Como calcular a área de projeção da edificação?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

De acordo com o RTQ-C a área de projeção da cobertura é a “área da projeção horizontal da cobertura, incluindo terraços cobertos ou descobertos e excluindo beirais, marquises e coberturas sobre varandas – esta última, desde que fora do alinhamento do edifício.”. Portanto deve ser utilizada a área total de cobertura.

PROJEÇÃO HORIZONTAL - Toda a área coberta da edificação, excluídas as áreas em balanço, como as varandas, sacadas e saliências.

Como fazer a projeção de resultados?

  1. Verifique o histórico do negócio. Você quer fazer uma projeção de resultados bem próxima da realidade, certo? ...
  2. Observe a economia do país. ...
  3. Faça uma lista com as ações planejadas. ...
  4. Use a concorrência como referência. ...
  5. Simplifique o máximo possível. ...
  6. Acompanhe os resultados.

Projeção é um termo que designa o ato de projetar, sendo que esse aplicado em diferentes contextos. Se pode falar em projeção de imagens, projeção na economia, entre outras.

Área construída: Soma da área de todos os pavimentos de uma edificação calculada pelo seu perímetro externo.

Resumindo, a área total de uma edificação, como o próprio nome já diz, é o total das áreas da mesma. Em alguns casos essa definição até gera uma confusão: alguns empreendimentos apresentam um imóvel com a sua área total, e não com a sua área privativa.

Corresponde à área total que poderá ser construída no limite desse terreno de acordo com parâmetros, como o recuo, por exemplo. Diferente da taxa de ocupação, calcular o coeficiente de aproveitamento inclui os pavimentos.

Para saber a área construída de uma casa são levadas em conta as áreas de todos os pavimentos considerados cobertos. Por exemplo, se sua casa tem dois andares e mais um abrigo para carro a área construída será a soma do abrigo + a área do pavimento térreo + a área do pavimento superior.

Como calcular uma área? Para calcular área de uma superfície, o comum é multiplicar o valor da base (b) pela altura (h) do objeto.

Tomemos como exemplo um terreno que conte com 8 metros de largura e com 15 metros de comprimento. Para que possamos saber a área de um terreno, isto é, quantos metros quadrados esse terreno tem, basta que multipliquemos os dois valores, de largura e de comprimento, sendo, nesse caso, 8x15.

Basicamente, para entender o que é área construída, você pode considerar todos os espaços com pisos e coberturas dentro de um imóvel. Então, por exemplo, se a casa possui dois andares e uma garagem coberta, sua área construída será a soma do térreo, do segundo andar e da garagem.

Trata-se da área que sua construção ocupa no terreno. Medida em porcentagem, você encontra a máxima TO do seu lote no código de obras disponibilizado pela prefeitura da sua cidade. Por exemplo, se um terreno de 100 m² possui TO máximo igual a 60%, a área de sua implantação no lote será de no máximo 60 m².

Para fazer o cálculo da taxa de ocupação basta somar o total construído do primeiro pavimento com a área excedente dos outros pavimentos e dividir esse valor pela área total do terreno. Por isso, saber a metragem exata do lote é a primeira informação necessária nesta conta.

Podem ser projeções planas, cônicas ou cilíndricas, quando forem utilizadas as superfícies de um plano, cone ou cilindro como base para planificar a esfera terrestre.

Para representar num plano o globo terrestre são utilizados três tipos de projeções:

  • Tipos de Projeções Cartográficas.
  • Projeção de Mercator.
  • Projeção de Gall-Peters.
  • Projeção de Robinson.

Projeções cartográficas são sistemas de coordenadas geográficas, constituídos por meridianos (semicírculo imaginário traçado de um polo da Terra a outro) paralelos (linhas imaginárias paralelas à Linha do Equador), sobre os quais pode ser representada a superfície esférica da Terra.