Como calcular a área de um quadrilátero irregular?

Perguntado por: ecaldeira8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A área desse polígono irregular pode ser calculada multiplicando-se a sua base pela sua altura.

Os quadriláteros que não possuem lados paralelos são chamados de quadriláteros irregulares.

O perímetro de um polígono é dado pela soma das medidas dos seus lados. É possível usar essa propriedade para todo polígono, uma vez que os lados dos polígonos sempre serão segmentos de reta. O perímetro do quadrilátero a seguir, com lados medindo 2 cm, 3 cm, 5 cm e 6 cm, possui perímetro igual a 2 + 3 + 5 + 6 = 16 cm.

Noberto Imobiliária & Administradora. Para o cálculo soma-se a frente e fundo, dividi-se por 2. Somar os lados e dividir por 2. Com ambos resultados agora multiplicuar que encontrará a área em metros quadrados.

Entendemos por loteamento irregular o terreno que tem registro no Cartório de Registro de Imóveis, mas não cumpre com todos os requisitos que são estabelecidos pela Prefeitura local para aquela área.

Para fazer o cálculo da área do quadrado é necessário realizar o produto entre dois lados. Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).

Some a metragem de frente e fundo e divida por 2. Depois some a metragem do lado direito e do lado esquerdo e divida por 2. multiplique os resultados. Assim terá a metragem total.

Um quadrilátero é definido como uma forma bidimensional com quatro lados, quatro vértices e quatro ângulos. Existem dois tipos principais: côncavo e convexo. Também há várias subcategorias de quadriláteros convexos, como trapézios, paralelogramos, retângulos, losangos e quadrados.

Para calcular a área de qualquer triângulo, basta calcular o produto entre o comprimento da base e o da altura e dividir por dois: Exemplo: Calcule a área de um triângulo que possui base medindo 30 cm e altura medindo 22 cm.

Área do hexágono irregular
Para calcularmos a área de um hexágono irregular, iremos procurar polígonos regulares dentro dele, calcular a área desses polígonos menores e, por fim, somar tudo para obter a área do hexágono.

Soma-se a frente e o fundo e divide-se por 2. Soma-se os lados e divide por 2. Com ambos resultados agora multiplicar que encontrara a área em m².

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

Para determinar o perímetro de um polígono irregular, basta encontrar o total de comprimento dos lados. Para isso, some todos os valores que você anotou. Por exemplo: se os lados do polígono medem 4, 4, 3 e 3 unidades, o total seria de 14 centímetros (o perímetro da forma).

A área do quadrilátero então é a soma da área dos dois triângulos. Este quadrilátero ABCD pode ser dividido nos triângulos ABC e ADC. Área de ABC = |5| / 2 = 2,5. Então a área de ABCD é 2,5 + 3 = 5,5.

Os quadriláteros regulares são chamados de paralelogramos e possuem uma característica geral. Por isso costumamos definir assim: Paralelogramo É o quadrilátero regular que possui lados opostos iguais e paralelos.

Se você foi enganado e comprou um imóvel em loteamento irregular ou clandestino, o contrato de compra e venda pode ser anulado, com a devolução das parcelas pagas. Procure imediatamente o Procon ou o Ministério Público para discutir o caso com o Promotor de Justiça.