Como calcular a eficiência de uma máquina térmica?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Podemos calcular o rendimento de uma máquina térmica se sabemos o quanto de trabalho ela produz (T) e o quanto de calor foi fornecido pela fonte quente (Q). Matematicamente, podemos expressar o rendimento (R) por: R=T/Q , que resulta sempre em um valor menor do que 1 ou 100%.

Cálculo da eficiência
Para chegar a um resultado, você deve dividir a produção por tempo pelo tempo produtivo. Veja um exemplo para ficar mais claro: Digamos que o resultado da produção por tempo de uma empresa seja 100 unidades/hora. Este número deve ser multiplicado por 8 horas por dia (tempo produtivo).

Índice de Eficiência= Despesas/Receitas
Além disso, vale salientar que cortes de custos ou programas de investimentos também podem impactar os indicadores de eficiência no curto prazo e uma análise correta deve ponderar as consequências dessas estratégias para a lucratividade futura do negócio.

Indicador de Eficácia
A eficácia mede o grau de cumprimento das metas. Ou seja, o objetivo é a realização e não os recursos gastos para chegar a tal resultado. Sendo assim, indicadores de eficácia têm foco no produto e no resultado obtido, estando diretamente relacionados à satisfação dos clientes.

Como medir a eficiência operacional? Para calcular a eficiência operacional é necessário dividir a produção (receita, vendas, leads de entrada, etc.) pela entrada (recursos, horas trabalhadas, pessoal, etc.). Lembre-se sempre que a eficiência está relacionada a produzir o mesmo resultado com menos recursos.

Significado de Eficiência Térmica
Convém mencionar ainda que a eficiência térmica pode variar de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, mais eficiente será o sistema.

de Carnot

Assim, a maior eficiência possível de uma máquina térmica é a de Carnot, que, como provado anteriormente, é sempre menor que a unidade, logo, não existe máquina térmica perfeita com eficiência de 100%.

Introdução às máquinas térmicas
Máquinas térmicas são capazes de converter parcialmente o calor proveniente de uma fonte térmica em energia mecânica – cinética ou potencial. Nenhuma máquina térmica é perfeita, ou seja, mesmo a melhor máquina térmica já inventada jamais poderia ter um rendimento igual a 100%.

é sempre menor que 100%

Na física, por exemplo, a eficiência de um processo ou de um dispositivo é a relação entre a energia útil e a energia investida. Eficiência energética é o uso racional da energia, ou seja, é o utilizar de maneira eficiente a energia com o propósito de se conquistar um resultado determinado.

Em uma máquina de Carnot, Q1/Q2 = T2/T1, onde T1 corresponde à temperatura da fonte quente (K); T2 corresponde à temperatura da fonte fria (K); Q1 corresponde à energia térmica fornecida pela fonte quente (J); e Q2 corresponde à energia térmica recebida a partir da fonte fria (J).

Como calcular produtividade e eficiência? Para medir a produtividade, dividimos a quantidade do que é produzido pelo tempo que se levou para produzir, enquanto a eficiência pode ser medida pela divisão da quantidade de produtos pelos recursos utilizados.

OEE = Disponibilidade * Performance * Qualidade * 100
Um OEE de Classe Mundial (parâmetro de mercado para indústrias de alto nível) é de 85%, contanto que a disponibilidade seja igual ou maior que 90%, a performance seja igual ou maior que 95% e a qualidade seja igual ou maior que 99,9%.

Relatórios da eficiência da Produção em Excel
Contudo, temos a eficiência é medida pelos dois indicadores: Disponibilidade: Horas Disponíveis / (Horas Disponíveis – Horas Paradas) Eficiência sobre horas disponíveis: (Horas Disponíveis – Horas Paradas) / (Quantidade de Peça * Tempo padrão)

A eficiência operacional consiste na busca de melhora de desempenho com o uso de técnicas de gestão como: qualidade total, parcerias estratégicas, reengenharia e gestão da mudança. Assim, busca-se aumentar a produtividade, a qualidade, os lucros e, como o nome diz, cada detalhe da operação.