Como bicho preguiça sobrevive?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Ao fazerem isso, adotaram um estilo de vida lento para economizar energia, semelhantemente aos animais de sangue frio. "Como as preguiças não têm a termorregulação da maioria dos mamíferos, elas precisam de muito menos energia", diz Mazzoni.

O bicho-preguiça é um animal solitário. Após a gestação, que pode durar até seis meses, o filhote permanece junto à mãe durante os primeiros seis meses de vida. Em seguida, é deixado, a mãe busca outro local para viver, e o filhote passa a viver sozinho.

Um bicho-preguiça pode levar semanas para digerir algo que outro animal faria em questão de horas. Quanto à sua velocidade de deslocamento, a Appc diz que as preguiças-de-três-dedos se movem, em média, sete centímetros por segundo. Já as preguiças-de-dois-dedos tem o movimento ligeiramente mais rápido.

Eles passam mais da metade do dia descansando, com estudos recentes apontando que esses mamíferos são capazes de dormir entre 9,5 a 15 horas por dia, em média. Representantes dessa espécie costumam ficar a maior parte do tempo sobre as árvores.

A gigante das gigantes!
Chegava a pesar quatro toneladas e tinha seis metros de comprimento. As garras eram essenciais para apanhar folhas, base da dieta das preguiças, que conseguiam se alimentar dos arbustos rasteiros até as árvores mais altas devido à altura avantajada. Elas nunca ficavam com fome!

Bichos-preguiça são animais sensíveis. O toque frequente [das pessoas] pode lhes causar graves danos psicológicos”, afirma Cassandra Koenen, chefe global de animais exóticos de estimação da World Animal Protection (Proteção Mundial de Animais, em tradução livre), organização de bem-estar animal sem fins lucrativos.

Porém, o bicho-preguiça não pode ser de um animal estimação porque possui características muito peculiares com relação a alimentação e, permanecendo em cativeiro, ele pode não resistir.

Não acho legal que fiquem pegando os bichos", diz. Por ser um animal pacífico, sua única defesa contra os predadores (onças, harpias, cobras) é a camuflagem. Mesmo com longas garras, o metabolismo é lento, o que a impede de ter agilidade para se defender.

Apesar de lento, o bicho preguiça tem habilidades bem incríveis. Uma delas é que consegue ficar a maior parte do tempo pendurado de cabeça para baixa nos troncos das árvores graças a suas garras super fortes.

O padrão de sono de uma preguiça moderna depende de seu habitat, com preguiças em cativeiro dormindo até 15-20 horas por dia, enquanto as selvagens dormem tanto quanto os humanos - cerca de 8-9 horas por dia.

Não se sabe, no entanto, o que causou sua extinção. Por um tempo, cientistas teorizaram que as mudanças climáticas foram o principal fator que levou ao fim das preguiças. Estudos modernos, todavia, sugerem que os humanos contribuíram para a extinção do enorme animal.

A lentidão das preguiças permite que elas garantam que não gastarão energia em excesso e que sua digestão lenta será capaz de dar conta de seus movimentos. Visto de outra forma, as preguiças se movem lentamente para que a digestão reponha suas energias progressivamente (quase ao mesmo tempo em que as usa).

Alimenta-se principalmente de folhas, frutos e seivas de algumas árvores. Segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, a preguiça-de-hoffmann está classificada como em situação de menor preocupação.

O motivo pelo qual as preguiças se movem tão lentamente é devido a alguns aspectos evolutivos peculiares. As preguiças modernas - de três dedos e de dois dedos - são versões muito menores das preguiças que habitavam o mundo pré-histórico.

Chimpanzé

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra.

Mas a coroa de animal mais preguiçoso do mundo vai para o coala, que passa apenas duas horas por dia acordado, momento reservado para sua alimentação à base de folhas de eucalipto.