Como brincar de Capucheta?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Abra o losango e faça um furinho em cada uma das pontas no sentido horizontal. Dobre as duas pontas, unindo-as ao meio. E dobre também a parte de cima. Passe fita adesiva nas pontas, faça um furinho com palito de dente e prenda-as com um pedaço de linha, deixando um pouco frouxo.

O motivo de trazer este icônico brinquedo a esta discussão, remonta aos anos 1970 quando em meio ao tédio tradicional de uma criança de menos de dez anos na parte da tarde de um domingo solitário; ela resolveu se inspirar e construir uma bela Capucheta, garimpando pequenos pedaços de linha de costura de sua Mãe para ...

A xepa é importante pra pipa. Faz parte do contexto, cultura e lazer. Sem a xepa, quantas linhas estariam em ruas esticadas e pipas desbotadas. Pra mim não tem nada igual, quando uma rabioluda é cortada e a xepa se junta numa bola de gente onde ali rola aquela disputa louca rsrsrs.

A pipa nasceu na China antiga por volta de 1200 a.C., feitas de seda e bambu. O primeiro relato escrito sobre pipas empinadas é de cerca de 200 a.C. Os arquivos mencionam pipas gigantescas, capazes de transportar um homem no ar, destinadas a observar a posição do inimigo.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Quando questionados porque ainda não tinham soltado pipa na escola, às respostas foram essas: Pipa não é brincadeira para escola, é brincadeira de rua. Pipa na escola é proibida, porque é perigosa.

Bahia – arraia, barril estilão, pião e bolacha. Paraná – quadrado, papagaio e cafifa.

Raia, pião, baratinha, papagaio, pitete, folhão, pipa, cafifa. Temos certeza que todos conhecem, são a mesma coisa, mas dependendo da região o nome muda. Só que uma coisa não muda nunca: é proibido soltar pipa com cerol ou linha chilena.

Já para as crianças que, hoje, lidam com o artefato, o termo pipa é predominante, embora em certas regiões da cidade ainda conviva com outras designações, especialmente, o termo raia.

Também chamada de pandorga, papagaio e maranhão, a pipa é uma boa brincadeira para as férias de julho – momento em que a maior parte dos dias são ensolarados e com bons ventos.

Pode-se objetivar soltar pipa apenas para realizar manobras (desbicar, retão), batizar a linha (utilizar toda linha) ou erguê-la para tirar "rélos" (cortar as demais pipas e/ou capturar novas).

É uma brincadeira que se pode jogar sozinho ou com um grupo de amigos -que serão desafiados. Organizadas em turma, as crianças inventam diferentes "batalhas". Em algumas delas, o objetivo nem é fazer o pião girar, mas tirar aquele que está enterrado na areia.

As proteínas do mercado da xepa são carnes de segunda como fígado, moela, língua de boi, dobradinha e rabo. A partir destes ingredientes, os membros do grupo têm que 'se virar' para preparar as refeições do dia a dia. As melhores críticas gastronômicas, receitas e dicas de bares e restaurantes, às sextas-feiras.

Popularmente, xepa é o nome dado aos alimentos que sobram nas feiras e não são vendidos. No Big Brother Brasil o termo é usado para designar os participantes que são excluídos do grupo vip, escolhido pelo líder toda semana. Geralmente, os brothers e sisters que ficam na xepa passam mais "perrengue" para se alimentar.

Quem está no VIP não pode usar os utensílios, louças e eletrodomésticos da cozinha Xepa, e vice e versa. E o mais importante: nada de compartilhar comida!

As pipas, ou papagaios, foram criadas na China há cerca de 2.500 anos. Nesse tempo, ela não era coisa de criança, mas arma de guerra. Os chineses a usavam militarmente para transmitir sinais diversos com suas cores, desenhos e movimentos no ar.

Em outubro de 1752, ao empinar uma pipa em meio a uma tempestade de raios, Benjamin Franklin resolveu fazer um experimento. O objeto era simples, usou um fio de metal para empinar uma pipa de papel.

Se empinarmos uma pipa sem vento, ela cai, devido à força da gravidade. Uma pipa solta, sem linha, empurrada pelo vento, acompanha o movimento da corrente de ar (2). A força aplicada pela linha impede o movimento da pipa a favor do vento, ao mesmo tempo que lhe dá a inclinação adequada.

MÃE-DA-RUA
PARTICIPANTES No mínimo três. COMO BRINCAR São traçadas no chão duas linhas paralelas e distantes uma da outra cerca de 4 metros (ou 4 passos). O grupo se divide em dois lados, deixando na área central apenas uma criança, a "mãe da rua". As demais devem atravessar a "rua" pulando em uma perna.

As dez marias (saquinhos de arroz ou pedrinhas) ficam espalhadas pelo chão. O jogador tem que escolher uma das almofadinhas, jogá-la para o alto, pegar outra no chão e pegar a que está no alto antes que ela caia. Quem errar passa a vez para outro e depois retoma de onde parou.