Como baixar a bilirrubina naturalmente?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

10 alimentos que ajudam na desintoxicação do fígado

  1. Abacate. Além de ser uma fonte de nutrientes e gorduras boas, o abacate, quando consumido regularmente, ajuda na produção da glutationa pelo organismo. ...
  2. Alho. Segundo o dr. ...
  3. Azeite de Oliva. ...
  4. Cúrcuma. ...
  5. Espinafre. ...
  6. Grãos integrais. ...
  7. Laranja. ...
  8. Nozes.

Alimentos ricos em açúcar
O consumo de açúcar em excesso pode prejudicar a saúde do fígado e aumentar os níveis de bilirrubina no sangue. Alimentos como doces, refrigerantes e produtos industrializados são ricos em açúcares simples e devem ser consumidos com moderação.

É importante manter a hidratação da criança por meio da amamentação porque isso ajuda a reverter o quadro. Entretanto, quando os níveis de bilirrubina atingem um determinado patamar, ou se não houver uma melhora ao longo dos dias, o pediatra poderá indicar a fototerapia.

O uso medicinal do picão preto é recomendado pela ANVISA para o tratamento de úlceras e icterícia (pele amarela causada pelo acúmulo de bilirrubina no sangue que ocorre quando o fígado não processa os glóbulos vermelhos de forma eficiente).

Os níveis de bilirrubina podem subir novamente 18 a 24 horas após a interrupção da fototerapia. Embora raro, isso requer acompanhamento para aqueles que precisam de mais tratamento.

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

Os níveis de bilirrubina direta aumentados podem indicar um problema na função do fígado e também na passagem da bile pelas vias biliares dentro e fora do fígado. A bilirrubina direta pode estar aumentada nas hepatites agudas e crônicas, nas reações tóxicas a várias drogas, alcoolismo e nas obstruções do trato biliar.

Os piores alimentos para o fígado são aqueles que causam inflamação ou danos nas células, prejudicando o seu funcionamento, como por exemplo:

  • Frituras;
  • Alimentos ricos em gordura ou açúcares;
  • Temperos ou molhos artificiais;
  • Carnes processadas, como presunto, peito de peru, salsicha, linguiça ou bacon.

Na alimentação voltada para a diminuição da gordura no fígado, de modo geral é importante evitar, ou então, consumir moderadamente embutidos, enlatados, frituras, carnes gordurosas, doces e açúcares.

“A bilirrubina não se deposita só na pele e nos olhos, podendo aparecer no cérebro e causar neurotoxicidade. Então, pode ser danosa e causar até retardo mental no bebê, com alterações irreversíveis”, destaca Bezerra.

Se os dutos biliares estiverem obstruídos, a bilirrubina pode se acumular no sangue. A maior parte das obstruções é causada por cálculos biliares, mas algumas são causadas por câncer (como câncer pancreático ou nos dutos biliares) ou distúrbios raros no fígado (como colangite biliar primária.

A luz ultravioleta ou a luz do sol agem na pele do bebê transformando o excesso de bilirrubina em substâncias mais facilmente captadas pelo fígado.

Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre
Esses ingredientes são diuréticos (isto é, auxiliam na hidratação e eliminação de toxinas), ricos em antioxidantes e em vitaminas importantes para o corpo. O ideal é que você o tome toda manhã (ainda em jejum) para fazer uma verdadeira limpeza no fígado.

chá verde

Qual o melhor chá para limpar o fígado? O chá verde seria a melhor opção para limpar o fígado, devido a suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. No entanto, outros chás – como o chá de boldo e o chá oolong – também são boas opções.

Em uma pessoa com Síndrome de Gilbert, o fígado não consegue processar constantemente um pigmento amarelado biliar, chamado de bilirrubina. Esta situação cria altos níveis de bilirrubina no sangue e causa a icterícia, ou seja, a cor amarela característica na pele e olhos.

Portanto, os valores normais de bilirrubina no sangue nos adultos são os seguintes: Bilirrubina total: 0,2 a 1,1 mg/dL. Bilirrubina indireta: 0,1 e 0,7 mg/dL. Bilirrubina direta: 0,1 a 0,4 mg/dL.

Normalmente a análise de bilirrubina é requerida para teste de função hepática, uma vez que o catabolismo da bilirrubina faz parte do metabolismo normal do organismo e no soro a concentração de bilirrubina total é baixa, variando de 0 até 1,2 mg/dL e de bilirrubina direta varia de 0 até 0,3 mg/dL.

Espinafre. Assim como o abacate, o espinafre também estimula a produção de glutationa no organismo, antioxidante que desencadeia as enzimas de limpeza do fígado.

Chá de gengibre, cacau e canela. Este chá tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que diminuem os danos causados pelos radicais livres nas células do fígado, além de melhorar os níveis das enzimas hepáticas ALT e AST e reduzir o acúmulo de gordura no fígado.

Banana não faz mal para quem tem gordura no fígado. Muito pelo contrário! A banana é uma ótima fonte de nutrientes e ajuda, inclusive, na perda de peso. Substituir pães e alimentos gordurosos por banana e outras frutas como maçã, banana e mamão é ótimo para o bom funcionamento do fígado e outros órgãos.

Se for bilirrubina direta: hepatologista ou gastroenterologista.