Como avaliar reflexos Tendinosos?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

O examinador coloca um dedo transversalmente na superfície palmar das falanges distais dos dedos semi-fletidos do paciente e o percute. Obtém-se a flexão dos dedos. O reflexo pode ser testado em cada dedo isoladamente.

O reflexo abdominal superficial é provocado tocando levemente os 4 quadrantes do abdome perto do umbigo com um bastão de madeira aplicador de algodão ou uma ferramenta similar. A resposta normal é a contração dos músculos abdominais fazendo o umbigo se mover para a área sendo tocada.

Em relação à classificação, os reflexos podem ser separados quanto à sua localização no sistema nervoso central, sendo eles reflexos bulbares e reflexos medulares.

  1. Reflexos bulbares. ...
  2. Reflexos medulares. ...
  3. Reflexo de estiramento. ...
  4. Reflexo de retirada. ...
  5. Reflexo tendíneo.

Conclusão. Portanto, podemos perceber que a avaliação dos reflexos tendíneos corresponde a uma importante etapa do exame neurológico. Os principais obtidos na prática clínica são o patelar, aquileu, flexor dos dedos, supinador, bicipital e tricipital.

sinal de Hoffmann: ocorre quando uma pancada leve na unha do polegar indicador instiga a flexão involuntária de falange distal de dedos médio e anular; sinal de Tromner: semelhante ao sinal de Hoffmann, no entanto, com dedo é puxado para baixo; sinal glabelar: quando a fronte é percutida com a indução do piscar.

HIPERREFLEXIA / HIPORREFLEXIA – aumento ou diminuição dos reflexos dos músculos e tendões, respectivamente.

Reflexos abdominais superficiais: passa-se levemente na linha mediana dos três andares abdominais, a contração do músculo reto do abdome estimula desvio do umbigo (altura de T10) para o lado estimulado. Reflexo cutâneo plantar (L5-S1): paciente em decúbito dorsal com pernas estendidas.

O Teste do Reflexo Vermelho (TRV), também conhecido como “Teste do Olhinho”, é um exame capaz de identificar a presença de diversas enfermidades visuais como a catarata congênita e o retinoblastoma.

A manobra para obtenção desse reflexo é realizada objetivando testar a integridade do conjunto nervoso dos nervos plantar/tibial/ciático.

A presença do reflexo de Babinski após a idade de dois anos é um sinal de danos nas vias nervosas que conectam a espinal medula e o cérebro (o trato corticoespinhal). Este trato percorre os dois lados da espinal medula, portanto, o reflexo de Babinski pode ocorrer em um ou em ambos os lados.

O Sinal de Romberg ou de Brauch-Romberg se dá quando há diferença de equilíbrio com os olhos abertos e fechados. Portanto, a prova de Romberg é dita positiva quando o paciente consegue manter-se em equilíbrio com os olhos abertos, mas apresenta oscilações importantes ou tendência à queda ao fechar os olhos.

GM Reflexo tricipital – é obtido percutindo-se o tendão do tríceps logo acima da sua inserção no olecrano da ulna, estando o membro do paciente apoiado de modo que o antebraço fique relaxado (Fig. 11). O resultado normal esperado nesse refle- xo é a extensão do braço.

REFLEXOS PRIMITIVOS: Presentes: sucção, Moro, mão-boca, preensão palmar, preensão plantar, cutâneo-plantar extensor – desapareceram: marcha reflexa, apoio plantar, reptação, tônico-cervical assimétrico . semelhantes ao adulto.

Os atos reflexos são respostas involuntárias, comandadas pelo SNC (Sistema nervoso central), a determinados estímulos recebidos pelo organismo. São exemplos de atos reflexos a tosse, o espirro, o vômito, a salivação (ao ver um alimento saboroso) e o reflexo patelar.

O ultrassom (US) diagnóstico é uma técnica barata, dinâmica e rápida para avaliação de tecidos tendíneos, que pode ser associada a testes clínicos para diagnóstico de tendinopatias.

2 — Manobra de Barre — Doente em decúbito ventral; pernas fletidas sobre as coxas, en angulo reto. Esta posição, mantida por alguns minutos sem maior esforço, não persiste si houver déficit dos músculos flexores das pernas. Em conseqüência, queda deste segmento.

“Flexão dorsal do hálux ao estímulo ascendente na parte lateral para medial da região plantar.” Na prática, você deve utilizar um objeto levemente pontiagudo, por exemplo, uma caneta, e direcioná-lo no sentido latero-medial, como que em direção ao dedão do pé.

Hiperreflexia é uma condição neurológica caracterizada por atividade aumentada dos reflexos.

Uma lesão que interrompe o arco reflexo em qualquer de suas partes provoca perda do reflexo. Estruturas encefálicas podem exercer ação inibitória ou estimulatória sobre os reflexos.

Qual a importância do exame reflexo patelar? É uma das partes mais importantes e um exame clínico do neurologista, devido à informação que é colhida através da objetividade. São testados os vários reflexos presentes na musculatura corporal, e em teoria, qualquer reflexo muscular pode ser medido e testado.

b) Reflexo aquileu: Deve-se percutir o tendão de Aquiles acima de sua inserção no calcanhar. Há o estimulo contrátil dos músculos crurais posteriores, gastrocnêmio, sóleo e plantar. O reflexo é a flexão plantar. O paciente fica de joelhos em plano alto com os pés para fora.