Como calcular a dosagem de remédio para cachorro?

Perguntado por: dpeixoto7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

A quantidade de medicação geralmente está expressa na bula em mg/kg. Se, por exemplo, a dose total de um medicamento é de 0,1 mg/kg e o animal pesa sete quilos, devemos administrar 0,7 mg. Se, por outro lado, ele pesar 65 quilos, deverá tomar 6,5 mg de medicamento.

Passos utilizados em uma regra de três simples:

  1. Agrupar as grandezas da mesma espécie em colunas, mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes.
  2. Identificar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.
  3. Montar a proporção e resolver a equação.

O recomendado é uma gota do medicamento para cada Kg do animal.

Ele é mais utilizado em UTIs e hospitais para se obter a quantidade exata da dose, uma vez que é mais utilizado em medicamentos injetáveis. Faz-se assim: é a raiz quadrada do peso multiplicado pela altura e dividido por 3600.

Qual a dosagem correta de dipirona? Em geral, a dose de dipirona para cachorro indicada é uma gota por quilograma de peso do pet, até o limite de 35 gotas. O medicamento pode ser dado a cada quatro ou seis horas.

A dose recomendada para cães e gatos é de 10,0 mg de amoxicilina e 2,5 mg de ácido clavulânico para cada kg de peso, duas vezes ao dia, o que equivale a um comprimido com 50 mg de princípio ativo para cada 4 kg de peso ou ainda, um comprimido com 250 mg de princípio ativo para cada 20 kg de peso, a cada 12 horas.

Unidades medidas de medicamentos
Litro: unidade de volume; sua milésima parte corresponde ao ml, logo, 1000ml é igual a 1l; dependendo do diâmetro do conta-gotas, 1ml corresponde a 20 gotas e 1 gota corresponde a 3 microgotas.

Quando falamos em dose, estamos nos referindo à quantidade de fármaco (princípio ativo), presente em um medicamento. É a quantidade de “remédio” presente em uma unidade posológica, isto é, em um comprimido, uma cápsula, uma ampola ou em um determinado volume de líquido que será administrado de uma única vez.

1 colher de sopa corresponde a 15 ml; 1 colher de sobremesa corresponde a 10 ml; 1 colher de chá corresponde a 5 ml; 1 colher de café corresponde a 2,5 ou 3 ml* 1 ml possui 20 gotas; 1 ml possui 60 microgotas; 1 gota possui 3 microgotas. 1 gota é igual a 1 macrogota.

1 ml = 1000 mg; 2 ml = 2000 mg; 10 ml = 10.000 mg.

A dose correta depende do peso, condições de saúde e idade do cachorro. De uma forma geral, o recomendado é 1 gota por quilo, sendo o limite máximo de 35 gotas. Ou seja, pets acima de 35kg não tomam dipirona em gotas, mas em comprimido.

Para calcular quantas gotas de dipirona tomar, é necessário levar em consideração o peso do paciente, a concentração do medicamento e a dose recomendada por kg de peso. A dose geralmente recomendada é de 15mg/kg/dose, mas a dose máxima diária não deve ultrapassar 20mg/kg/dose, dividida em até 4 tomadas.

A resposta é sim. A dipirona para cães com dor ou a dipirona para cães com febre pode ser dada, porém somente quando receitada pelo médico veterinário. Vale lembrar que os cães possuem dificuldade em metabolizar alguns medicamentos, como paracetamol e ibuprofeno, portanto nunca devem ser administrados!

Nesse caso, a fórmula mais adequada é: Número de gotas/min = volume x 20 / valor em minutos.

Por exemplo: tomar o medicamento às 6h, 14h e 22h. Para os medicamentos que devem ser tomados de 6h em 6h, a melhor opção é: 6h, 12h, 18h e meia noite. Já os medicamentos que são tomados de 4h em 4h vão exigir que o paciente acorde ao menos uma vez de madrugada para tomá-los.

Geralmente, a concentração é dada em % (g/100 mL) ou mg/mL. Todo medicamento produzido pela indústria farmacêutica deve apresentar, no rótulo, o valor referente à concentração do produto. Maior concentração = maior massa, menor volume. Menor concentração = menor massa, maior volume.

A dose usual diária recomendada é de:
25 mg/kg/dia para tratamento de infecções leves a moderadas; 45 mg/kg/dia para o tratamento de infecções mais graves.

Posologia. Dose padrão para adultos: 250 mg três vezes ao dia (de 8 em 8 horas), com aumento para 500 mg três vezes ao dia (de 8 em 8 horas) nas infecções mais graves. Tratamento com dosagem alta (máximo recomendável de 6 g ao dia em doses divididas).

A princípio, pode dar dipirona para cachorro, desde que seja prescrito por um médico-veterinário para o alívio de sintomas, como febre e dores moderadas no pet. Caso seja oferecido da maneira errada ou na dose inadequada, o medicamento pode causar intoxicação ou lesões medicamentosas no animal.

Cada 1 mL deste medicamento equivale a 20 gotas e 1 gota equivale a 25 mg de dipirona monoidratada.