Como beber cerveja de forma saudável?

Perguntado por: gassis . Última atualização: 26 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Mantenha boa hidratação antes, durante e após o consumo de álcool. Recomenda-se a ingestão de 40ml de água / kg de peso/ dia. Mantenha o consumo de água enquanto você estiver bebendo: ao menos um copo para cada dose de bebida alcoólica. Controle de peso: a bebida alcoólica precisa ser contabilizada na sua dieta.

Agora, pensando em que o consumo será feito, geralmente as cervejas puro malte costumam ser uma opção melhor para quem está numa dieta para perda de peso . Isso porque elas normalmente possuem menos calorias, já que não há trigo e seus derivados em sua composição.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que homens devam consumir, no máximo, 700 mililitros de cerveja por dia, o que equivale a duas latinhas de cerveja. Já as mulheres, o recomendado são 350 mililitros de cerveja por dia, o equivalente a uma latinha por dia.

"Para evitar a sobrecarga do fígado é importante limitar a ingestão de bebida alcoólica. Beba devagar, uma vez que o órgão é capaz de metabolizar apenas 10 gramas de álcool por hora. Isso equivale a meia taça de vinho ou uma lata de cerveja.

Ingerir vitaminas do complexo B ou C, ricas em antioxidantes, antes de beber ajuda o fígado a metabolizar melhor o etanol”, diz Andréa Alvarenga. Ovo, quinua, vegetais folhosos verdes, castanhas e abacate são ricos em vitamina B. Já as frutas críticas carregam vitamina C.

Consumo de cerveja proporciona diversos benefícios: conheça 7 deles

  • Ajuda a prevenir complicações cardiovasculares. ...
  • Reduz os riscos de AVC e câncer. ...
  • Não causa “a barriga de chopp” ...
  • Ajuda a reidratar após a prática de exercícios. ...
  • Combate à gripe. ...
  • Evita o cálculo renal. ...
  • Reduz o estresse.

"Para homens, consideram-se 21 unidades de álcool por semana, o equivalente a 12 latas de cerveja. Já para mulheres, o limite seguro é de 14 unidades, que corresponde a oito latas por semana.

Mantém os rins saudáveis
De acordo com um estudo publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology, a cerveja (consumida moderadamente) pode reduzir em até 40% as chances de desenvolver pedras nos rins.

Isso porque a cerveja Heineken contém ácidos graxos ômega-3, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Quais são os diferenciais da cerveja Heineken? Willem: Heineken é sinônimo de paixão pela qualidade. Ela é diferente das outras cervejas porque leva apenas três ingredientes, todos 100% naturais, e passa por um processo bastante específico de produção.

De acordo com Isabella C., devemos evitar beber as cervejas Antártica, Skol, Brahma e Itaipava ou qualquer outra que possua em seus ingredientes: conservantes, estabilizantes químicos ou cereais não maltados.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Beba devagar e intercale a cerveja com água. "Assim reduz o número de calorias ingeridas, alivia a sensação de ressaca do dia seguinte e ainda ameniza o risco de desidratação. É que as bebidas alcoólicas possuem um efeito diurético.

A quantidade ideal para consumo
De acordo com a pesquisa, publicada na revista Nutrients, o consumo adequado de cerveja deve ser de aproximadamente 700ml por dia para homens chegando a aproximadamente 28g de álcool por dia, para as mulheres o recomendável é cerca de 400ml, cerca de 16g de álcool por dia.

“O ideal é seguir uma alimentação mais natural possível, fracionada em seis refeições, com pequenas porções leves (cozido, assado ou grelhados) e evitar consumir mais gordura. Além disso, se hidratar muito e consumir legumes, verduras e frutas”, explica.

As doenças mais comuns que atingem o fígado são as hepatites A, B e C, a esteatose hepática (ou gordura no fígado), a hepatopatia alcóolica, o câncer no fígado e a cirrose. Além dessas, outros exemplos menos comuns são as doenças que atingem as vias biliares intra-hepáticas e a cirrose biliar primária.

O que comer antes de beber

  • Banana. Ao ingerir bebidas alcoólicas, o álcool é absorvido pelo estômago e passa a percorrer o corpo pela corrente sanguínea. ...
  • Frutas ricas em água. ...
  • Gorduras boas. ...
  • Sal. ...
  • Café ...
  • Tomate e alimentos ácidos.

Alguns estudos [1,2] mostram que tomar de chá de ginseng vermelho ou chá de gengibre com tangerina e açúcar mascavo, antes de começar a beber, pode ajudar a diminuir a quantidade de álcool que chega na corrente sanguínea, prevenindo a ressaca ou diminuir os sintomas de náuseas e mal estar que podem ocorrer quando se ...

Posso tomar chá logo depois de beber? Sim, porém opte por chás que ajudam na desintoxicação e que tenham função digestiva – pois eles podem melhorar o funcionamento do fígado, evitando possíveis problemas hepáticos a longo prazo.

Estudos mostram que, se consumida moderadamente, a cerveja diminui os riscos de ataques cardíacos e doenças cardiovasculares em até 40%. Além disso, aqueles dois copinhos por dia, ajudam a elevar os níveis do colesterol bom, evitando entupimento das artérias.