Como calcular a carga de um íon?

Perguntado por: emata . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

A carga elétrica do íon corresponde à diferença entre o número de prótons (cargas positivas) e elétrons (cargas negativas). Por exemplo, se um cátion apresenta a carga 1+, quer dizer que ele perdeu um elétron.

O íon é um átomo ou grupo atômico eletricamente carregado, ou seja, com uma rede de carga positiva ou negativa, com mais elétrons que prótons (carga negativa) ou com menos elétrons que prótons (carga positiva). Íons podem ser identificados com os sinais +, -, 2-, 2+...

Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.

Um cátion é um elemento químico ou até mesmo uma molécula, que perdeu elétrons para outro átomo, passando a apresentar mais prótons do que elétrons e, com isso, adquirindo carga positiva. O número de oxidação dos cátions varia de 1 a 4 elétrons que podem ser doados a outro elemento químico.

Carga formal = V - (L + ½ S)
L = quantidade de elétrons presentes nos pares isolados (não ligantes) do átomo na estrutura; S = quantidade de elétrons compartilhados pelo átomo na estrutura.

A fórmula eletrônica, também conhecida como fórmula eletrônica de Lewis mostra os elementos, o número de átomos e os elétrons da camada de valência por meio de pontinhos circulando o letra do elemento.

Os íons simples são aqueles formados por um único elemento químico, enquanto o íon composto é aquele formado por dois ou mais elementos químicos, como é possível perceber nos exemplos a seguir. Íons simples: Na+, Fe3+, O2-, Cl-. Íons compostos: PO43-, SO32-, NH4+.

O ION é uma moeda virtual (criptomoeda) negociada de forma on-line que permite pagamentos através de transações sem intermediários, com um baixo custo e de forma segura. O valor do ION hoje está em $ 0,003720, convertendo este valor para reais, um ION vale R$ 0,02.

As fórmulas das ligações iônicas são a fórmula unitária (que indica a proporção dos íons no aglomerado iônico) e a fórmula de Lewis, que mostra os elétrons de valência.

Para determinar a carga mais provável, basta fazer a configuração eletrônica de cada íon e observar na camada de valência a quantidade de elétrons que faltam para atingir o octeto, quem estiver bem próximo tende a ganhar a quantidade necessária para atingir o mesmo, quem estiver um pouco distante tende a doar a ...

Os ânions, por sua vez, possuem carga negativa, pois recebem um ou mais elétrons, resultando num maior número de elétrons em relação ao número de prótons.

O número atômico é igual ao número de prótons no núcleo. Sendo assim, para conhecer o valor de Z, basta saber o número de prótons que a partícula atômica possui em seu núcleo. Por exemplo, um átomo que possui oito prótons no núcleo tem um número atômico igual a oito (Z = 8).

Classificação dos íons
A principal classificação se dá entre esses dois tipos: ânions e cátions. Quando temos um íon negativo, com aquele sinalzinho no fim da fórmula, estamos falando de um ânion. Por exemplo: Cl, O e S.

Número Atômico e Número de Massa
Note que a partir dessa expressão, pode-se calcular também: Número de prótons: Z = A - n ou P = A - n. Número de nêutrons: n = A - Z.

Cada elemento químico da tabela periódica é identificado por um número atômico, que corresponde ao número de prótons (carga positiva) do átono do elemento. Quando o átomo estiver em seu estado fundamental, o número de elétrons (carga negativa) sempre será igual ao número de prótons.

Se o átomo do elemento perder ou ganhar elétrons, ele se tornará um íon e a sua carga deve ser expressa do lado direito na parte superior: ZAXcarga. Se o átomo perdeu elétrons, ele ficará com carga positiva e é um cátion. Por outro lado, se ele ganhar elétrons, ele ficará com carga negativa e será um ânion.

Um cátion é representado pelo símbolo +, seguindo o nome do elemento. A quantidade de elétrons perdidos indica o tipo de cátion: Cátions com carga +1 são chamados monovalentes. Cátions com carga +2 são chamados bivalentes.