Como calcular a chance de ter gêmeos?

Perguntado por: lfogaca7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Qual a probabilidade de ter gêmeos? A probabilidade de uma gestação gemelar está atrelada a fatores como a idade da tentante, sua reserva ovariana, histórico familiar, entre outros. Estima-se que, de maneira natural, as chances de engravidar de gêmeos variam de 1,5% a 3%.

Número de filhos: gêmeos são mais comuns em mulheres que já engravidaram mais vezes e têm famílias grandes. Raça: mulheres negras são mais propensas a conceber gêmeos do que as mulheres brancas. As asiáticas são as menos propensas a conceber gêmeos.

Em resumo: Não podemos determinar dentro de uma família quem irá ter gêmeos dizigóticos, mesmo que já tenham gêmeos na família, então não é verdade que o nascimento de gêmeos pula uma geração.

De acordo com a doutora na fase fértil, as chances de gestação gemelar são pequenas, mas elas aumentam quando há casos na família da mãe, isto é, irmãos, tios, avós e irmãos dos avós maternos. “A chance de se ter uma gravidez gemelar está sim muito ligada a genética, principalmente do lado materno.

A gravidez gemelar acontece quando o ovário libera mais de um óvulo e cada um deles é fecundado por um espermatozoide (gêmeos não idênticos ou bivitelinos) ou então quando apenas um óvulo é fecundado por um espermatozoide e se divide, originando dois embriões (gêmeos idênticos ou univitelinos).

Dizem que a gravidez de gêmeos “pula uma geração”: mito ou fato? – Não há motivos concretos para crer nisso – afirma o pesquisador. – Não há nenhuma evidência científica, teórica ou prática, de que isso seja verdade.

Mulheres entre 36 e 39 anos podem ter até 3 três embriões transferidos; – Mulheres com idade superior a 40 anos o limite é de 4 embriões transferidos. Cabe também ao médico especialista, junto com o casal, avaliar as possibilidades de acordo com o diagnóstico e perfil da paciente e tomar uma decisão conjunta.

É muito comum eles nascerem antes de completar as 40 semanas. Não é regra, mas gêmeos costumam nascer por volta da 36ª e 37ª semana. Trigêmeos chegam entre a 30ª e a 34ª. E os quadrigêmeos podem vir ainda mais cedo, entre a 28ª e a 32ª semana.

Existem mamães que tem gravidez múltipla sem ter casos de gêmeos na família, há uma série de outros fatores que influenciam na formação de gêmeos, dentre elas: – A idade da mãe. Mulheres de 35 a 40 anos têm maior chance de ter uma gravidez de múltiplos.

Tipos de Gêmeos

  1. Gêmeos Univitelinos. Gêmeas univitelinas. Os gêmeos univitelinos (monozigóticos) ou verdadeiros são aqueles que nascem idênticos e, portanto, são sempre do mesmo sexo. ...
  2. Gêmeos Bivitelinos. Gêmeos bivitelinos.

Na gravidez comum, o nível do hormônio costuma chegar a até 7.340 mlU/ml nas primeiras 5 semanas, e em 86.500 mlU/ml em 6 semanas. Já na gravidez gemelar, o índice pode alcançar os 10.276 mlU/ml e 121.100 mlU/ml nos mesmos períodos.

Mas, normalmente, varia entre 30 a 60 minutos.

Na última semana foi finalizada a lei de auxílio natalidade especial para famílias com filhos gemelares – Lei Nº 3810/2020, que prevê aos pais de múltiplos solicitarem ajuda financeira de 20% de salário mínimo por criança. Para ter acesso, as famílias devem cumprir alguns critérios, com renda e estudo social.

Mulheres grávidas de gêmeos ou múltiplos têm níveis elevados de hCG. O nível elevado de hCG também pode ser o motivo por que algumas mulheres grávidas de gêmeos sofrem com enjoos matinais graves, em comparação com as mulheres grávidas de apenas um bebê.

Veja abaixo os principais sintomas que podem indicar uma gravidez gemelar:

  1. Níveis elevados de HCG.
  2. Tamanho maior do ventre para a idade gestacional.
  3. Vômitos e enjôos matinais mais frequentes.
  4. Intolerância alimentar.
  5. Cansaço extremo.
  6. Maior sensibilidade mamária.
  7. Micção mais frequente.
  8. Maior frequência cardíaca em repouso.

Os irmãos Alfredo Antonio e Aylin Yolanda Trujillo nasceram com apenas 15 minutos de diferença, mas Alfredo veio ao mundo em 31 de dezembro de 2021 e Aylin, em 1º de janeiro de 2022. Uma maternidade na Califórnia, nos Estados Unidos, registrou um raríssimo caso de gêmeos que nasceram em dias, meses e anos diferentes.

Ter histórico de gêmeos na família
Todas as mulheres têm a mesma chance de engravidar de gêmeos idênticos, porque esse processo ocorre de maneira aleatória, quando o zigoto se divide. Entretanto, quando a mulher ao ovular libera dois óvulos, isso é uma característica que possui um fator hereditário.

Dicoriônica-diamniótica: gêmeos que possuem placenta e bolsa amniótica próprias. Podem ser fraternos ou idênticos. Monocoriônica-diamnióticas: gêmeos que compartilham placenta, porém tem diferentes bolsas amnióticas. São gêmeos idênticos.

O gêmeo mais velho é aquele que nasce primeiro . Não importa se os gêmeos nascem de parto normal ou cesariana; o primeiro a sair do útero é considerado o mais velho. Este pode ser o bebê que foi rotulado como bebê A durante os ultrassons, mas pode não ser se o outro conseguir sair primeiro.

4 semanas de gestação: entre 5 e 426 mIU/ml.

Valores de referência do Beta-hCG
Gestações de 3 semanas: entre 5 e 50 mlU/ml. Gestações de 4 semanas: entre 5 e 426 mlU/ml. Gestações de 5 semanas: entre 18 e 7.340 mlU/ml.