Como calcular a data da menopausa?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

Tecnicamente, a menopausa começa depois da sua última menstruação, mas seu profissional de saúde vai considerar que você atingiu a menopausa após 12 meses sem menstruar (2).

A menopausa é um acontecimento normal na vida das mulheres e é definida como a última menstruação. É geralmente confirmada após doze meses consecutivos sem a ocorrência de um período menstrual. Nessa fase, ocorre o declínio da atividade dos ovários, o que leva à diminuição da produção de estrogênios.

Um pouco mais tarde, em torno dos 35 anos, inicia-se a fase do climatério, que se prolonga até os 65 anos de idade da mulher. Essa fase apresenta vasta sintomatologia, que circula entre mudanças físicas, psicológicas e sociais.

Pesquisa realizada pelo The Journal of The North American Menopause Society trouxe notícias animadoras para as mulheres com menopausa precoce. Assim, publicado no último dia 29 de março, o estudo-piloto mostrou que a retomada da menstruação é possível, assim como a gestação.

Insónias, isto é, incapacidade de adormecer ou acordar cedo demais. Os suores noturnos podem ser um dos fatores que dificulta o sono. Menorragia, isto é, fluxos menstruais muito elevados que, por vezes, incapacitam o prosseguimento com as atividades normais do dia a dia.

A verdade é que a última menstruação traz consigo sensações novas no corpo da mulher que podem não ser tão agradáveis assim, como as famosas ondas de calor, falta de libido e mudanças abruptas de humor1. A boa notícia é que tais sintomas são passageiros, e podem ser aliviados por terapias de reposição hormonal.

Esse período pode durar vários anos e é dividido em quatro fases: pré-menopausa, perimenopausa, menopausa e pós-menopausa.

Com o passar dos anos, o corpo gradualmente para de produzir o estrogênio. Mas isso não ocorre da noite para o dia: pode levar anos para que esse hormônio chegue a níveis baixos. Neste processo, o armazenamento de óvulos declina, afetando pouco a pouco a ocorrência da ovulação, menstruação e gravidez.

Os piores alimentos para menopausa
As bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura trans, também podem agravar os sintomas da menopausa e aumentar o risco de doenças crônicas. Portanto prefira alimentos saudáveis e equilibrados para ter uma boa saúde durante essa fase.

Menstruação irregular
O principal sintoma que define a proximidade da menopausa é a irregularidade na menstruação. Pode acontecer de não descer em um mês, ficar meses sem descer ou descer duas vezes no mesmo mês.

A menopausa é um processo natural do envelhecimento da mulher. Porém, a queda dos hormônios esteroides (estradiol, testosterona e progesterona) pode vir acompanhada de sintomas indesejáveis, entre eles aumento de gordura, principalmente na região abdominal.

As mulheres que estão na menopausa normalmente têm corrimento vaginal mínimo como resultado de níveis mais baixos de estrogênio. Em mulheres que estão na pré-menopausa, é normal ter cerca de meia a uma colher de chá (2 a 5 mL) de corrimento vaginal branco ou claro, espesso, semelhante a muco e principalmente inodoro.

O cérebro, pele, músculos e emoções são afetados pela queda dos níveis de estrogênio; ondas de calor, suores noturnos, problemas de sono, ansiedade, mau humor e perda de interesse por sexo são comuns. Problemas na bexiga e secura vaginal também são normais durante esse período.

Por outro lado, quanto mais tempo o sangue demora para percorrer o trajeto do útero até passar pela vagina, mais escura é a sua coloração. Isso quer dizer que, quando o sangramento estiver escuro, mais marrom, é sinal de que esse sangue está demorando mais para percorrer o caminho, ou seja, é o fim da menstruação.

As causas do sangramento na menopausa
É importante saber que o sangramento também pode decorrer de questões como atrofia endometrial (em pacientes com idade mais avançada) e em situações como as chamadas hiperplasias endometriais. Por isso, um diagnóstico rápido e preciso faz toda a diferença.

Em algumas mulheres, essa fase pode chegar até mesmo aos 30 anos, na conhecida menopausa precoce. Porém, a partir dos 45 anos, ela é considerada normal. A queda nos hormônios pode gerar um risco aumentado de osteoporose e doenças cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e hipertensão.

aumento de 41% de derrames cerebrais; aumento de 113% de embolias pulmonares; aumento de 26% de câncer de mama; redução dos riscos de fraturas ósseas em 34%;

A falta do hormônio estrogênio tem sua parcela de culpa, mas o sedentarismo é um dos maiores vilões no quesito barriga. Mexer o corpo é o melhor remédio.

A terapia de reposição hormonal, segundo especialistas, é a maneira mais rápida de resolver e aliviar os sintomas da menopausa.

Chá de aquileia, alquemila e sálvia
Esse chá é composto por três ervas com efeitos sabidamente positivos sobre os sintomas da menopausa. A sálvia tem propriedades calmantes, antioxidantes e ansiolíticas. A alquemila melhora o trânsito intestinal e seus flavonoides ajudam a repor níveis hormonais.