Como calcular a condutividade?

Perguntado por: halvim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Calcule o Condutividade elétrica a partir da resistência, comprimento e área da corrente. A resistividade é dada como p = RA / l onde p é a resistividade, R é a resistência, A é a área e l é o comprimento. A condutividade é s = 1 / p onde s é a condutividade.

A condutibilidade elétrica ou condutividade elétrica, pode ser definida como a capacidade que cada material tem de conduzir corrente elétrica! Podemos entendê-la como o inverso da resistividade elétrica, ou seja, quanto maior a condutividade de um material menor será a resistividade do mesmo.

Definição da condutividade. A condutividade de uma solução eletrolítica é a expressão numérica quantitativa da sua capacidade de transportar a corrente elétrica. Ela é definida como sendo o inverso da resistência elétrica de 1 cm cúbico do líquido a uma temperatura de 25ºC.

As medidas ideais são na faixa de 1,5 a 3,5 miliSiemens/cm, porém esses valores devem variar de acordo com a cultivar adotada, bem como com as condições climáticas, por isso, é necessário realizar o teste de CE regularmente para controlá-la. Para isso utiliza-se um aparelho medidor chamado Condutivímetro.

A medição da condutividade da água é feita em cima das suas concentrações iônicas. Para realizar essa medição com precisão, profissionais usam medidor de condutividade, chamado de condutivímetro.

A condutividade da água destilada varia de 0,5. 10-6 a 3. 10-6 O-1 . cm-1 ou 0,5 a 3 µmhos/cm e o menor traço de uma impureza iônica leva a um grande aumento da condutividade.

Por que o teste de condutividade elétrica é necessário? A medição da condutividade elétrica é aplicada à produção, processo de controle de qualidade e garantia de qualidade. Especificamente, é usado para determinar quão bem um material pode conduzir uma corrente elétrica.

Existem diferentes tipos de condutividade, incluindo condutividade elétrica, térmica e acústica. O elemento mais eletricamente condutor é a prata , seguido pelo cobre e ouro. A prata também tem a maior condutividade térmica de qualquer elemento e a maior refletância de luz.

Para mensurar a CE, geralmente são utilizados o sistema de indução eletromagnética e o de contato direto (RHOADES & CORWIN,1984). A indução eletromagnética é uma técnica para medir a condutividade elétrica em solos sem contato com o mesmo, sendo um método de amostragem não destrutiva.

A condutibilidade elétrica é uma das diversas propriedades físico-químicas das substâncias químicas e é explicada pela transferência de elétrons a partir da formação de íons. Esta característica é importante para classificar os materiais através do grau de condução da eletricidade (PERUZZO, 2006).

Condutores são materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.

A condutibilidade elétrica é o termo usado para definir a capacidade de condução de corrente elétrica de um material. Os itens industriais que possuem alta condutibilidade elétrica são classificados como condutores elétricos, como por exemplo, os equipamentos utilizados em sistemas de produção da energia.

O pH indica a concentração de íons hidrogênio (H+) presentes em uma determinada solução. A Condutividade Elétrica é uma medida de estimativa de total de sólidos dissolvidos. Os sais dissolvidos e ionizados presentes na água são capazes de conduzir corrente elétrica.

Um alto valor de condutividade indica que o material é bom condutor de calor, enquanto um valor baixo indica que o material é um mal condutor de calor ou um isolante.

Para consumo humano, uma água mineral precisa ter uma condutividade dentro da faixa entre 50 e 500 uS/cm.

Quanto mais ácido ou básico for o pH, mais íons existem. Quanto mais íons, maior a condutividade elétrica. Portanto, quanto mais ácido ou básico for seu solo, maior será a condutividade.

Podemos encontrar o valor da condutividade elétrica por meio da sua relação com a resistividade elétrica e por meio da segunda lei de Ohm. Bons condutores de eletricidade costumam ser bons condutores térmicos.