Como calcular a área de um retângulo irregular?

Perguntado por: adias . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Um retângulo é um polígono irregular, pois seus lados são dois a dois diferentes, ou seja, o valor da medida da base é sempre diferente do valor da medida da altura. A área desse polígono irregular pode ser calculada multiplicando-se a sua base pela sua altura.

O perímetro do retângulo é calculado somando todas as medidas dos lados do retângulo.

Entendemos por loteamento irregular o terreno que tem registro no Cartório de Registro de Imóveis, mas não cumpre com todos os requisitos que são estabelecidos pela Prefeitura local para aquela área.

Para calcular a área de qualquer triângulo, basta calcular o produto entre o comprimento da base e o da altura e dividir por dois: Exemplo: Calcule a área de um triângulo que possui base medindo 30 cm e altura medindo 22 cm.

Soma-se a frente e o fundo e divide-se por 2. Soma-se os lados e divide por 2. Com ambos resultados agora multiplicar que encontrara a área em m².

Fórmula para Calcular a Área do Quadrado#
Como o quadrado tem lados com medidas iguais, basta pegarmos a medida de um de seus lados e elevarmos ao quadrado. No cálculo da área desse polígono, utilizamos a fórmula da área, A = b . h, dessa forma um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).

O cálculo do m² consiste em multiplicar largura por comprimento. Assim, você tem o resultado. Por exemplo, uma sala com paredes de 5 m de largura por 8 m de comprimento terá 40 m² – já que 5 vezes 8 é igual a 40. Para entender como calcular o metro quadrado de forma bem precisa, listamos as etapas a serem seguidas.

Some a metragem da frente com a dos fundos e divida por 2 e depois some a metragem dos lados e divida por 2. Multiplique estes 2 valores e terá a metragem quadrada do terreno.

Como tem dois lados iguais e um lado diferente, para calcular o perímetro só temos que multiplicar o comprimento do lado que se repete por 2, e depois somar o comprimento do lado diferente.

É a medida correspondente ao produto da base pela altura
A área do retângulo é o valor equivalente à medida do espaço ocupado pela figura geométrica, um quadrilátero que possui dois lados maiores com medidas iguais e os outros dois lados com as medidas também equivalentes.

Polígono regular e irregular
Um polígono pode ser classificado como regular quando ele possui todas os ângulos e lados congruentes. Ser congruente significa possuir a mesma medida. O triângulo equilátero e o quadrado são exemplos. Quando pelo menos um dos lados é diferente, o polígono é irregular.

Se você foi enganado e comprou um imóvel em loteamento irregular ou clandestino, o contrato de compra e venda pode ser anulado, com a devolução das parcelas pagas. Procure imediatamente o Procon ou o Ministério Público para discutir o caso com o Promotor de Justiça.

Através de uma consulta ao CEDI (Cadastro de Edificações do Município) é possível emitir o histórico da Edificação. É este documento que comprova a situação da edificação e diz se ele está regular ou irregular. Você precisará informar o número do contribuinte (SQL – Setor Quadra Lote).

Some a metragem de frente e fundo e divida por 2. Depois some a metragem do lado direito e do lado esquerdo e divida por 2. multiplique os resultados. Assim terá a metragem total.

Para calcular a área do triângulo escaleno utilizamos a fórmula da área de um triângulo qualquer, ou seja, multiplicamos o comprimento da base pelo comprimento da altura e dividimos por 2.

Para calcular a área de um trapézio qualquer, somamos os comprimentos da base maior com o da base menor, multiplicamos o resultado da soma pela altura do trapézio e dividimos o produto por dois.

Quando conhecemos dois de seus lados, é possível encontrar o terceiro lado pelo teorema de Pitágoras. Essa relação diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa. O teorema de Pitágoras relaciona os três lados do triângulo retângulo.

Basta multiplicar seus lados Exemplo terreno 5x25 Tem 125 metros.