Como calcular a diferença relativa?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.3 / 5 13 votos

Esta é calculada do seguinte modo: [(valor no momento posterior ÷ valor no momento anterior) - 1] × 100.

A variação relativa é também chamada taxa de variação e é usual apresentá-la em forma percentual. O índice nos diz quantas vezes 2 Q é maior ou menor do que 1 Q . Exemplo (continuação) Para a família Silva temos um índice de 1,1 e para a família Pereira, o índice é 1,5.

Existem três maneiras de fazer operações de subtração no Excel: diretamente, colocando os valores em uma única célula, utilizando o sinal (-) para duas ou mais células ou com a função SOMA, trabalhando com números positivos e negativos.

Subtrair números em uma célula
Para fazer subtração simples, use o operador aritmético - (sinal de menos). Por exemplo, se você inserir a fórmula =10-5 em uma célula, a célula exibirá 5 como resultado.

Como calcular porcentagem com aumentos e descontos
Na fórmula acima, i é a taxa de aumento ou de desconto. Dessa maneira, se precisamos aumentar um número em 40%, temos que i = 40/100 = 0,4. Logo, deveremos multiplicar o número por 1 + 0,4 = 1,4. Exemplo: Uma mercadoria custava R$ 300,00 e sofreu um aumento de 30%.

Por causa disso, é importante acompanhar o crescimento mês a mês. Veja a fórmula: crescimento (em %) = (receita do mês atual – receita do mês anterior) ÷ receita do mês anterior × 100.

Para calcular a redução percentual, você deve fornecer uma quantidade inicial e uma nova quantidade. A nova quantidade deve ser menor que a original, ou a alteração será um aumento. Você calcula a diferença entre as quantidades, e divide pela quantidade inicial. O resultado é multiplicado por 100.

O cálculo da porcentagem de variação é a diferença entre dois números, dividida pelo primeiro número, em seguida, multiplicada por 100.

Em f(x)= ax +b, o valor de a é identificado como taxa de variação (crescimento) ou de coeficiente angular porque aponta o quanto a função pode crescer e a inclinação da reta em relação ao eixo da abscissa (x) no plano cartesiano.

Para calcular o CV, deve-se medir a distância entre as plantas quando estiverem em estádio fenológico V2 ou V3 ( no milho é quando a planta apresenta de duas a três folhas e na soja quando apresenta o seu segundo ou terceiro trifólio).

Para calcular a diferença percentual entre dois números, a e b , faça os seguintes cálculos: Encontre a diferença absoluta entre dois números: |a - b| . Encontre a média desses dois números: (a + b) / 2 . Divida a diferença pela média: |a - b| / ((a + b) / 2) .

Como fazer o cálculo do desvio padrão no Excel?

  1. abra o programa da Microsoft;
  2. selecione os dados necessários e coloque-os em uma tabela;
  3. calcule a média com a fórmula, por exemplo, =MÉDIA(A1:A20);
  4. faça a conta do desvio padrão a partir da fórmula =DESVPAD(coloque o conjunto de dados).

A sintaxe da fórmula de desvio padrão é =DESVPAD. P(Num1, Num2…), e a função vai ignorar valores lógicos e de texto. Por exemplo, na amostragem abaixo foi usada a fórmula =DESVPAD. P(B3:B12), para especificar todas as células com dados.

Como calcular porcentagem de um valor no Excel
Selecione uma célula > digite = > insira o valor inicial (ou o nome da célula) > digite o sinal * > o valor da porcentagem > seguido de seu símbolo %. Exemplo: para calcular 20% de 200, ficará “=B2*20%”. Aperte “Enter” para visualizar o valor final.

Inserir uma fórmula que contém uma função integrada

  1. Selecione uma célula vazia.
  2. Digite um sinal de igual =, depois digite uma função. ...
  3. Digite um parêntese de abertura (.
  4. Selecione o intervalo de células, depois digite um parêntese de fechamento ).
  5. Pressione Enter para obter o resultado.

Como calcular desconto no Excel
Selecione uma célula, digite "=", insira o montante inicial, o sinal de subtração (-), novamente o valor inicial vezes (*) o valor da porcentagem de desconto, seguido de seu sinal (%); Para este exemplo, 50% de desconto aplicado em R$ 200, resultará em "=B2-B2*50%".