Como bolinar?

Perguntado por: dgentil . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Em termos náuticos, navegar à bolina, bolinar ou velejar de contra-vento é marear (ou seja, navegar) com vento afastado o máximo 6 quartas da proa (± 45 graus). É uma técnica empregada por embarcações que consiste em ziguezaguear contra o vento, o que permite navegar por zonas onde o vento não é favorável.

Totalmente contra o vento não rola, mas dá pra navegar quase de encontro a ele. Essa forma de levar o barco é chamada de navegação à bolina ou cochado e é feita mantendo a embarcação sempre cerca de 45 graus em relação ao vento contrário.

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  1. No caso de, dando-se a circunstância de.
  2. Se acaso, se porventura.
  3. Sua pessoa.
  4. A gente, nós.
  5. Alguém indefinido (ex.: ainda se trabalha a esta hora?).

O que é a popa de um barco? Começando pela popa, que é uma das partes mais conhecidas dos barcos, já que a grande maioria dos motores se localizam nesta região, pode-se dizer que tal termo se refere a parte traseira da embarcação, também conhecida como ré.

AMARRA - Cabo ou corrente que liga o ferro à embarcação.

Palavra da Semana #16: Derrota na navegação e na astronomia significa mudança de rumo. Derrota é a Palavra da Semana, a que foi mais pesquisada na Web. Derrota vem do francês déroute, que significa rota, caminho. Na navegação seu significado é de percurso, caminho que o navio vai percorrer.

Via de regra, passeios com embarcações de pequeno a médio porte em ventos acima de 10 nós começam a se tornar desconfortáveis. Na prática, isso pode ser observado quando começam a se criar aquelas pequenas ondulações na água, também conhecidas como “carneiros” ou “carneirinhos”.

1) Porque é oco e sua densidade média (considerando a parte de aço e a parte cheia de ar) é menor que a densidade da água. 2) Porque ele encontra-se em equilíbrio, parcialmente imerso e sujeito a ação de duas forças de mesmo módulo e contrárias, o peso P e o empuxo E, exercido pela água.

A velejada com mar e vento de través pode ser confortável com ventos de médio a fortes e com um bom período entre as ondas.

p*** - Dicionário Online Priberam de Português.

Devemos utilizar o numeral cardinal sessenta (60) sempre que quisermos referir a quantidade equivalente a seis dezenas (6 x 10) ou 60 unidades (59 + 1).

0,317 = trezentos e dezessete milésimos.

A popa é uma parte do navio mais respeitada que as demais. Nos navios de guerra, todos que entram a bordo pela primeira vez no dia, ou que se retiram de bordo, cumprimentam a Bandeira Nacional na popa, com o navio no porto.

Bombordo, representado pela luz vermelha, refere-se ao lado esquerdo de uma embarcação. Estibordo, representado pela cor verde, refere-se ao lado direito de uma embarcação. Já boreste, que também se refere ao lado direito de uma embarcação, foi adotado pela Marinha de Guerra do Brasil em 1884.

Os lados do navio são chamados de bordos. Assim, temos bombordo, que é o bordo à esquerda e boreste, que é o bordo à direita do rumo da embarcação. Desde os primórdios da história marítima, o boreste é o mais importante, por ter sido, originalmente, o lado do leme.

Os termos bombordo e estibordo são muito conhecidos da navegação, principalmente em relação à direção do vento e a posição da embarcação. Se o navio, por exemplo, se desloca para a direita, a manobra é conhecida como guinar para estibordo e se isso ocorre para a esquerda é chamada de guinar para bombordo.

A roda do leme ou timão é, em náutica, o nome dado ao aparelho que permite governar uma embarcação e que utiliza o leme para modificar o rumo do barco.

Casco – é o invólucro exterior da embarcação. Distingue-se nele o Fundo (parte inferior) e o Costado (parte lateral). O fundo termina inferiormente pela quilha. A transição entre o costado e o fundo chama-se Bojo.

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