Como calcular a área de um quadrado?

Perguntado por: imarinho . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

Como calcular a área do quadrado? Multiplicamos o comprimento da sua base pela sua altura. Como, no quadrado, a base e a altura possuem a mesma medida, a área do quadrado pode ser calculada pelo quadrado do lado.

Exemplo 1. O lado de um quadrado mede 8 cm. Agora calcule sua área. A área desse quadrado será de 64cm.

Medida correspondente ao espaço interno
Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).

Uma vez que todos os quadrados têm lados iguais, você pode multiplicá-los. Se um lado for 20 cm, é só achar o quadrado de 20 para encontrar a área. 20x20=400 cm.

Como o cubo é formado por seis quadrados congruentes, então, a área total do cubo é seis vezes a área de sua base.

Calculando o perímetro do quadrado
Dispondo do valor dos quatros lado da figura geométrica, o perímetro do quadrado pode ser obtido por meio de duas fórmulas, sendo: P = L + L + L + L ou P = 4 x L.

Calcular o perímetro de um quadrado é muito fácil, já que todos os seus lados são iguais. Você já sabe que o perímetro é a soma da medida de todos os contornos de uma figura geométrica bidimensional. Para determinar o perímetro de um quadrado, basta multiplicar o valor de um de seus lados (L) por 4: P = L .

5. Um quadrado com perímetro igual 24 cm tem área igual 24 cm².

Calcular a área de um quadrado é bem simples, já que ele possui 4 lados iguais. Área é igual a medida do lado ao quadrado. Ou também: A = L × L, que é a mesma coisa.

A área da base (AB) de um prisma depende do polígono que a compõe. Como em um prisma temos duas faces paralelas e congruentes, a área da base é dada pela soma das áreas dos polígonos paralelos, isto é, duas vezes a área do polígono.

A área do quadrado é 25.

Exemplos: Encontre a área de um quadrado de 20 m de lado: Como se trata de um quadrado e sabemos a medida do lado, podemos usar a fórmula . Portanto, a área do quadrado será 400 m².

O cálculo do m² consiste em multiplicar largura por comprimento. Assim, você tem o resultado. Por exemplo, uma sala com paredes de 5 m de largura por 8 m de comprimento terá 40 m² – já que 5 vezes 8 é igual a 40. Para entender como calcular o metro quadrado de forma bem precisa, listamos as etapas a serem seguidas.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).

O volume do cubo é igual ao comprimento da aresta elevado a 3, ou seja, V = a³.

O volume de um cubo depende da medida de sua aresta, consideramos apenas uma medida, pois o cubo possui todas as arestas de tamanhos iguais e seu volume é apresentado pela expressão V = a³, onde a corresponde à medida da aresta.

Ambos são utilizados para medir uma figura em duas dimensões, porém focam em aspectos diferentes. Por exemplo: Área: se refere à medida total que uma figura ocupa no plano; Perímetro: é a soma dos tamanhos dos segmentos de reta, ou seja, dos lados da figura.

A fórmula da área do quadrado é L x L. Se todos os lados medem 40 cm, então fazemos a conta de 40 x 40, que dá o resultado de 1600 cm².

A área equivale ao tamanho da superfície, e o perímetro o resultado da soma dos seus lados. Em geral, para encontrar a área multiplica-se a base das figuras pela altura (h). Já no perímetro soma-se os segmentos de reta que compõem o contorno (lados).