalho de uma força é o esforço realizado por uma força para deslocar um corpo entre diferentes pontos, sendo independente do caminho realizado. Ele pode ter seu valor variado ou constante, dependendo da intensidade da força.

A intensidade da resultante é igual à soma das intensidades das forças componentes.

Temos 3 principais tipos de força e vamos descrever melhor abaixo, sendo elas: isotônica, isométrica e isocinética.

As leis de Newton são: Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação. Essas leis são usadas para determinar a dinâmica dos movimentos dos corpos. As leis de Newton estão entre as mais importantes leis da Física e são usadas para determinar a dinâmica dos corpos.

Portanto, a força de 1 N = 0,1 kgf é praticamente igual à força que a Terra exerce sobre um pacote de 100 g.

Por exemplo, se o corpo A exercer uma força Fa sobre o corpo B, o corpo B irá exercer uma força Fb de igual intensidade sobre o corpo A, isto é Fa = Fb,, e de igual direção, pois ambos estão na horizontal.

Resolução: Basta multiplicarmos a massa do corpo pela aceleração, confira: Exemplo 2) Quando sujeito a uma força resultante de 100 N, um corpo passa a mover-se com aceleração constante de 0,5 m/s².

Matematicamente, essa relação é expressa através da seguinte fórmula: P = m . g, onde P é o peso, m é a massa e g é a aceleração da gravidade.

Peso de um corpo é a força gravitacional exercida sobre ele. Em outras palavras, podemos afirmar que peso é a mesma coisa que força da gravidade (P = Fg).