Como avaliar um colar de pérola?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

- Brilho: é o primeiro critério a ser observado. Quanto maior for o brilho, maior a quantidade de nácar sobre o núcleo, portanto, melhor qualidade. - Homogeneidade da forma: verrugas, estrias e manchas diminuem o valor das pérolas. - Cor: é o fator mais subjetivo.

As pérolas podem ser encontradas em uma variedade de cores, incluindo branco, rosa, laranja, azul, verde e preto. As pérolas são formadas quando um agente irritante, como um grão de areia ou um parasita, entra na concha de um molusco, geralmente uma ostra.

Gemas naturais apresentam uma série de anéis de crescimento, que são formados à medida que o núcleo ganha uma camada nacarada. Já as joias advindas de cultivo possuem um interior sólido, formado pela introdução do objeto esférico coberto com nácar. Tais detalhes podem ser vistos com detalhes a partir de um raio-x.

Faça o teste de autenticidade:
Coloque uma ou duas gotas de acetona ou álcool em uma das contas do colar. Se ficar pegajosa ou alterar a cor, não é âmbar. Misture sal e água. Coloque uma peça de âmbar: se boiar, é autêntica.

Representam feminilidade, criatividade e pureza. Além disso, possuem propriedades de cura e purificação. Afinal de contas, são produzidas para barrar um processo de inflamação das ostras.

As pérolas de boa qualidade muitas vezes são valorizadas por seus sobretons, as cores sutis que se tornam visíveis na superfície exterior quando a luz as atinge. As pérolas falsas geralmente não terão esse efeito, que é bem difícil de duplicar.

Pérolas do Tahiti
A Pérola do Tahiti é a mais cobiçada das gemas deste gênero. Conhecidas como pérolas negras, são redondas e podem variar de tamanho tendo entre 8mm e 14mm de diâmetro.

As pérolas de água salgada possuem camadas mais finas de nácar e têm um formato redondo simétrico. Já as peças de água doce possuem camadas mais grossas e podem ter formatos mais variados, como gota, oval, etc.

A pérola falsa é então fabricada por meio de processos industriais, com o auxílio de máquinas. Geralmente são produzidas usando materiais comuns como plástico e vidro que são recobertos por uma pintura perolada.

As pérolas Melo melo são um dos objetos mais raros do mundo porque, ao invés de serem encontradas em ostras, elas se formam durante muito mais anos dentro de moluscos em mares asiáticos. As tonalidades podem variar do bronze ao marrom, sendo laranja a cor mais cobiçada.

Existe uma variedade de cores de pérolas naturais, sendo as douradas as mais raras e caras. As melhores pérolas do mundo são as do mar do Sul, também chamadas de pérolas australianas.

Estima-se que as pérolas podem durar até 150 anos, entretanto uma pérola natural com cerca de 2 mil anos foi descoberta recentemente durante escavações arqueológicas em uma zona aborígene do oeste da Austrália.

Pérolas e madrepérolas: entenda qual é a diferença – As pérolas tradicionais, todo mundo sabe, nascem dentro de conchas e são encontradas, geralmente, em áreas mais remotas do oceano. Já as madrepérolas também são belezas naturais originadas das conchas, mais precisamente do revestimento interno delas.

podem ser encontradas em diversas formas; possuem camadas de nácar mais espessa, por isso são mais duráveis (até 100 anos).

Conhecido como 'o incomparável', o colar criado pela joalheiria Mouawad tem um diamante sem falhas internas de 407 quilates suspenso por uma armação de ouro rosa cravejado com 90 diamantes brancos de 230 quilates.

O que irá definir uma peça como semijoia é o material que ela é revista ou banhada, através de um material nobre. Ou seja, a peça não é de ouro maciço mas recebe uma camada de ouro que irá fazer com que ela fique mais resistente.

Como saber se é ouro com vinagre
Limpe bem a joia de ouro com uma flanela e aplique duas ou três gotas de vinagre. Espere um pouco e observe a cor da peça. Se não ocorrer mudança de cor, realmente é ouro de verdade (metal nobre não oxida).

Não tomar banho com pérolas (O FIO DA PÉROLA APODRECE SE TIVER CONTACTO COM ÁGUA DOCE OU SALGADA) e consequentemente mata a pérola. Não use pérolas quanto estiver muito tensa, o suor natural do nosso corpo torna-se muito ácido nestes períodos. Estes pequenos organismos vivos podem morrer, perder a beleza e o brilho.

O colar de pérolas é um acessório versátil
Você pode usar o colar de pérolas em qualquer ocasião. Não precisa limitá-lo a eventos muito formais ou apenas ao seu trabalho. Ele pode brilhar em qualquer tipo de look e de ocasião.

A explicação é simples: pérolas são valiosas porque são difíceis de obter. Sobretudo as naturais, e especificamente a variedade esférica, que é muito procurada para a confecção de joias. Uma das principais soluções criadas para essa questão envolve o cultivo de pérolas por meio da intervenção humana.

A pérola natural é obtida a partir de uma produção única dos moluscos bivalves (ostras), como um mecanismo de defesa ao sentirem a presença de um corpo estranho. A maturação de uma pérola natural dura cerca de 3 anos, e por isso sua procura é muito alta.