Como avaliar o aluno no conselho de classe?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
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As discussões e tomadas de decisões devem seguir em critérios qualitativos, como:

  1. Evolução obtida pelo aluno na aprendizagem.
  2. Trabalho realizado pelo professor para que o estudante melhore a aprendizagem.
  3. Metodologia utilizada pelo professor.
  4. Desempenho do aluno em todas as disciplinas.

relacionamento interpessoal entre os alunos; comportamento e respeito às regras; aspectos positivos da turma; aspectos negativos da turma, bem como as possíveis soluções , encaminhamentos e sugestões de procedimentos para melhorar.

A elaboração do relatório escolar deve ter como base os resultados obtidos ao longo do ano letivo nas avaliações de aprendizagem, na autoavaliação, na observação dos professores e no relacionamento com os colegas.

Trata-se de um documento entregue no dia do Conselho de Classe no qual o professor descreve o aproveitamento e o rendimento geral da turma, pontuando questões sobre a aprendizagem e os principais problemas observados no cotidiano da turma.

Esse conselho é responsável pelo processo coletivo de acompanhamento e avaliação do ensino – aprendizagem dos estudantes, possibilitando a inter-relação entre profissionais e alunos, entre turnos, entre séries e turmas, além de favorecer a integração e sequência dos conteúdos curriculares de cada série/classe.

O que escrever na avaliação de desempenho individual?

  1. Metas (pessoais ou atribuídas)
  2. Realizações desde a última autoavaliação.
  3. Insights sobre produtividade.
  4. Melhorias desde a última avaliação de desempenho individual.
  5. Plano de crescimento ou PDI.
  6. Fit cultural.

Para isso, é preciso:

  1. elaborar um formulário com perguntas que estimulem a reflexão;
  2. orientar os alunos a fazerem uma autoavaliação com base nas perguntas;
  3. solicitar a apresentação das respostas;
  4. indicar à turma para avaliar os colegas.

O que é o conselho de classe? O conselho de classe é uma reunião na qual participam os professores, o orientador educacional, o coordenador pedagógico e o diretor. Algumas escolas incluem também um representante dos pais e um dos alunos.

5 passos para organizar um conselho de classe eficiente

  1. Para que serve? ...
  2. Consulte o PPP e o planejamento estratégico. ...
  3. Colete informações. ...
  4. Defina uma pauta para cada reunião. ...
  5. Dê voz aos colaboradores presentes. ...
  6. Ações com base nas evidências.

Conversa sobre cada aluno. Seu desempenho durante o bimestre, suas dificuldades, seu comportamento e traçar estratégias para ajudá-lo. Registro do desempenho escolar do aluno durante o bimestre.

No início do relatório, é importante apresentar as atividades trabalhadas com os estudantes dentro da disciplina que está sendo o foco do registro. Liste os objetivos de cada proposta pedagógica e explique o que a turma precisava fazer para atingi-los.

O importante é saber que, quando se faz um relatório geral da turma, você deve falar do grupo e não de alunos de forma isolada ou individual. Escreva como é a turma, comece pela composição da turma, quantidade de alunos, quantas meninas, quantos meninos, faixa etária.

Para que um aluno seja aprovado, ele precisa ter uma média 6 de notas em cada matéria além de 75% de frequência escolar em todas as disciplinas. Contudo, caso ele não atinja a média, ainda tem a chance de ser aprovado pelo conselho de classe, que é um mecanismo de avaliação definido no regimento escolar.

De início, o parecerista deve estar a par do assunto ou temática a ser abordada. Portanto, os estudos e pesquisas devem estar em dia. O conhecimento do destinatário e o contexto são essenciais para compreender o grau de esclarecimento ou as explicações a serem realizados.

Através desse estudo é possível perceber o grande número de alunos que apresentam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, tais como: dificuldades na escrita, na leitura, na interpretação, no raciocínio, problemas comportamentais, problemas estruturais como a falta de acompanhamento da família na vida escolar ...