Como calcular a base de um triângulo?

Perguntado por: rlancastre . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A base do triângulo é igual ao maior lado do retângulo, e a altura é igual ao menor lado do retângulo.

Isso é feito através da seguinte fórmula: s = (a+b+c) / 2. Desse modo, para um triângulo com lados a = 4, b = 3 e c = 5, s = (4+3+5) / 2.

Por isso vale ressaltar que a base de um triângulo não é somente a que estiver “apoiada ao chão”. Podemos escolher qualquer lado como base. Se o triângulo for retângulo (um de seus ângulos mede 90°), a altura será igual a um de seus catetos, desde que a base seja o outro cateto.

A área da base (AB) de um prisma depende do polígono que a compõe. Como em um prisma temos duas faces paralelas e congruentes, a área da base é dada pela soma das áreas dos polígonos paralelos, isto é, duas vezes a área do polígono.

Área do Triângulo Equilátero
Nessa categoria de triângulo, a altura (h) divide o triângulo em dois triângulos, dessa forma, a base l deverá ser representada por l/2.

Assim, conhecendo as medidas de dois lados do triângulo, é possível calcular o valor do terceiro lado. O teorema de Pitágoras diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa.

A base é fácil, já que corresponde ao único lado de medidas diferentes da forma.

  1. Por exemplo: em um triângulo isósceles de lados que meçam 5, 5 e 6 cm, a base é o lado de 6.
  2. Se o triângulo tiver lados iguais (equilátero), qualquer um deles pode ser a base.

O triângulo retângulo possui dois lados que formam 90° entre si (os catetos) e um terceiro lado, oposto ao ângulo de 90° (a hipotenusa). A área do triângulo retângulo é metade do produto entre a base e a altura. Se um dos catetos for a base do triângulo, a altura será o outro cateto.

Em um triângulo qualquer, o quadrado da medida de um lado é igual a diferença das soma dos quadrados das medidas dos outros dois lados e o dobro do produto das medidas desses lados pelo cosseno do ângulo formado por estes lados.

Em qualquer triângulo, inclusive o escaleno, a área é dada por b×h2, em que b é a medida da base e h é a medida da altura do triângulo.

As bases são substâncias comuns na natureza e em nosso cotidiano. Por exemplo, elas estão presentes em várias frutas como caju, bananas e caquis verdes. Existem também vários produtos fabricados em laboratório e em indústrias que têm as bases inorgânicas como principais constituintes.

Bases são compostos antagônicos aos ácidos, neutralizando-os. Segundo Arrhenius, aumentam a concentração de ânions hidróxido em solução. Apresentam pH maior que 7. Cristais de hidróxido de sódio (NaOH), um de seus usos é na preparação de sabão.

A realização passa pela capacidade de se achar o equilíbrio entre as três bases de uma vida completa: Saúde, Família e Trabalho.

Qual é a medida da base de cada um dos triângulos? Resposta: A altura relativa ao lado de medida diferente coincide com a mediana no triângulo.

Considere um triângulo retângulo em que os catetos medem a e b e a hipotenusa mede c. O teorema de Pitágoras determina que o quadrado da medida da hipotenusa (c2) é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos (a2+b2). Portanto, a fórmula do teorema de Pitágoras é c2=a2+b2.

A base maior é representada pela letra “B”, a base menor é representada pela letra “b”. A altura da figura é representada pela letra “h” . Para calcular a área de um trapézio basta somar a base maior e base menor, multiplicar pela altura e depois, basta dividir o resultado por dois.

Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).

O triângulo isósceles possui como principal característica dois lados congruentes, ou seja, possui dois lados iguais. Isso implica a presença de dois ângulos internos congruentes, e eles recebem o nome de ângulos da base.

A área de um retângulo pode ser calculada por meio da fórmula A = b·h, em que b é a base (ou largura) e h é a altura (ou comprimento). Utilizando a fórmula A = b·h, substitua os valores e proceda como na solução de equações do primeiro grau. h = 4,14 metros.