Como avaliar tremores?

Perguntado por: efarias3 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Avaliação do tremor

  1. Acuidade do início (p. ex., gradual, abrupto)
  2. Idade de início.
  3. Partes do corpo afetadas.
  4. Fatores desencadeantes (p. ex., movimento, repouso, em pé)
  5. Fatores que aliviam ou exacerbam (p. ex., álcool, cafeína, estresse, ansiedade)

Exames para detectar câncer incluem mamografia, tomografia e radiografia. Saiba mais! A realização de exame para detectar câncer é fundamental para que a patologia seja identificada precocemente, contribuindo imensamente nas chances de cura e melhores prognósticos.

A maioria dos tremores pode ser classificada como "de repouso" ou "de ação". Os tremores de repouso ocorrem quando a região do corpo está relaxada (ou seja, não está se movimentando ativamente, contraindo, mantendo uma posição ou se opondo à gravidade).

Nas mãos, tremores são comuns. Frequentemente resultam da liberação de adrenalina do nosso organismo. Ele pode aparecer ocasionalmente, associado a determinadas situações e emoções ou associar-se a doenças neurológicas.

Nervoso, ansiedade, estresse, excitação e até mesmo raiva intensa podem agir como um sinal de emergência para os sistemas de autodefesa do corpo, potencialmente fazendo com que suas mãos tremam.

Como saber se o tremor é algo preocupante? “Esse tipo de sintoma precisa ser investigado, principalmente quando passa a ocorrer com frequência, prejudicando a saúde e a qualidade de vida do paciente.

O tremor deve preocupar, sendo necessário ir ao médico, quando é intenso a ponto de atrapalhar as atividades do dia-a-dia e quando apresenta piora progressiva, se tornando persistente.

Um tremor é um movimento involuntário e ritmado de parte do corpo, como as mãos, cabeça, cordas vocais, tronco ou pernas. Os tremores ocorrem quando os músculos contraem e relaxam repetidamente. (Consulte também Considerações gerais sobre doenças do movimento.

Segundo o NINDS, "tremor" é um distúrbio de movimento caracterizado por contração muscular involuntária, rítmica e repetida. O tremor no corpo produz uma sensação de "balançar ou chacoalhar". Na maioria das vezes o tremor no corpo afeta mais as mãos, mas pode ocorrer na cabeça, cordas vocais, tronco e pernas.

A melhor maneira de diagnosticar o Tremor Essencial é buscando um neurologista. Através dos achados da história do tremor e de sua avaliação pormenorizada no exame neurológico durante a consulta é possível se estabelecer o diagnóstico.

Tremor essencial é um distúrbio neurológico do movimento que geralmente afeta as mãos, mas que também pode afetar a cabeça, a voz e as pernas, sendo muitas vezes confundido com a Doença de Parkinson.

Bradicinesia: lentificação geral dos movimentos voluntários. Movimentos finos ou rapidamente alternantes estão comprometidos. Pode-se avaliar a presença de bradicinesia pedindo que o paciente abra e feche a mão, execute movimentos de pinça ou bata o calcanhar no chão de maneira rápida, ampla e repetitiva.

O tremor pode ser intermitente (quando ocorre com intervalos) ou constante. Ele pode se desenvolver ainda esporadicamente ou como resultado de alguma outra doença. O tremor, de uma forma geral, é mais comum entre adultos de meia-idade e idosos, embora possa acontecer em qualquer idade.

Anti-hipertensivos, como propranolol, que ajudam a reduzir o surgimento de tremores; Antiepilépticos, como primidona, que aliviam os tremores quando os anti-hipertensivos não foram eficazes; Ansiolíticos, como clonazepam, que permitem aliviar os tremores que são agravados por situações de estresse e ansiedade.