Como calcular a Constante de Faraday?

Perguntado por: eazambuja5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

A Constante de Faraday é o resultado da multiplicação do Número de Avogadro (NA) pela carga elétrica do elétron (e) e o seu valor em unidades.

Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética, afirma que a variação no fluxo de campo magnético através de materiais condutores induz o surgimento de uma corrente elétrica. O fenômeno da indução eletromagnética foi descoberto pelo físico e químico britânico Michael Faraday em 1831.

A lei de Lenz enuncia que, quando houver uma variação de fluxo magnético sobre um condutor fechado, surgirá, nesse condutor, um campo magnético que se oporá a tal variação. Essa lei é uma consequência direta de um princípio da física conhecido como conservação da energia e complementa a lei de indução de Faraday.

No ano de 1909, o físico Robert Andrews Millikan (1868-1953) determinou que a carga elétrica de 1 elétron é igual a 1,602189 . 10-19 C. Esse valor (96486 C) é conhecido como constante de Faraday (1 F).

1018 prótons (ou elétrons).

Pelo Número de Avogadro, 1 mol corresponde a 6,02 . 1023 elétrons. Assim, para descobrir a carga que 1 mol de elétrons carrega é só multiplicar esses dois números: Esse valor passou a ser chamado de Constante de Faraday ou Unidade Faraday (1 F).

O Farad (F) é a unidade de capacitância, correspondendo à capacidade de um capacitor que pode armazenar uma carga de 1 coulomb sob uma tensão de 1 Volt.

A constante eletrostática é a constante de proporcionalidade k presente na lei de Coulomb. Essa constante não possui um valor único, pois ele depende do meio em que os corpos estão imersos. Quanto maior for o valor da constante eletrostática, maior será a força elétrica atuante sobre dois corpos carregados.

A constante eletrostática, também conhecida como constante de Coulomb, é influenciada pelo meio onde as cargas elétricas se encontram. Assim, a constante eletrostática influencia o valor da força. Geralmente no vácuo, o seu valor é 9.109 N.m2 /C2, mas ela pode aparecer em outros meios, por exemplo: Água 1,1.108 N.m2 /C.

Entre suas principais contribuições está a invenção do gerador elétrico e do transformador elétrico. Em seus trabalhos na Química, descobriu o benzeno. Além disso, produziu os primeiros cloretos, o C2C16 e o C2C14, compostos importantes que contribuíram para os avanços da metalurgia e da metalografia.

A unidade do SI para o fluxo magnético é o Weber (nomeada em homenagem ao físico alemão e co-inventor do telégrafo Wilhelm Weber) e tem o símbolo Wb .

Campo elétrico: E = F/q; Força elétrica: F = k. (q1.

O campo resultante (BR) é a subtração dos campos BD e BE. O campo resultante possui o mesmo sentido de BE, pois esse é o maior campo no ponto P (BE > BD).

Quando uma carga elétrica é lançada no interior de um campo magnético, ela pode sofrer a ação de uma força conhecida como força magnética de Lorentz. O sentido é dado pela regra da mão esquerda: para uma carga positiva; quando a regra é negativa, inverte-se o sentido da força.

Consiste em experimento utilizado para demonstrar a distribuição de carga elétrica em um condutor em equilíbrio eletrostático. Na prática uma pessoa dentro da gaiola eletrizada, não sente nenhuma sensação elétrica. Ela é construída toda em alumínio e possui 22 mil de voltagem.

De modo análogo, a teoria clássica que chamamos de Eletromagnetismo é estruturada por quatro leis: lei de Gauss para a Eletricidade (que inclui a lei de Coulomb), lei de Gauss para o Magnetismo, lei de Ampère-Maxwell e lei de Faraday-Lenz.

A Capacitância é sua principal unidade de medida e está relacionada com a voltagem (V). Quanto maior for a tensão (Voltagem), menor a capacitância (Uf).

Um coulomb é definido como a quantidade de carga fluindo quando a corrente é de 1 ampere.