Como cadastrar CEI no e social?

Perguntado por: agoulart . Última atualização: 27 de maio de 2023
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1 - Acesse o menu ARQUIVO, clique em FILIAIS; 1.1 - Na guia GERAL no campo TIPO INSCRIÇÃO selecione [CEI]; 1.3 - Informe o número do CEI; 1.4 - Clique no botão [Gravar].

Após a emissão do certificado não é possível incluir nenhuma informação nele, logo para acrescentar seu CEI será necessário adquirir um novo Certificado Digital de Pessoa Física.

As Empresas e o Empregador Pessoa Física poderão acessar o eSocial por meio do login do Gov.br, sendo necessário o cadastro prévio e atribuição do respectivo selo de confiabilidade no Portal Gov.br (será exigido o tipo de selo “Certificado Digital”). Ressalte-se que o cadastramento é realizado uma única vez.

Qual a diferença entre CEI e CNPJ? A principal diferença entre eles é que o CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, ou seja, as empresas. Enquanto o antigo CEI é destinado para pessoas físicas. O CNPJ é utilizado para identificar empresas junto à Receita Federal.

Acesse o sistema CAEPF no Portal e-CAC para consultar os dados completos do cadastro da atividade econômica ou acesse os outros canais para emitir ou autenticar os comprovantes.

Este cadastro é administrado pela Receita Federal e visa tornar mais eficiente a coleta, identificação e o acesso às informações relativas às atividades econômicas exercidas por pessoas físicas.

São obrigados a efetuarem matrícula no CEI quem exerce profissão que pode ser equiparada à empresa, mas isento de CNPJ; o proprietário do imóvel; o dono da obra ou incorporador de construção civil, sendo ele pessoa jurídica ou física; a construtora (ou líder do consórcio) quando contratada por empreitada total; o ...

Para pessoas físicas com CPF, está disponível a Concessão de Matrículas CEI não só para obras de construção civil, mas também para produtores rurais, equiparados a empresas desobrigados de CNPJ, contribuintes individuais com empregados e empregadores domésticos que recolhem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - ...

Para os empregadores que não possuem inscrição CNPJ, o documento para o acesso é o Certificado Digital de Pessoa Física (como o e-CPF ou o e-PF, por exemplo) com a matrícula CEI cadastrada nele.

Porém, ao entrarmos em contato com a CAIXA, estamos corrigindo essa informação: um Certificado Digital de Pessoa Física sem o CEI não possibilita que o sistema reconheça aquele usuário como uma Pessoa Jurídica e, portanto, seu acesso não é permitido.

Segundo o diretor presidente do ITI, Renato da Silveira Martini, o CEI é a ferramenta que permite à pessoa física cumprir com suas obrigações perante o FGTS e a Previdência Social.

No contexto atual, o CAEPF veio para substituir o CEI — este, por sua vez, já foi extinto. Neste sentido, a principal diferença entre CAEPF e CEI é que o primeiro parte dos planos de modernização do governo em relação aos procedimentos contábeis e fiscais no país.

O Cadastro Específico do INSS (CEI) está sendo substituído pelo Cadastro Nacional de Obras (CNO). Este é um novo banco de dados que armazena informações cadastrais de obras de construção civil e de seus responsáveis. As antigas matrículas do CEI que ainda estiverem ativas devem ser migradas para o CNO.

Como tirar uma matrícula no CEI? Para tirar a matrícula CEI, o contribuinte pode se encaminhar a qualquer unidade de atendimento da Receita Federal do Brasil, ou pode fazer todo o procedimento pela internet, sem precisar sair de casa.

O Cadastro Específico do INSS é um banco de dados que reúne informações de pessoas físicas que se igualam a empresas. Em outras palavras, o CEI era destinado para as pessoas que exercem atividades profissionais, mas que possuem categoria de empresa.

Como saber o CEI? Basta acessar o site da Receita Federal para ter acesso ao número do CEI.