Como calcular a data provável do parto pela primeira ultrassom?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Sim, caso a mulher não saiba a data da última menstruação ou tenha ciclos irregulares, calcula-se o tempo de gravidez pela ultrassonografia (USG). A forma de conta é a mesma, soma-se a quantidade de dias que se passaram da data da ultrassonografia até hoje (dia em que se quer a idade gestacional) e divide-se por 7.

Calculadora gestacional pela data da concepção
Outro método para chegar à possível data de parto é através do cálculo usando o dia da concepção. Neste caso, é preciso pegar o dia da concepção, somar 280 e dividir por 7. O resultado chega à quantidade de semanas que o bebê provavelmente terá na época de seu nascimento.

Como a idade gestacional é determinada no ultrassom? No exame de ultrassom o médico irá fazer algumas medidas do bebê. A idade gestacional será determinada com base no conhecimento de que o tamanho do embrião ou feto é consistente com a sua idade.

A margem de erro é de até 20%, mesmo nas melhores clínicas e com bons profissionais”, ensina a obstetra Janaína W.C. de Andrade, do Centro de Medicina Fetal, em Passo Fundo (RS).

Desse modo, os médicos obstetras orientam4 a seguir uma ordem de escolha, que pode ser:

  • Ultrassom realizado nos primeiros três meses de gestação;
  • Data da última menstruação (DUM);
  • Ultrassom realizado entre o 4º e 6º mês de gestação.

Ultrassom dá para descobrir quem é o pai? Não, mas o ultrassom serve como um grande aliado para determinar quando o bebê foi concebido. Esse exame, se feito até a 10ª semana de gravidez, pode dar uma data bem precisa de gravidez. Quanto antes realizado, melhor e mais certeiro o cálculo.

Ou seja, nós calculamos a idade do bebê com o primeiro ou segundo ultrassom e depois todos os outros só vão ver o tamanho dele e compará-lo com a média daquela idade. Esses outros exames não mudam essa informação, que foi calculada com o primeiro ultrassom e nunca mais muda.

Calculadora de idade gestacional
Idade gestacional é como o médico conta o tempo de gravidez, mas em semanas e dias. Para os médicos, essa contagem é feita a partir do primeiro dia da última menstruação, antes da concepção.

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

Esta data é uma estimativa de quando ocorrerá o parto e é calculada a partir da data da última menstruação! Essa data é calcualda com base no tempo médio de uma gravidez em seres humanos, que dura em torno de 280 dias!

Para isso, basta somar 11 e 21 dias à data do primeiro dia da última menstruação para ter uma data provável. Por exemplo, se a última menstruação aconteceu no dia 2 de fevereiro, a concepção poderá ter acontecido entre os dias 13 a 23 de fevereiro.

A idade gestacional não é a idade embriológica real do feto, mas é o padrão universal entre obstetras e neonatologistas para discutir a maturação fetal. Idade embriológica é o tempo decorrido desde a data da concepção até a data do parto e é 2 semanas menor que a idade gestacional.

Ela deve ser contada a partir do primeiro dia da data da última menstruação – identificada pela sigla DUM – e não da concepção. Isso porque é um pouco difícil de definir o momento exato da fecundação. Afinal, os espermatozoides, antes de atingirem o óvulo, conseguem viver até sete dias no corpo da mulher.

ULTRASSOM OBSTÉTRICO MORFOLÓGICO:
Ele é um dos mais importantes, por conseguir verificar a formação dos órgãos e estruturas do bebê. Com o ultrassom obstétrico morfológico é possível detectar malformações.

No geral, a ultrassonografia morfológica permite avaliar a formação, desenvolvimento e crescimento do bebê e verificar se está ou não de acordo com os parâmetros considerados normais. Deste modo, possibilita o diagnóstico precoce de algumas doenças ou malformações.

Caso o seu rosto esteja muito próximo da parede do útero ou da placenta, estas estruturas se destacam na imagem, e dificultam a diferenciação entre elas e o rosto do bebê. Perfil pouco visível devido à ausência de líquido ao redor da face fetal e à proximidade com a placenta.