Como calcular a área total de um terreno?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Tomemos como exemplo um terreno que conte com 8 metros de largura e com 15 metros de comprimento. Para que possamos saber a área de um terreno, isto é, quantos metros quadrados esse terreno tem, basta que multipliquemos os dois valores, de largura e de comprimento, sendo, nesse caso, 8x15.

A área desse polígono irregular pode ser calculada multiplicando-se a sua base pela sua altura.

20X20 duzentos e cinquenta metros quadrados.

Como calcular o metro quadrado? O cálculo do m² consiste em multiplicar largura por comprimento. Assim, você tem o resultado. Por exemplo, uma sala com paredes de 5 m de largura por 8 m de comprimento terá 40 m² – já que 5 vezes 8 é igual a 40.

Assim, a área construída é a soma da área de todos os pavimentos de uma edificação, calculada usando a metragem do perímetro externo. Se você medir o perímetro externo de uma casa de 10 metros de largura por 30 de comprimento, por exemplo, terá 300 metros quadrados de área construída.

Terrenos medindo 12 x 25 metros (12 de frente e 25 de comprimento) ou 300 metros quadrados são muito comuns de encontrar.

Com 600 m2 (20x30)...

- Terreno medindo 12x40 metros quadrados; - Totalizando 480 metros quadrados.

Observe os passos para a fórmula do metro quadrado
Basicamente, deve-se multiplicar a largura pelo comprimento. Por exemplo: se uma sala tem um piso de 4 metros de largura por 6 de comprimento, a área resultante será de 24 metros quadrados.

Para obter a área da diferença entre duas figuras, basta calcular a área de duas figuras e subtrair as áreas encontradas. Geralmente, as figuras cujas áreas devem ser subtraídas encontram-se uma no interior da outra, e a área pedida é referente à parte interna da figura maior e externa da figura menor.

Em um terreno retangular, por exemplo, é preciso multiplicar o comprimento pela largura. Veja um exemplo a seguir de um terreno no formato de um retângulo com 20 m de largura e 25 m de comprimento: 20 m x 25 m (largura x comprimento) = 500 m²

TERRENO 10X25 = 250M² - JD.

Um terreno com 200 metros quadrados com 10x20 metros de dimensão, com inclinação de 3 metros, ideal para Garagem Subterrânea...

O desenho do terreno acima possui 200 m², ou seja, dentro de toda a área acima representada cabem 200 “quadrados” medindo 1m de comprimento e 1m de largura cada.

Ou seja, para calcular a área total de uma casa, você precisa: Medir a largura e comprimento do terreno. Medir a largura e comprimento da casa, considerando as paredes e divisórias. Subtrair a área construída da área total do terreno.

A planta está distribuída em uma área de terreno de 10×15 metros, ou seja, um terreno de 150 m2 .

Para começar, encontre a medida da largura e do comprimento do terreno ou lote em questão. Em seguida, multiplique os valores entre si, e chegará ao metro quadrado. Há terrenos e lotes que custam R$400,00 por m², outros custam R$1.200,00 ou mais por metro quadrado.

Geralmente, a área construída é medida em metro quadrado (m²). É importante notar que, na hora de avaliar o que é considerado área construída, não são incluídas áreas ao ar livre, como pátios, varandas, terraços ou jardins. Isso porque essas partes não possuem teto e não são habitáveis.

Somatório das áreas de construção de todos os edifícios existentes ou previstos numa porção delimitada de território.

Em geral, a Inscrição Municipal (IPTU) do imóvel contém a informação sobre a área do imóvel que deverá ser informada na ficha de “Bens e Direitos”.

Mede 375,00m2 sendo 15x25.