Como bloquear cartão da Urbs?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Em caso de roubo ou extravio do cartão, o bloqueio poderá ser feito pela Central 156 ou através do aplicativo Curitiba 156.

Se for um cartão Expresso cadastrado em seu CPF, basta acessar o site www.cartaoriocard.com.br com o login e senha, solicitar o cancelamento do mesmo e a emissão da 2ª via. Se for um Vale-Transporte, solicite ao RH de sua empresa que faça o cancelamento do mesmo e a solicitação da 2° via.

Antes, para bloquear o cartão só era possível ligando para a Central 156 e, o desbloqueio pessoalmente num dos postos de atendimento da Urbs. Agora, em caso de roubo ou perda do cartão o titular pode fazer o bloqueio diretamente pelo aplicativo e do contrário, também desbloquear quando reaver o cartão.

O serviço de bloqueio do cartão pode ser feito através do site www.sinetram.com.br, clicando na opção “MEU CARTÃO”. Após a solicitação, o cartão é bloqueado em até 48 horas.

Em caso de perda, roubo, furto ou extravio do Bilhete Único faça o cancelamento imediatamente pelo site de Atendimento Digital ou nos Postos de Atendimento da SPTrans (os Postos de Atendimento localizados nos Terminais da SPTrans funcionam, diariamente, das 06h às 22h).

R$ 13,00

A emissão da segunda via custa atualmente R$ 13,00, o equivalente a cinco tarifas de R$ 2,60. Para fazer o cartão, não é necessário morar em Curitiba. O cartão pode ser feito por pessoas que morem em qualquer lugar, no país ou no exterior.

R$ 4,00

Qual o valor da emissão da 2ª via dos cartões? R.: O valor para emissão de 2ª via é de R$ 4,00.

Além do telefone 156 (ligações de Curitiba) ou 3074-6300 (ligações da Região Metropolitana), o serviço pode ser acessado pela Internet, no site http://www.central156.org.br. Colocamo-nos à disposição pela Central 156.

Como é um direito ele poderá requerer ou suspender o benefício a qualquer tempo, desde que comprove a necessidade conforme consta na CLT.

Depois que o saldo está no cartão, não é possível pedir para converter o valor em salário. Por outro lado, quando o bilhete é utilizado para outros fins, o trabalhador deve pagar a passagem do próprio bolso.

Como recuperar o saldo existente se houver perda, roubo ou quebra do cartão? Será necessário solicitar junto à Central do Bilhete Único a segunda via do cartão pagando o seu custo de aquisição. Após a efetivação do pedido de bloqueio, que se dará em até 72 horas, haverá crédito remanescente nesse novo cartão.

Central 156
A Central de Atendimento e Informações - 156 é um sistema de comunicação ágil e eficiente entre o cidadão e a Prefeitura de Curitiba, que permite o atendimento à demanda de informações e solicitações da população, com segurança e confiabilidade.

URBS (Curitiba)
O número do cartão pode estar impresso: Na frente do cartão, próximo aos dados do titular.

Perdeu o cartão? Veja em 3 passos o que fazer imediatamente

  1. Cancele o seu cartão. O primeiro passo que você precisa fazer é cancelar ou bloquear o cartão perdido. ...
  2. Verifique seu extrato ou fatura. ...
  3. Entre em contato com a operadora.

No site da Urbs, onde até agora eram realizados os agendamentos, um link vai direcionar o usuário para o Agenda Online, que pode ser acessado também pelo aplicativo Curitiba App.

Na página inicial da Urbs, optar por “Cartão-Transporte – Clique aqui”, a partir do link em Serviço online. Escolher a categoria desejada (tipo de cartão) e depois, em “Extrato do Cartão Transporte” (para cartão Usuário ou Estudante) ou em “Saldo do Cartão” (para cartão Avulso).