Como calcular a capacidade máxima de tração?

Perguntado por: scampos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Alguns manuais definem o “CMT” (Capacidade máxima de Tração) como sendo o PBT (Peso Bruto Total dele) somado à Capacidade máxima de reboque. Neste caso, é só subtrair o PBT do CMT para chegar ao resultado buscado.

O que é Capacidade Máxima de Tração (CMT)?
A sigla CMT se refere ao peso máximo que a unidade de tração pode tracionar. Isso inclui o PBT da unidade de tração, que é limitado pelas condições de geração e multiplicação do momento de resistência dos elementos e força que compõem a transmissão.

A capacidade de carga corresponde ao peso máximo que um veículo consegue suportar sem que o funcionamento de seus componentes seja comprometido, garantindo a segurança da carga, do motorista e do próprio meio de transporte.

A capacidade máxima de tração (ou CMT) é uma medida que indica o peso máximo que um veículo é capaz de tracionar, indicado pelo fabricante, baseado em condições sobre suas limitações de geração e multiplicação de momento de força e resistência dos elementos que compõem a transmissão.

A força de tração é aplicada sobre cordas ou fios. A sua intensidade pode ser determinada por um dinamômetro. Quando puxamos um objeto por meio de uma corda, estamos, na verdade, transmitindo força ao longo dessa corda até a extremidade oposta.

CMT - Consórcio Metropolitano de Transportes. O Consórcio Metropolitano de Transportes, fundado em 2004, é formado por 45 empresas de ônibus que operam em 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Utilize a fórmula: ALTURA x LARGURA x COMPRIMENTO x (UNIDADES, EM CARGAS FRACIONADAS) x 300 (FATOR).

O CMT (Capacidade máxima de Tração) é a carga máxima sugerida pelo fabricante do caminhão. Mostra a capacidade máxima de tração e o peso máximo que um veículo pode puxar.

Alguns manuais definem o “CMT” (Capacidade máxima de Tração) como sendo o PBT (Peso Bruto Total dele) somado à Capacidade máxima de reboque. Neste caso, é só subtrair o PBT do CMT para chegar ao resultado buscado.

10 toneladas

De acordo com a legislação brasileira de trânsito, o peso máximo permitido por eixo para veículos rodoviários é de 10 toneladas. É importante observar que essa regra pode ser diferente para outros tipos de veículos, como caminhões, ônibus, entre outros.

Mudança na lei
A proposta, sancionada em outubro de 2021, determina que veículos específicos de peso bruto igual ou inferior a 50 toneladas devem ser fiscalizados seguindo a tolerância de 5% referente a apenas os limites de Peso Bruto Total (PBT) ou Peso Total Bruto Combinado (PBTC), como no caso de reboque.

Para determinar a capacidade máxima produtiva de uma empresa, é preciso dividir a capacidade disponível pelo potencial de saída.

É a quantidade máxima que uma unidade produtiva pode produzir durante a jornada de trabalho disponível, sem levar em consideração qualquer tipo de perda.

Em linhas gerais, a sigla PBT tem o significado de Peso Bruto Total em um determinado veículo de carga. Ou seja, representa a capacidade máxima suportada por um veículo de transporte. O cálculo do número do Peso Bruto Total é feito através da soma do peso do veículo + peso da carroceria + peso da carga.

Carreta (3 eixos): 41,5 toneladas; Carreta cavalo trucado: 45 toneladas; Bitrem: 57 toneladas; Rodotrem: 74 toneladas.