Como avaliar o nível de alfabetização?

Perguntado por: osilva5 . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Como aplicar uma avaliação diagnóstica de escrita na alfabetização?

  1. Selecione um livro de história adequado a faixa etária dos alunos.
  2. Planeje uma atividade estruturada de escrita espontânea (folhinha) com elementos que aparecem na história que foi contada.
  3. Faça uma roda de leitura e conte a história para a turma.

A literatura analisada possibilitou a identificação de instrumentos de avaliação da compreensão em leitura e da aprendizagem escrita empregados em pesquisas brasileiras, a saber: Teste de Cloze, Modalidade de Reconto, Compreensão leitora de palavras e frases, e Escala de avaliação da escrita (EAVE).

Ferreiro e Teberosky definiram em quatro níveis de aprendizagem, são eles: pré-silábico; silábico; silábico alfabético; alfabético até o alcance no nível ortográfico.

Conheça os 4 tipos de avaliação

  1. Avaliação diagnóstica. A avaliação diagnóstica é aquela que busca analisar o desenvolvimento dos alunos ao longo do processo. ...
  2. Avaliação formativa. ...
  3. Avaliação somativa. ...
  4. Avaliação comparativa.

Anos Iniciais: o que levar em conta ao avaliar a aprendizagem dos...

  1. Diagnosticar para planejar e critérios de avaliação. ...
  2. Diversidade de conhecimentos e saberes. ...
  3. Aprendizagens socioemocionais. ...
  4. Objetos de conhecimento e objetivos de aprendizagem. ...
  5. Material complementar para baixar.

Hipótese pré-silábica
Esses alunos ainda não compreendem a correspondência entre o falado e o escrito. Sua leitura é feita de forma global, com o dedo deslizando por toda a escrita, de forma contínua. A escrita do aluno, nessa hipotese, pode ser grafada com letras, desenhos e outros símbolos.

Estar alfabético significa que a criança já domina as relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de forma pertinente na escrita de palavras. Já estar alfabetizado, significa que o aluno lê, compreende e produz pequenos textos com autonomia.

– Silábica:
Nessa fase, a criança já começa a fazer as primeiras associações entre a escrita e a fala – mesmo errando algumas letras. Ela também pode ser dividida em dois níveis: o silábico sem valor sonoro e o silábico com valor sonoro.

A avaliação da aprendizagem no ensino fundamental não deve seguir modelos ou haver mecanismos seletivos nem classificatórios. A escola deve oportunizar ao aluno uma educação básica de qualidade para que todos os cidadãos tenham acesso aos conhecimentos necessários.

3 métodos de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC

  1. Seminários. O seminário é o primeiro dos métodos de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC que resolvemos apresentar a você. ...
  2. Autoavaliação. A autoavaliação é o segundo método de nossa lista de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC. ...
  3. Atividades online.

Na etapa silábico-alfabética, os alunos que antes representavam cada emissão sonora com apenas uma letra não se contentam mais com isso, e nessa construção do conhecimento passam agregar mais letras para representar uma determinada emissão sonora.

Os quatro mais importantes são: nível pré-silábico, silábico sem valor sonoro e com valor sonoro, silábico-alfabético e silábico.

O nível silábico - alfabético, como o próprio nome diz, é a transição do nível silábico para o alfabético, nele a criança escreve as palavras utilizando em algumas sílabas apenas uma letra para representa-la e em outras a sílaba inteira, como por exemplo na palavra CAVALO, ela pode escrever CAVLO.

Os principais tipos de avaliação são diagnóstica, formativa e somativa e a principal diferença entre elas é quanto à finalidade.

5 dicas para realizar a avaliação da aprendizagem

  1. Considere todo o ciclo de aprendizagem na hora de realizar a avaliação. ...
  2. Dê preferência para avaliações qualitativas. ...
  3. Diversifique os instrumentos de avaliação. ...
  4. Realize avaliações formativas. ...
  5. No ensino a distância, divida as entregas avaliativas em pequenas etapas.

Os principais instrumentos de avaliação de competências são a observação e a conversa com o aluno. Por meio da observação e da conversa, normalmente, os educadores coletam informações que lhes permitem aferir o desenvolvimento de competências pelos alunos.

A ideia de critérios de avaliação é usada na área da educação para designar um quadro de referência tomado pelos docentes na hora de avaliar o rendimento académico dos seus alunos. Estes critérios aludem aos conhecimentos que os estudantes devem adquirir e àquilo que têm de aprender a fazer com esses conhecimentos.

Como obter bons resultados na avaliação por rubrica?

  1. Explique aos alunos sobre as rubricas de aprendizagem. Como essa é uma ferramenta que nem sempre é utilizada, vale explicar bem como ela funciona para os alunos antes da aplicação da atividade.
  2. Compartilhe a rubrica com os alunos. ...
  3. Mantenha a clareza e a transparência.

Assim, esse processo obedece a uma linha evolutiva, que passa por quatro grandes níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético. Neste artigo, vamos detalhar cada um desses níveis e mostrar quais são suas características.