Como calcular a base média do trapézio?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

O valor da base média é igual à semi-soma das bases do trapézio, isto é, , onde “B” é a medida do comprimento da base maior e “b” é a medida do comprimento da base menor do trapézio.

Propriedade: Dado um triângulo qualquer, a base média com extremos nos pontos médios de dois lados desse triângulo é paralela ao terceiro lado e a sua medida é igual à metade da medida desse terceiro lado.

Os lados paralelos do trapézio recebem o nome de bases, sendo o lado maior chamado de Base maior e o lado menor chamado de base menor.

As bases do trapézio pela área

  1. A área do trapézio será expressa por A = (B + b) . h / 2.
  2. Assim podemos descobrir a base maior B ou a base menor b ao manipular a fórmula.

A área do trapézio é a soma das bases vezes a altura dividido por dois. Para calcular a área de um trapézio qualquer, somamos os comprimentos da base maior com o da base menor, multiplicamos o resultado da soma pela altura do trapézio e dividimos o produto por dois.

Por exemplo, se aparecer um trapézio de altura 5 cm com bases de 8 cm e 3 cm, teremos 11 cm como a soma das bases, certo? Dividindo esse valor por dois, conseguimos 5,5 que, em seguida, deve ser multiplicado pela altura da figura. Como resultado, teremos 27,5 cm².

Considerado um elemento da Geometria Plana , o trapézio é uma figura composta por quatro lados, sendo dois deles paralelos entre si e chamados de bases.

Podemos encontrar o perímetro de um trapézio somando os comprimentos de todos os seus lados, e podemos encontrar sua área somando suas bases, multiplicando por sua altura e dividindo por 2.

A base de cálculo funciona juntamente com a alíquota, com a função de determinar o valor a ser pago por determinado tributo. Em resumo, a diferença entre as duas é que a base de cálculo é o valor total do bem tributado. Já a alíquota, é a porcentagem ou valor fixo do custo total do bem tributado.

Podemos escrever: a área de uma região triangular é dada pela metade do produto da medida base pela medida da altura correspondente.

O trapézio possui quatro lados e, por isso, é um quadrilátero, sendo que dois deles são paralelos entre si e os outros dois não. Os lados paralelos são conhecidos como bases do trapézio, sendo assim, ele possui uma base maior e a outra menor, de acordo com a medida de cada uma delas.

Qual é a área de um trapézio isósceles que possui base maior medindo 32 cm, base menor medindo 20 cm e altura igual a 8 cm? A) 168 cm².

A menor distância entre as bases é chamada de altura do trapézio.

A medida dos ângulos internos da base menor é igual a 50°.

A área do triângulo é igual à medida da sua superfície. Para calcular área de um triângulo qualquer, o método mais comum é multiplicar o comprimento da base e da altura e dividir por dois.

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

1º passo: somar as bases. 2º passo: multiplicar o resultado da soma das bases pela altura do trapézio. 3º passo: dividir o resultado da multiplicação por dois.

O perímetro de uma figura plana é igual à soma do comprimento de todos os lados dela. Assim, ainda que exista fórmula para algumas figuras planas, basta lembrar que a soma dos seus lados resulta no seu perímetro.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).