Como avaliar os alunos de acordo com a BNCC?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 6 de maio de 2023
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3 métodos de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC

  1. Seminários. O seminário é o primeiro dos métodos de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC que resolvemos apresentar a você. ...
  2. Autoavaliação. A autoavaliação é o segundo método de nossa lista de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC. ...
  3. Atividades online.

5 dicas para realizar a avaliação da aprendizagem

  1. Considere todo o ciclo de aprendizagem na hora de realizar a avaliação. ...
  2. Dê preferência para avaliações qualitativas. ...
  3. Diversifique os instrumentos de avaliação. ...
  4. Realize avaliações formativas. ...
  5. No ensino a distância, divida as entregas avaliativas em pequenas etapas.

Quais são os 4 tipos de avaliação escolar?

  1. Avaliação formativa. ...
  2. Avaliação somativa. ...
  3. Avaliação diagnóstica. ...
  4. Avaliação comparativa.

Os principais instrumentos de avaliação de competências são a observação e a conversa com o aluno. Por meio da observação e da conversa, normalmente, os educadores coletam informações que lhes permitem aferir o desenvolvimento de competências pelos alunos.

Em primeiro lugar, o professor deve planejar e executar uma avaliação contínua de seus alunos, e não apenas em períodos de provas. Observar comportamentos, conversar com os alunos, esclarecer possíveis dúvidas… tudo isso contribui para uma avaliação ocorra mais complexa e holisticamente.

O conhecimento e a aprendizagem são critérios individuais que devem ser respeitados no desempenho dos alunos, então é fundamental priorizar a avaliação contínua. Os parâmetros de avaliação podem ser feitos ao longo do processo do conhecimento do aluno, não somente no final dela.

Os principais tipos de avaliação que existem são: diagnóstica, formativa e somativa, que diferem entre si principalmente pela finalidade com que os resultados são utilizados.

Essa avaliação é aplicada diariamente, ocasionalmente ou de forma periódica. Entre os seus exemplos estão: a revisão de cadernos e deveres de casa, observação de desempenho, a aplicação de provas e exames, o desenvolvimento de projetos etc.

O professor deve enxergar a avaliação também, como uma forma de analisar sua prática e assim saber o que precisa nela mudar. Observando o que os alunos aprenderam, o professor avalia o que precisa retomar, e isso tem de ser feito diariamente.

Confira, então, as nossas dicas a seguir:

  1. Diversifique os métodos avaliativos. ...
  2. Elabore avaliações com questões que tenham a ver com o conteúdo que foi dado em sala de aula. ...
  3. Dê ênfase às questões que cobrem a aplicação de habilidades e competências. ...
  4. Deixe bem claro qual o objetivo de cada questão.

O primeiro passo na elaboração de uma avaliação é a criação de uma tabela de especificações, com a relação dos elementos e competências que devem ser avaliadas. O próximo passo é a escolha do tipo de questão que irá compor a avaliação: questões de resposta estruturada ou objetivas?

Os principais tipos de avaliação são diagnóstica, formativa e somativa e a principal diferença entre elas é quanto à finalidade.

São abordados, a prova, a observação, o portfólio, o relatório, conselhos de classe e o mapa conceitual. No entanto, vale ressaltar que a limitação desse trabalho, impossibilita a apresentação de todos os instrumentos de avaliação que, igualmente, são importantes de serem considerados no processo educativo.

A avaliação cumulativa é muito utilizada em processos seletivos, vestibulares e concursos públicos, mas também pode ser aplicada no contexto escolar como uma forma de acompanhar o desempenho dos estudantes de forma mais abrangente e integrada.

Já a avaliação formativa não mede o progresso do aluno em relação a uma referência ou rubrica e suas descobertas não são avaliadas. Em vez disso, concentra-se na coleta de feedback com o objetivo de melhorar a experiência de aprendizado dos alunos.

Tendo como referência a temática proposta, é imprescindível a compreensão do termo: “instrumentos de avaliação”, entendido como: recursos utilizados para coleta e análise de dados no processo ensino-aprendizagem, visando promover a aprendizagem dos alunos.

Como avaliar habilidades e competências?

  1. Defina as competências profissionais. ...
  2. Alinhe as expectativas com os colaboradores. ...
  3. Identifique a falta de competências. ...
  4. Desenvolva treinamentos de competências. ...
  5. Faça a avaliação por competência e desempenho.

6 dicas de como fazer a avaliação por competência

  1. 1 – Faça um teste com seus funcionários. ...
  2. 2 – Peça para os colaboradores fazerem uma auto-avaliação. ...
  3. 3 – Obtenha feedback das equipes. ...
  4. 4 – Coloque-os em situações reais. ...
  5. 5 – Aposte na gamificação. ...
  6. 6 – Peça um feedback dos clientes.

Para ajudar a definir quais competências são necessárias, veja abaixo uma lista com os principais tipos:

  • Competências essenciais. ...
  • Competências de liderança. ...
  • Competências técnicas. ...
  • Competências gerais. ...
  • Determine metas e competências necessárias. ...
  • Identifique lacunas. ...
  • Priorize o desenvolvimento. ...
  • Monitore e documente.