Como avaliar sucção?

Perguntado por: iporto3 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Avaliação da sucção não-nutritiva: Movimentação e canolamento de língua; Movimentação da mandíbula; Força de sucção; Sucções por pausa (s/p); Manutenção do ritmo de s/p. Alterações mais comuns: Alteração na movimentação de língua; Alteração na força de sucção.

Por meio do aleitamento materno ele recebe o alimento e também suga por prazer, o que chamamos de sucção nutritiva e não nutritiva. Todo o bebê faz isso. Quando o bebê começa a mamar, reparem que ele suga bem rápido, pois o leite não sai imediatamente do peito; leva alguns minutos.

Bebê que não suga ou tem sucção débil
minutos cada vez, observar se ele está bem posicionado e com a boca bem aberta, e suspender o uso de chupetas e mamadeiras. Como o leite da mamadeira flui facilmente desde a primeira sucção, a criança pode estranhar a demora de um fluxo maior de leite no início da mamada.

posição de teste: Criança suspensa verticalmente pelo examinador. estímulo: Leve toque nas comissuras labiais ou centro dos lábios superior ou inferior. Resposta : língua, lábios e cabeça movem-se em direção ao estímulo. resposta: desencadeará uma reação de sucção.

NECESSIDADE DE SUCÇÃO
É o ato de pôr em prática uma relação de amor entre os dois seres vivos. Tal vínculo é muito poderoso no início. A sensação de fome e a necessidade de sucção surgem ao mesmo tempo e fazem parte do processo de desenvolvimento e alimentação do bebê.

A aspiração ou sucção consiste em remover as partes do corpo do feto pelo uso de uma seringa ou pelo uso de uma pequena bomba elétrica. Este método foi demonstrado detalhadamente em ultrassom no documentário "The Silent Scream" (O Grito Silencioso), produzido pelo médico Bernard N.

A sucção não-nutritiva pode ser observada nos prematuros por volta da 27ª a 28ª semana de gestação(2) e é descrita como um padrão organizado e repetitivo de sugadas curtas e estáveis, com pausas longas ou irregulares(3). Nessa sucção, o bebê faz os movimentos, sem ter a introdução de líquido na cavidade oral(4).

O processo de sucção não serve apenas para o bebê se alimentar sem problemas, é um estímulo de duas vias. Por um lado, o seio da mãe estimula automaticamente os lábios do bebê para começar a se alimentar. Pelo outro, a sucção é um estímulo para a produção de leite.

– É comum um bebê dormir sugando (seio, mamadeira ou até mesmo chupeta). Se ele sempre adormece assim, é mais do que natural que ele faça a associação sugar-dormir.

Todos os bebês do mundo precisam sugar, pois estão na fase oral, que vai até mais ou menos 2 anos de idade. Essa fase é importante para seu desenvolvimento emocional, por isso, privar o bebê dessa sucção, no seio materno, que é considerado o padrão ouro de nutrição e desenvolvimento facial, é muito prejudicial.

Se seu bebê quer sugar além do que a amamentação fornece, uma chupeta pode satisfazer essa necessidade. Mas, antes de oferecer a chupeta, tenha as seguintes dicas em mente: Oferecer a chupeta após mamar e na hora de dormir – Isso ajuda a reduzir o risco de síndrome da morte súbita infantil.

Falsa sucção: o movimento de sugar dá prazer e acalma o neném. Então, ele pode ser posicionado próximo ao peito ou mesmo com a boca no dedo da mãe ou do pai. Só cuidado com a chupeta, que falaremos adiante.

A sucção é um ato puramente fisiológico, uma função inata. Ele é tão inerente ao bebê, que mesmo ainda no útero materno, alimentando-se através da placenta, o bebê faz o movimento de sucção instintivamente, de modo que ao nascer, esta função está plenamente desenvolvida.

É um reflexo que ocorre quando o dedo grande do pé se movimenta em direção à parte superior do pé e os outros dedos do pé abrem para fora após a planta do pé ter sido pousada com firmeza. Este reflexo ou sinal é normal em crianças pequenas, mas anormal após os 2 anos de idade.

REFLEXO DE SUCÇÃO – desenvolvido no útero após a 35ª semana de gestação, está presente no nascimento e começa a se tornar voluntário por volta dos 4 meses. É uma continuidade do reflexo de busca. Depois que a mãe introduziu o bico do seio na boca do bebê, há um desencadeamento dos movimentos rítmicos de sucção.