Como calar um manipulador?

Perguntado por: raraujo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4 / 5 13 votos

8 Regras simples para lidar com uma pessoa manipuladora

  1. 1- Lembre-se de seus direitos inalienáveis.
  2. 2- Mantenha distância dos manipuladores.
  3. 3- Não leve-o a sério.
  4. 4- Faça perguntas para testar os manipuladores.
  5. 5- Não se apresse!
  6. 6- Aprenda a dizer 'não'
  7. 7- Fale sobre as consequências para os manipuladores.

Um indivíduo manipulador sempre se desvia da culpa diante de determinadas situações e encontra justificativas para seus atos. Além disso, modifica a verdade com o intuito de parecer a vítima. Todas essas atitudes são voltadas para que você acredite na inocência dele.

A culpabilização é uma forma que o manipulador usa para que a vítima se sinta culpada ou responsável por algo. Quando o manipulador consegue infiltrar esse pensamento de culpa na mente da vítima, fica fácil de enfraquece-la e manipula-la fazendo com que ela ceda às ordens do manipulador como forma de se redimir.

A culpabilização é uma forma que o manipulador usa para que a vítima se sinta culpada ou responsável por algo. Quando o manipulador consegue infiltrar esse pensamento de culpa na mente da vítima, fica fácil de enfraquece-la e manipula-la fazendo com que ela ceda às ordens do manipulador como forma de se redimir.

A dica é se afastar, tanto quanto possível. “Não adianta discutir, porque a pessoa manipuladora cresce em cima de possibilidades argumentativas”, aponta Vieira. “Não dá para promover a conversa, porque ainda se corre o risco de entrar no jogo da pessoa”.

Quando não conseguem o que querem, manipuladores podem demonstrar comportamentos extremamente agressivos, seja através de palavras ou ações. Isso acontece porque eles não aceitam que as suas vontades não sejam atendidas e esperam que o outro faça o que for preciso para agradá-los.

De acordo com a psicóloga Adriana de Araújo, nos tornamos manipuladores porque em certos momentos de nossas vidas interpretamos situações e vivências como ameaçadoras à nossa existência. "Queremos estar sempre um passo à frente de tudo, e assumir o controle total para que nos sintamos mais seguros.

Além da ajuda psicológica, existem algumas técnicas que podem ser usados para identificar e conviver com uma personalidade manipuladora. O primeiro passo é suspeitar sobre o processo de manipulação e buscar meios de impedi-lo, o segundo é preparar sua mente para não ceder às investidas de um manipulador.

Puxar o tapete é uma expressão usada para se referir a uma traição de qualquer tipo ou quando uma pessoa é traiçoeira e tem atitudes que prejudicam alguém para se beneficiar. Se refere a trair a confiança de uma pessoa ou a uma atitude que trouxe prejuízo para quem foi pego desprevenido.

Converse diretamente com o chefe
Caso você perceba que recebeu uma “puxada” de tapete de um colega, evite tirar satisfações diretamente com ele. Isso pode agravar a situação. Em vez disso, prefira conversar diretamente com o seu superior.

“Puxa o tapete” refere-se ao fato de tirarmos o apoio ou a ajuda que damos a alguém em determinada situação. Geralmente, essa retirada de ajuda acontece sem que a outra pessoa esteja preparada. Além disso, “puxar o tapete” refere-se também, e principalmente, ao fato de fazermos algo que prejudique a outra pessoa.

A melhor maneira de neutralizar um narcisista é não ter medo dele. Esse tipo de pessoa baseia seu poder nas inseguranças e nos medos dos outros. É alguém muito atento aos pontos fracos dos outros para atacar exatamente onde machuca.

Manipulação da Realidade é o ato de manipular tudo ao seu redor que pode ser visto como real, o espaço, o tempo, a matéria, as possibilidades e mais, porém, pode variar de acordo com o manipulador e do modo como ele usa.

A Manipulação da Realidade é, como seu nome sugere, o poder de alterar, distorcer e controlar a realidade.

Aqueles que manipulam, o fazem principalmente para ganho próprio, além de apresentarem uma personalidade egocêntrica e narcisista. Essas características fazem com que a pessoa necessite se destacar em alguma forma, assim manipulando a opinião daqueles ao seu redor para se depreciar e reconhecerem a importância dela.

8 Dicas simples para não ser manipulado

  1. Conheça seus direitos fundamentais. Essa é a dica mais importante. ...
  2. Preserve seu espaço. ...
  3. Evite culpar-se. ...
  4. Coloque-o em foco. ...
  5. Use o tempo a seu favor. ...
  6. Saiba dizer um 'não' firme, mas diplomático. ...
  7. Verifique as consequências. ...
  8. Enfrente os valentões – de forma segura.

Planeje bem o que você vai dizer.
Seja breve e conciso para a pessoa não ter tempo de tentar mudar a sua opinião, implorar pelo seu perdão ou prometer que vai mudar. Além disso, você não precisa dar uma série de explicações a ela sobre os seus motivos para ir embora — isso só vai prolongar o sofrimento.