Como baixar febre infantil caseiro?

Perguntado por: tferreira8 . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

usar compressas frias (com água, jamais com álcool ou outra substância) na testa, pulsos e até mesmo em axilas; banhos mornos (não pode ser muito quente ou muito frio); substituir as roupas e roupas de camas suadas (a fim de evitar uma mudança brusca de temperatura).

O que fazer se a febre não baixa mesmo com medicamentos? Antitérmicos e antipiréticos (classes de medicamentos para baixar a temperatura) só devem ser usados quando a febre causa mal estar extremo e quando não há sintomas que indiquem a necessidade de procurar ajuda profissional (como exposto acima).

Este antigripal pode ser dissolvido em água ou em chá quente que diminui rapidamente a dor de cabeça, de garganta, dores musculares e a febre. No caso das crianças, consulte um médico se a febre é alta ou se persiste por vários dias.

Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista. Uma pesquisa concluiu que os sonhos de pacientes em estado febril foram mais negativos do que os experienciados em condições saudáveis.

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais.

A febre tem um período de incubação, seria 3 dias em média, mas isso com febres mais baixas até é considerável ir tratando em casa com antitérmicos como Dipirona ou Paracetamol e até mesmo Ibuprofeno pois a tendência dela sumir sozinha é grande, mas no caso de febres muito alta o ideal é levar imediatamente mesmo ao ...

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

Normalmente, as pessoas se recuperam das febres comuns naturalmente, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos acabam apelando para medicamentos desnecessariamente. No entanto, é possível diminuir a febre sem precisar de remédios.

Ao mesmo tempo, o médico poderá propor um método para aliviar a febre, que pode incluir o uso de antitérmicos e banhos mornos. Além disso, é muito relevante reforçar a hidratação e alimentação da pessoa doente.

CONCLUSÕES: Este estudo demonstrou que, em dose oral única, o ibuprofeno proporciona atividade antipirética mais acentuada do que a dipirona, principalmente na febre alta. Ambas as medicações foram bem toleradas e seguras em curto prazo.

O método mais comum é colocar uma toalha molhada em água fria na testa e nos pulsos da pessoa que está com febre. A mudança de temperatura pode ocorrer alguns minutos após a colocação do tecido.

“Se a febre não melhora com antitérmicos ou há outros sinais de alarme, é necessário buscar atendimento”, pontua.

No caso da febre, ela costuma ser mais alta à noite devido aos hormônios que controlam a temperatura do corpo e que são mais ativos durante esse período. Essas situações de aumento da tosse e da febre à noite também podem ocorrer com adolescentes e adultos, pelos mesmos motivos acima mencionados.

Mito. Embora a superfície corporal esteja quente, a tendência é que a pessoa febril sinta muito frio. Por isso, é mais indicado manter a criança agasalhada, mas sem exageros para evitar que a temperatura do corpo suba ainda mais.

Ao perceber um caso de febre intermitente, é importante procurar auxílio médico para descobrir a causa do sintoma e, se for necessário, iniciar seu tratamento.

O álcool pode provocar queimaduras na pele sensível das crianças, ser absorvido ou ser inalado, intoxicando o organismo. A intoxicação por álcool pode ser fatal, especialmente em crianças pequenas. Por isso, nunca recomende utilizar o álcool para controle da febre.