Como calcular a correção Metrologia?

Perguntado por: ipeixoto8 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.9 / 5 10 votos

Então, para definir a correção você precisa calcular a diferença entre o valor de referência e a média das leituras no instrumento.

Recomendação da ANVISA para avaliar um sistema de medição
A precisão pode ser expressa como desvio padrão relativo (DPR) ou coeficiente de variação (CV%), segundo a fórmula, DPR = RSD = CV% = S/média x 100, em que, S é o desvio padrão e média, a concentração média determinada.

O erro sistemático não pode ser eliminado, podendo ser reduzido e/ou corrigido. Por outro lado o erro aleatório é a parcela imprevisível do erro e se se origina de variações temporais ou espaciais. Diferente do erro sistemático, o erro aleatório não pode ser eliminado nem corrigido, mas geralmente reduzido.

A melhor forma de descobrir a incerteza de uma medição é repeti-la muitas vezes com instrumentos diferentes e determinar a variância pelo valor quadrático médio das diferenças dos dados com a média deles.

A importância do cálculo da incerteza
Assim, a quantidade determinada experimentalmente pode ser validada de forma qualitativa. É por meio desse parâmetro que é possível avaliar se um instrumento está funcionando de acordo com o previsto e se os resultados não ficarão comprometidos pelo seu uso.

O erro de medição é a diferença entre o valor indicado pelo instrumento e o valor de referência do padrão. Ele acontece, normalmente, pelos motivos: desgaste do instrumento, erros na execução do método de medição, influência das condições ambientais, entre outros.

O erro padrão é uma medida da precisão da média amostral calculada. O erro padrão obtém-se dividindo o desvio padrão pela raíz quadrada do tamanho da amostra.

Segundo o item 2.15 do VIM, Precisão de medição é o “Grau de concordância entre indicações ou valores medidos, obtidos por medições repetidas, no mesmo objeto ou em objetos similares, sob condições especificadas”. A precisão de medição é utilizada para definir a repetibilidade de medição.

Nesse caso, a precisão expõe uma comparação entre vários resultados, que serve para conferir se o instrumento utilizado realmente consegue reproduzir um resultado por meio da medição feita anteriormente. Neste caso, a exatidão diz respeito à determinação de um valor exato e o mais próximo possível do valor concreto.

Os erros presentes nos processos de medição são de dois tipos: sistemáticos e aleatórios ou acidentais. Não se consideram aqui os erros grosseiros ou equívocos.

Os erros podem ser classificados em três categorias:
Sistemáticos – podem ser de construção e ajuste do instrumento, de leitura, inerentes ao método de medida ou devido a condições externas. Aleatórios – são aqueles provocados por fenômenos que não podem ser diretamente estabelecidos ou identificados.

4.1 Erros sistemáticos e aleatórios
Incertezas experimentais podem ser reveladas, repetindo-se as medidas que são chamadas de erros aleatórios. Aqueles que não podem ser revelado desta forma são chamados sistemáticos.

Dentro da área de metrologia, a incerteza representa a qualidade do valor da medição, ou seja, ao realizar uma calibração você obtém alguns resultados e tem uma incerteza em relação a esses valores apresentados no certificado de calibração.

Os dados de calibração ou medição produzem uma curva de distribuição normal como esta. O fator de cobertura, ou valor 'k', determina a confiança nos pontos de dados dentro de um determinado valor de desvio padrão.

Como Calcular o Erro Relativo Percentual

  1. Conhea a frmula para calcular o erro relativo percentual. A frmula simples: [ (|Valor aproximado - Valor. ...
  2. Subtraia o nmero real do seu nmero. ...
  3. Divida o resultado pelo nmero real. ...
  4. Encontre o valor absoluto do resultado. ...
  5. Multiplique o resultado por 100.

Por exemplo, para a medida AB = (8,6 ± 0,2) cm, temos: Incerteza absoluta = ±0,2 cm Incerteza relativa = (±0,2/8,6) = ±0,023 ou 2,3% Poderíamos dizer que quanto menor a incerteza relativa, maior a “qualidade” da medida.

A incerteza-padrão de S é de ± 0,15 mm por metro medido e como temos esta informação pelos dados de cada dimensão, foi feito o cálculo arredondado o número de metros sempre para cima por conveniência.

O resultado de uma medição é só uma estimativa do valor do mensurando. Quando o resultado de medição de uma grandeza física é expresso, é obrigatório que alguma indicação quantitativa da qualidade do resultado seja dada, de tal forma que a sua confiabilidade possa ser avaliada.

Segundo o item 2.16 do VIM, Erro de medição é a “Diferença entre o valor medido duma grandeza e um valor de referência”. Onde X é o valor medido da grandeza e VR é o valor de referência, normalmente atribuído ao valor do padrão.