Como baixar o PSA rápido?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

Existem remédios que diminuem o volume da próstata, um deles é a dutasterida ou finasterida e, reduzindo o tamanho da próstata, o PSA consequentemente acompanha e vai ser diminuído.

Não existe nenhuma comprovação científica dizendo que os remédios naturais para próstata tenham alguma eficácia. Aliás, a American Urological Association não recomenda nenhuma terapia à base de ervas para o controle da hiperplasia prostática benigna (HPB).

Existem sintomas para o PSA alto?

  • micção frequente (urinar muitas vezes);
  • fluxo fraco ou interrompido;
  • vontade frequente de urinar;
  • sangue na urina ou no sêmen;
  • entre outros..

Evite alimentos que “ativem” níveis maiores de PSA.
Portanto, adotar uma dieta saudável, com baixos níveis de gorduras saturadas e rica em legumes e frutas antioxidantes podem diminuir o risco de câncer de próstata e diminuir o índice de PSA.

Quais doenças podem aumentar o nível de PSA (Antígeno Prostático Específico)? Além do próprio câncer de próstata, outras condições não cancerosas também podem aumentar o nível de PSA, por exemplo, a hiperplasia prostática benigna. Conforme o homem envelhece, a próstata tende a aumentar de tamanho.

O valor de PSA total considerado normal está em até 4,0 ng/mL. Pacientes que apresentam nível maior que 10 ng/mL, possuem alta probabilidade de serem encaminhados para biópsia retal diagnóstica, uma vez que pode significar câncer de próstata.

Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

O valor de PSA Total superior a 4,0 nanogramas por mililitro (ng/ml) pode indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença. Em caso de o paciente apresentar valores de PSA totais entre 2,0 e 10 ng/ml, independentemente da idade, recomenda-se solicitar o exame de PSA Livre para a confirmação dos valores.

É muito comum que existam dúvidas sobre a existência de alguma forma caseira ou remédio natural que tenha efeito sobre a próstata e o PSA. O especialista afirma que atualmente, em 2021, não é conhecida pela ciência nenhuma medicação caseira com o poder de diminuir os valores do PSA.

Um estudo da McGill University, de 2004, comprova que o consumo de tomate é um grande aliado para a prevenção do câncer de próstata. Outros alimentos ricos em licopeno, como goiaba e outros frutos vermelhos, também ajudam na prevenção de doenças que afetam a próstata.

suco de tomate

Um excelente remédio caseiro e natural para próstata que pode ser usado para complementar o tratamento clínico da próstata aumentada é o suco de tomate, pois é um alimento funcional que ajuda a diminuir a inflamação da glândula e prevenir o câncer.

Sinais e sintomas

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Como é feito o exame PSA? Para rastrear o câncer de próstata por meio do PSA, é preciso coletar uma amostra de sangue em laboratório, que demora em torno de 5 a 10 minutos. O resultado é obtido dentro de 2 dias.

Entre os principais sintomas, é possível citar:

  • Dor ao urinar;
  • Fluxo urinário fraco;
  • Retenção de urina;
  • Necessidade frequente de urinar;
  • Necessidade de fazer mais força para urinar;
  • Micção excessiva no período da noite.

Reduzir a ingestão de líquidos ao final do dia; Urinar sempre antes do deitar e ao levantar. Não reter urina e urinar ao primeiro sinal de vontade; Evitar alimentos ácidos, picantes e outros semelhantes.

Definitivamente, um dos alimentos bons para próstata que você não pode deixar de incluir em seu plano alimentar são os famosos peixes de água fria. Nessa lista, entram espécies deliciosas e bastante tradicionais na culinária contemporânea, como o salmão, a sardinha, o atum, a cavalinha e a truta, por exemplo.

Normalmente os remédios mais prescritos para hiperplasia benigna da próstata são a Finasterida, Mesilato de Doxazosina e Tansulosina, alguns nomes de medicamentos comerciais são o Duomo®, Prostaflux®, Prós HP®, Finalop®, Propecia®, Tasulil®, Stub®, Combodart®, Tamsulon®, Secotex®.

De modo geral, o PSA deve diminuir alguns meses após a prostatectomia radical e geralmente é recomendado realizar o exame pelo menos entre 6 a 8 semanas após a cirurgia. Neste artigo, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o que fazer com o PSA elevado após a cirurgia de prostatectomia radical. Continue a leitura!

Metástases ganglionares ocorre em cerca de 20% dos pacientes com PSA >20 ng/ml e em 75% dos pacientes com PSA >50 ng/ml. Quanto mais alto o valor do PSA, maior a chance de doença localmente avançada ou disseminada.