Como baixar currículo da Plataforma Lattes em PDF?

Perguntado por: aquaresma6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Caso queira/necessite gerá-lo em PDF, e tenha um gerador de PDF instalado no computador, basta clicar em “Arquivo”, “Imprimir” e selecionar o gerador de PDF, neste caso o passo 9 será desconsiderado. 8.

Para enviar o Currículo Lattes ao CNPq, acesse a Plataforma Carlos Chagas (clique aqui) e clique em SEU CURRÍCULO LATTES / ATUALIZAÇÃO: Note que o sistema pode trazer avisos de pendências. Não se esqueça de efetivá-las antes de enviar o currículo.

COMO SALVAR SEU CURRÍCULO OU CARTA DE APRESENTAÇÃO

  1. Mantenha o formato consistente entre os arquivos – e sempre salve como PDF.
  2. Inclua (pelo menos) seu sobrenome no nome do arquivo.
  3. Considere incluir o cargo/título da vaga também.

Caso não consiga acessar por outro navegador, solicitamos que capture a tela onde o erro está ocorrendo (teclando Print Screen e colando no Word) e enviar para o e-mail atendimento@cnpq.br, para que o setor responsável possa ter conhecimento e providenciar a solução para o problema.

Como mandar currículo por Gmail pelo celular:

  1. Vá para o aplicativo do Gmail;
  2. Clique em “Escrever”;
  3. Toque em “Anexar”;
  4. Escolha “Anexar arquivo”;
  5. Anexe o seu currículo em PDF.

Pelo app Curriculum Vitae

  1. Após escolher o modelo e editar seu currículo, clique nos três pontos no canto superior direito do arquivo.
  2. Selecione a opção “salvar PDFpara fazer o download ou “compartilhar PDFpara enviar por e-mail ou por outro meio.

Alternativa 1: Documentos Google
O aplicativo de edição de texto do Google é uma opção gratuita que permite criar arquivos em formato PDF (melhor opção para currículos) e oferece modelos prontos de currículo - cabe ao usuário apenas preencher com suas informações.

Clique em "Anexar CV agora", escolha o arquivo clique em "anexar". Na hora de anexar o seu CV em Word ou PDF, certifique-se de que o documento não esteja aberto ou em uso. Se estiver, feche o documento e tente novamente anexar o seu CV.

Alteração do e-mail na Plataforma Lattes
Par alterar o e-mail na Plataforma Lattes, o aluno deverá acessar o site da Plataforma Carlos Chagas http://lattes.cnpq.br/ e efetuar a correção.

Sistema de Currículos Lattes é um formulário eletrônico do Ministério da Ciência e Tecnologia, do CNPq, da Finep e da CAPES/MEC, para o cadastro de dados curriculares de pesquisadores e de usuários de Ciência e Tecnologia em geral, no Brasil.

Sem delongas, o formato correto de você enviar o seu currículo é sempre em PDF. Embora haja vantagens e desvantagens de usar ambos os formatos, você geralmente deve enviar seu currículo como um PDF.

Como enviar currículo por Gmail pelo celular

  1. Abra o app do Gmail;
  2. Clique em “Escrever”;
  3. Toque em “Anexar”;
  4. Escolha “Anexar arquivo” se estiver usando Android;
  5. Selecione o seu currículo.

Como acessar o novo Lattes?

  1. Acesse o site do CNPq. A página está com um novo visual: 1 de 3 Página inicial do CNPq — Foto: Reprodução. ...
  2. Digite o seu CPF e a senha cadastrados no sistema antigo.
  3. Logo, você verá uma janela de mudança de senha. Digite um novo código, seguindo os critérios de segurança exigidos.

Para atualizar o seu currículo na plataforma, é muito simples. Basta acessar a página inicial e clicar em “Atualizar currículo”, no menu localizado ao lado direito, fazer o seu login e entrar em seu painel. DICA! Pelo menos uma vez por mês, atualize o seu currículo.

Como medida de segurança, o sistema da Plataforma Lattes é bloqueado após três tentativas de envio sem sucesso. Para desbloquear, será necessário aguardar o prazo de 4 horas após o último envio.

O que é um currículo PDF? Um currículo em PDF é simplesmente uma cópia do seu currículo salva como arquivo PDF. Esse é um dos formatos de arquivo mais usados e compartilhados pelo mundo. Em geral, os currículos são elaborados em Word e, depois de finalizados, é comum salvá-los como PDF.

No menu arquivo , toque em salvar. No menu salvar , toque em Exportar este arquivo. Insira um nome de arquivo para o PDF e toque e selecione PDF no menu suspenso tipo de arquivo . Seu documento do Word será salvo como PDF no local escolhido na etapa 4.

Anexar um arquivo

  1. No computador, acesse o Gmail.
  2. Clique em Escrever.
  3. Na parte inferior, clique em Anexar .
  4. Escolha os arquivos para fazer upload.
  5. Clique em Abrir.

Baixar PDF no app Arquivos (iCloud Drive e iPhone)
Toque em “Compartilhar” e depois em “Salvar em Arquivos”; Escolha onde deseja salvar o PDF: em um serviço de nuvem ou no próprio iPhone; Toque em “Salvar”.

Uma das opções para se fazer um currículo pelo celular é o Microsoft Word. O app do Word está disponível para download no iOS ou Android.