Como calar a boca de uma pessoa invejosa?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Inveja: 6 dicas para lidar com pessoas invejosas

  1. A pirâmide de Maslow. ...
  2. Tente conversar. ...
  3. Não fale sobre a sua vida pessoal e profissional. ...
  4. Sinalize a situação para os seus gestores. ...
  5. Faça terapia. ...
  6. Não mude quem você é ...
  7. Mostre ao invejoso que ele também possui qualidades.

Entenda que elas estão com inveja, ignore e ria disso. Não fique se gabando de coisas que você tem e os outros não, como seu novo iPod ou a última moda em maquiagem! Mostre suas coisas, mas não exagere. A inveja é sentimento perigoso e só funciona se você souber dosá-la.

Para os invejosos que estão on: desejo vida longa para acompanharem minhas conquistas! Pode falar de mim, porque cada dia que passa eu me fortaleço mais ainda com a sua inveja. O número dos que nos invejam confirma as nossas capacidades. Meu bem, eu sei que o sucesso nem sempre dura, mas a mediocridade não tem cura.

1) Oração para afastar inveja
"São Barnabé, grande profetizador da fé, de coração cheio de luz, bondade e coragem, santo que conseguiu reunir muitas pessoas e levar a palavra de Deus, por meio do evangelho com a plenitude do espírito santo, afaste de mim qualquer maldade, injúria, inveja, pois quero viver em paz.

O invejoso fica maquinando formas de impedir que o outro prospere, planos para comprometer a imagem do invejado e diminuir seu status. Quando a inveja se converte em patológica, pode impelir o invejoso a caluniar, perseguir e, até mesmo, desejar a morte do invejado.

A crença de que a inveja pode nos afetar fisicamente, através do famoso mau-olhado, é bastante difundida no Brasil, e até celebridades, como a cantora Lexa, têm medo de agouros.

A melhor maneira de lidar com uma pessoa invejosa é se afastando dela. Como nem sempre é possível manter distância de um familiar, a dica é mudar sua frequência de modo a não se conectar mais com a inveja do outro. Em geral, nos conectamos com a inveja quando estamos inseguros de nossos potenciais.

7 amuletos para proteção no trabalho

  1. Hamsá ou mão de Fátima. Mão de Fátima (Foto: Shutterstock) ...
  2. Pimenta. Pimenta ajuda a sugar todas as energias ruins (Foto: Shutterstock) ...
  3. Olho grego. Olho grego (Foto: Shutterstock) ...
  4. Figa. Figa afasta mau-olhado e inveja (Foto: Shutterstock) ...
  5. Alho. ...
  6. Sal grosso. ...
  7. Plantas.

Confira algumas dicas que poderão te ajudar a não sentir mais inveja dos outros:

  1. Aceite o sentimento. O invejoso não está satisfeito com suas qualidades e conquistas. ...
  2. Seja justo com você ...
  3. Seja fiel a seus valores. ...
  4. Pare de lutar contra coisas que não podem ser mudadas. ...
  5. Cuide de suas emoções.

Os ataques invejosos podem ser internalizados e destruir a autoestima, corroer o amor próprio, causar insegurança, medo, agressividade contra si mesmo e até depressão. A psicoterapia é uma ferramenta que pode ajudar a lidar com esses sentimentos gerados pela inveja.

O invejado se sente perseguido, fala muito com indiretas discursivas e agressivas, é dono da razão, acha que os elogios alheios não são sinceros, e tem a nítida percepção que todas as pessoas ao seu redor são doentes psicologicamente, costuma ter mania de perseguição.

Características das pessoas invejosas
Pessoas invejosas são mais egocêntricas, fazendo com que as conversas sempre se voltem para elas. Por isso, as suas conquistas se tornam a inveja da pessoa, porque não tem como a conquista ser dela, também.

Um dos traços mais importantes de uma pessoa que tem inveja de você é menosprezá-lo ou fazer comentários negativos sobre você na frente de outras pessoas. Você não sabe por que ela de repente teve essa atitude, mas se sente ferido internamente.

Peçamos com fé que o amor e o poder de Jesus, nos afastem de toda a inveja. Trata-se de um sentimento tão destrutivo, maléfico e mesquinho, mas que infelizmente está presente nas relações entre as pessoas. Por isso, busquemos a elevação de nossa fé.

Atualmente reconhece-se que há dois tipos de inveja: uma benigna e outra maliciosa. No caso da inveja benigna, o que é invejado é uma coisa, como o carrão novo do vizinho. Essa inveja também é conhecida como inveja branca. No caso da inveja maliciosa, a inveja é de uma pessoa e não da coisa em si.