Como calcular a área de um triângulo retângulo Isosceles?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

O cálculo da área do triângulo isósceles não se difere em relação à área dos outros triângulos, então, ela é calculada pelo produto entre a base e a altura dividido por 2.

Triângulo isósceles é um polígono que apresenta três lados, sendo dois deles congruentes (mesma medida). O lado com medida diferente é chamado base do triângulo isósceles. O ângulo formado pelos dois lados congruentes é chamado ângulo do vértice. são os ângulos da base e possuem a mesma medida.

A altura de um triângulo isósceles é a distância perpendicular da base ao vértice oposto. Para calcular a altura, podemos usar o teorema de Pitágoras e derivar uma fórmula que depende do comprimento da base e do comprimento de um dos lados congruentes.

Triângulo retângulo
Um triângulo é chamado retângulo quando tem um ângulo reto, ou seja, de 90º. Em particular, a medida de seus lados obedecem o Teorema de Pitágoras: a² + b² = c², onde c é o maior lado e lado oposto ao ângulo reto.

A área do triângulo é igual à medida da sua superfície. Para calcular área de um triângulo qualquer, o método mais comum é multiplicar o comprimento da base e da altura e dividir por dois.

Podemos encontrar o perímetro de um triângulo isósceles somando os comprimentos de seus três lados, e podemos encontrar sua área multiplicando o produto de sua base e altura pela metade.

Os ângulos são iguais por que os lados são iguais. O valor deles é 60 graus por que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180 graus.

O cálculo da hipotenusa é enunciado pelo Teorema de Pitágoras, que diz: “A hipotenusa é igual à raiz quadrada da soma dos catetos ao quadrado”.

Para calcular o perímetro de um triângulo isósceles, basta realizar a soma dos seus lados.

Um triângulo que possui dois lados com medidas iguais recebe o nome de triângulo isósceles. O lado restante, que não foi observado ou que é diferente, é comumente chamado de base.

Todo triângulo escaleno tem os lados, dois a dois, de medidas diferentes; consequentemente os seus ângulos internos têm medidas diferentes. É claro que um triângulo retângulo pode ter os catetos de mesma medida; trata-se de um triângulo retângulo e isósceles.

A base pode ser qualquer lado do triângulo – no triângulo isósceles a base é sempre o lado menor -, a soma dos ângulos internos do triângulo sempre dará o resultado de 180° e a soma do lado externo dará 360°.

dividido por 2 Essa é a fórmula galera de novo lado vezes lado vezes o seno desse ângulo que tá compreendido entre esses dois lados tudo isso dividido por 2 Essa é a forma do cálculo da área de.

Se um triângulo possui dois lados congruentes, ele também tem os dois ângulos da base congruentes. Logo, esse é um triângulo isósceles; Se um triângulo possui dois ângulos congruentes, os dois lados opostos a esses ângulos são congruentes. Logo, esse é um triângulo isósceles.

Fórmula do teorema de Pitágoras
Considere um triângulo retângulo em que os catetos medem a e b e a hipotenusa mede c. O teorema de Pitágoras determina que o quadrado da medida da hipotenusa (c2) é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos (a2+b2). Portanto, a fórmula do teorema de Pitágoras é c2=a2+b2.