Como calcular a depreciação de um ar condicionado?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

O método mais usado para calcular a depreciação de equipamentos é o linear. Esse método apresenta uma fórmula simples: Da = (VN-VR) ÷ N.

Ar condicionado poderá ser um Ativo Imobilizado porém se for de uso próprio não entrará como Bem Ativo pois não faz parte da produção desse estabelecimento.

Cada ar-condicionado passa por um conjunto de testes supervisionados pelo Inmetro a fim de garantir que o aparelho é seguro e eficiente. Quanto maior for a sua eficiência energética, mais próximo à letra A será o selo daquele produto. A escala vai de A a F, sendo que F é o que representa o maior gasto de energia.

Como calcular a vida útil dos equipamentos de T.I? O cálculo é feito por: Vida útil = A vezes H. A = vida útil em anos, H = o número de horas de utilização por ano.

A perda de valor de um bem no decorrer do tempo, é chamada de depreciação. Essa desvalorização pode ser decorrente do desgaste natural, do uso ou ainda de sua obsolescência. Alguns exemplos de bens que sofrem perda de valor são as máquinas, equipamentos e veículos.

Tipos de depreciação

  • Método linear.
  • Método de controlo de período em linha reta.
  • Método de saldo decrescente.
  • Método de vários níveis.
  • Método de amortização imediata.
  • Método de depreciação especial.
  • Método de depreciação manual.
  • Método acelerado: República Checa e Eslováquia.

O cálculo consiste em utilizar o valor do investimento e dividir pelo tempo de vida útil. O resultado desta divisão informará o valor de amortização mensal ou anual, conforme a unidade de tempo utilizada.

A planilha de depreciação é um documento no Excel cujo objetivo é automatizar o cálculo desse valor. Ou seja, basta inserir o custo, o valor residual (o preço final do bem ao encerrar a sua vida útil) e a vida útil, que é definida pela Receita Federal, para que se saiba sua desvalorização.

De um modo geral, a depreciação linear é calculada através da subtração do valor residual do ativo aos custos de aquisição e produção, dividindo-se depois este valor pela vida útil do ativo.

Caso a vida útil seja de 5 anos, por exemplo, a soma dos anos var dar 15 (1+2+3+4+5). O primeiro ano vai utilizar o maior valor anual (5) e formar a fração 5/15, que no próximo ano será 4/15, depois 3/15 e assim vai. Onde: Da = Depreciação anual.

É a Receita Federal quem determina qual a vida útil estimada de um bem e, com base nela, sua taxa anual de depreciação. A depreciação pode começar a ser contada a partir da instalação do bem e, ao final do período de vida útil, não poderá ultrapassar o custo de aquisição do ativo.

Depreciação linear
É a forma de depreciação mais básica e mais utilizada por empresas para o cálculo de valor do seu patrimônio.

Já o Ar-condicionado se enquadra com uma máquina que terá que ser alocados na conta "Máquinas e Equipamentos".

Divida o valor pago pelo ativo pelo tempo de vida útil dele, encontrando o valor que deverá ser amortizado de acordo com o tempo restante. Deve-se ainda subtrair o valor de compra pelo valor de amortização considerando o tempo utilizado do bem para encontrar o valor residual do ativo.

Taxa anual de depreciação
É importante catalogar os ativos de sua empresa e deixar estabelecida a taxa de depreciação de cada um. A taxa anual varia de acordo com a natureza do bem material, e as principais aplicadas são: Edificações (4%); Instalações (10%);

Como calcular os BTUs? Para saber quantos BTUs o ar-condicionado precisa ter, você precisa somar 600 BTUs para cada metro quadrado do ambiente, mais 600 para cada pessoa que estiver na área, mais 600 para cada aparelho que irradiar calor (geladeira, televisão, freezer, fogão etc.)

Ar-condicionado se refere ao aparelho que é responsável por condicionar, umidificar e resfriar o ar de um ambiente, ou seja, se refere a um objeto, a expressão ar condicionado é usada quando queremos falar de um ar que foi filtrado e resfriado por um aparelho específico.

Todos os aparelhos eletrônicos contam com o Selo Procel de Classe, que identifica como os aparelhos aproveitam o consumo de energia. A métrica criada pelo Inmetro vai de A a E, sendo que os equipamentos etiquetados com o selo Procel Classe A são os mais eficientes em relação a aparelhos da letra B em diante.

Para calcularmos o valor da depreciação mensal, para efeito de apuração de resultados mensais, basta dividir o valor da depreciação anual por 12:

  1. Valor mensal da depreciação = R$ 6.000,00 ÷ 12 meses.
  2. Valor mensal da depreciação = R$ 500,00/mês.

A vida útil é o tempo que leva entre a aquisição do produto e o momento em que ele deixa de gerar caixa ou começar a representar um custo. Já o valor residual é o valor que sobra, em relação ao custo de aquisição, quando a vida útil do bem termina. É possível que, em caso de desgaste total, o valor residual seja zero.

Vida útil (VU) = anos x horas de uso por ano.
Esse documento, por sua vez, define um prazo de dez anos para depreciação de máquinas, equipamentos, móveis e utensílios, além de cinco anos para veículos e 25 anos para os imóveis.