Como avaliar se paciente está hidratado?

Perguntado por: dpaz4 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Quais são os sinais de desidratação?

  1. Boca e peles secas;
  2. Olhos fundos;
  3. Tontura;
  4. Fraqueza;
  5. Cansaço excessivo;
  6. Diminuição da elasticidade da pele;
  7. Dor de cabeça;
  8. Diminuição ou ausência de lágrimas;

O diagnóstico de desidratação baseia-se essencialmente na avaliação clínica, mas pode ser necessário realizar alguns exames simples de sangue, fezes e urina para identificar a causa e o grau de gravidade da enfermidade.

O Diagnóstico de Enfermagem Risco de Volume de Líquidos Deficiente é definido como “risco de desidratação vascular, celular ou intracelular”. (NANDA-I, 2010). Esse DE mostrou-se muito freqüente na emergência e internação obstétrica. Na UTI neonatal, no entanto, esse DE não constava entre os mais frequentes.

Reavalie o paciente várias vezes ao longo do seu plantão.
...
Terceira etapa: como fazer

  1. Solução de escolha: SG 5% ou Ringer Lactato.
  2. Volume: 20-30 mL/kg.
  3. Eletrólitos: Entram se não houver ingestão oral ou se houver deficiência sérica (“hipo”). Sódio: NaCl 20%. Cada ampola contém 10 ml e 2 g. Calcule 4 a 6 gramas/dia.

O problema acomete mais crianças e idosos, porém muitos adultos também sofrem com a desidratação. São três tipos de desidratação: isotônica, hipertônica e hipotônica.

A hidratação excessiva (hiper-hidratação) é quando há um excesso de água no corpo. Isso acontece quando o corpo absorve mais água do que elimina.

  1. Boca seca.
  2. Diminuição da quantidade de urina.
  3. Batimentos cardíacos acelerados.
  4. Câimbras.
  5. Menos elasticidade da pele. Em casos graves, pode provocar sede intensa, ausência de urina, respiração rápida, alteração do nível de consciência, convulsões, pele fria e úmida, baixa pressão arterial e, em casos extremos, morte.

Turgor da pele é a elasticidade da pele, ou seja, sua habilidade de se esticar e retomar a força original. Em geral, esse conceito é usado pelos dermatologistas para determinar quando há perda de líquidos ou desidratação.

– Sinal da prega: a pele volta muito lentamente (> 2 segundos) ao estado anterior. – Pulso rápido, fraco. – Enchimento capilar muito prejudicado (> 5 segundos).

Fase de MANUTENÇÃO E REPOSIÇÃO (qualquer idade):

  • Peso corporal de até 10 kg: 100 mL/kg;
  • Peso corporal entre 10 e 20 kg: 1000 mL + 50mL por quilo acima dos 10 kg;
  • Peso corporal superior a 20 kg: 1500 mL + 20mL por quilo que ultrapassar os 20 quilos.

A desidratação pode causar sintomas como forte dor de cabeça, cansaço, sede intensa, boca seca, pouca urina, cãibras, tontura, olheiras, olhos fundos e choro sem lágrima, por exemplo.
...
3. Desidratação severa

  • Falta de suor;
  • Pele e lábios secos;
  • Diminuição do batimento cardíaco;
  • Olheiras nos olhos;
  • Febre baixa e constante.

Uma pessoa desidratada possui bastante sede, boca e pele secas, lábios ressecados, olhos fundos, batimento cardíaco acelerado e pequena quantidade de lágrima, urina e suor. Além disso, é comum o paciente apresentar fraqueza, cansaço, dores de cabeça e episódios de tontura.

Observar o paciente por pelo menos seis (6) horas. 1) ADMINISTRAR SOLUÇÃO DE REIDRATAÇÃO ORAL: • A quantidade de solução ingerida dependerá da sede do paciente. A SRO deverá ser administrada continuamente, até que desapareçam os sinais de desidratação.

Solução de Ringer Lactato Composição: Lactato de sódio, cloreto de Sódio, cloreto de potássio, cloreto de cálcio e água destilada. Indicação: reposição hídrica e de eletrólitos, principalmente quando há acidose discreta, desde que o lactato através do ciclo do ácido cítrico sofre conversão em bicarbonato.

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? Indicado para reidratação e restabelecimento do equilíbrio hidroeletrolítico, quando há perda de líquidos e dos íons cloreto, sódio, potássio e cálcio.

O diagnóstico acontece através da avaliação clínica e da realização de exames de sangue, fezes e urina. A desidratação se caracteriza não só pela baixa concentração de água no organismo, mas também de sais minerais e líquidos orgânicos no corpo e pode se tornar grave, principalmente, em crianças e idosos.

Entende-se por hidratação o processo que acumula (absorve) água, já a desidratação é aquele que perde água para o meio externo.

A desidratação leve pode ocasionar sede, dores de cabeça, fraqueza, tonteiras, fadiga e sonolência. A desidratação moderada inclui boca seca, diminuição da diurese, moleza, batimentos cardíacos acelerados e falta de elasticidade da pele.

A hipernatremia normalmente provoca sede. Os sintomas mais graves da hipernatremia resultam da disfunção cerebral. A hipernatremia grave pode causar confusão, espasmos musculares, convulsões, coma e morte.