Como calcular a constante Tonoscópica?

Perguntado por: dinfante . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Nessa expressão temos a subtração da pressão de vapor do solvente pela pressão de vapor da solução.

Tonoscopia ou tonometria: Abaixamento da pressão de vapor.
Por exemplo, no caso da água, quando ela está a 25 ºC, a sua pressão de vapor é igual a 3 172 Pascais. Se adicionarmos açúcar à água, a sua pressão de vapor irá sofrer um abaixamento.

Tonoscopia é uma propriedade coligativa que estuda o abaixamento da pressão máxima de vapor de um solvente ao ser adicionado um soluto não volátil a ele.

Dado: Constante de ebulioscopia molal da água = 0,52°C/molal.

Dentro do tubo de ensaio é colocado o termómetro e o capilar. O termómetro nunca deve ficar mergulhado no líquido. Quando o líquido entrar em ebulição, isto é passar à fase gasosa, anota-se o valor da temperatura lida no termómetro. Devem realizar-se pelo menos três ensaios para a determinação do ponto de ebulição.

Tonoscopia é uma propriedade coligativa que estuda o abaixamento da pressão máxima de vapor de um determinado solvente em virtude da dissolução de um soluto não volátil (molecular ou iônico). As outras propriedades coligativas são: Ebulioscopia.

A pressão máxima de vapor de uma solução (Psolução) será igual ao produto da fração molar do solvente (xsolvente) com a pressão máxima de vapor do solvente puro (Psolvente puro).

A tonoscopia, também denominada tonometria, é uma das propriedades coligativas que avalia a diminuição da pressão de vapor de um líquido, a medida que é adicionado a ele um soluto não volátil. Por exemplo, ao adicionarmos açúcar na água, as moléculas de açúcar são dissolvidas na água e criam forças intermoleculares.

Resposta: Por causa da polaridade da sacarose (açúcar) que quando mistura com a água, formam pontes de hidrogênio, isto é, tem uma alta solubilidade em H2O. Em suma, "desaparece" por que forma uma mistura homogênea com a água, pois possuem as mesmas características em todos os pontos.

b) Quanto maior é a concentração de uma solução, menor é a sua temperatura de início de ebulição.

- Quando a água começar a entrar em ebulição, misture 3 colheres de açúcar e observe o que acontece. Explicação: A água vai demorar um pouco mais a entrar em ebulição, mas por quê? Os cristais de açúcar são partículas que retardam o ponto de ebulição da água.

Soluto e Solvente: o que são, diferenças e exemplos

  1. Soluto: é a substância que se encontra dispersa no solvente. Corresponde a substância que será dissolvida e, geralmente, apresenta-se em menor quantidade na solução.
  2. Solvente: é a substância na qual o soluto será dissolvido para formação de um novo produto.

Serão apresentadas quatro propriedades coligativas: a tonoscopia (diminuição da pressão de vapor), a ebulioscopia (aumento do ponto de ebulição), a crioscopia (diminuição do ponto de congelamento) e a osmose.

Em uma temperatura de 20ºC, a pressão máxima de vapor da água é igual a 17,535 mmHg; a 50 ºC, ela passa para 98,51 mmHg; já a 100ºC, é de 760 mmHg. Isso nos mostra que a pressão máxima de vapor é proporcional à variação da temperatura e inversamente proporcional à intensidade das interações intermoleculares.

Quanto maior a temperatura, maior será a pressão de vapor, porque a elevação da temperatura favorece a evaporação do líquido. Isso explica o fenômeno da ebulição.

Quanto maior, a concentração de soluto, menor a fração em mols do solvente e, portanto, menor a pressão de vapor do solvente na solução.

Exemplos no dia a dia: 1- Ao agregar açucar a um copo de suco, a pressão do vapor é reduzida. 2- Quando deixamos na geladeira uma vazía aberta com por exemplo geleia não ocurre uma perdida de liquido, porque como ela contém uma quantidade muito grande de açucar, aumenta redução da pressão máxima de vapor.

A constante do equilíbrio pode ser calculada por meio das concentrações em mol/L, sendo chamada, por isso, de Kc. Para calcular o Kc, basta montar a expressão do equilíbrio e utilizar os valores das concentrações molares dos participantes, desde que elas estejam no equilíbrio.

Efeito Tonométrico
A tonoscopia, também chamada de tonometria, é um fenômeno que se observa quando ocorre a diminuição da pressão máxima de vapor de um líquido (solvente). Isso ocorre por meio da dissolução de um soluto não-volátil.

Para calcular a molalidade, devemos seguir a sequência: 1º: Calcular a massa molar do Kbr. Para isso, multiplicar a massa de cada elemento pela sua quantidade na fórmula e, por fim, somar os resultados. 2º: Determinar a massa do soluto e do solvente a partir do título em massa.

É uma temperatura que não sofre alterações, como por exempo, as 13h00 da tarde está fazendo 25º, a temperatura continua constante até as 14h00, ou seja, a temperatura continuou a mesma (25º) até as 14h00.